-
VALORES DE REFERENCIA
ALBUMINA
NORMAL - >3,5
DEPLEÇÃO LEVE - 3,0 A 3,5
DEPLEÇÃO MODERADA - 2,4 A 2,9
DEPLEÇÃO GRAVE - <2,4
PRE-ALBUMINA
NORMAL - >15MG/DL
DEPLEÇÃO LEVE - 10 A 15MG/DL
DEPLEÇÃO MODERADA - 5 A 10MG/DL
DEPLEÇÃO GRAVE - <5MG/DL
-
Proteínas de fase aguda negativas tem sua concentração diminuída pela inflamação. Exemplos incluem albumina, transferrina, transtiretina, proteína ligadora de retinol, antitrombina e transcortina. A diminuição de tais proteínas pode ser usada como marcadores de inflamação.
-
O objetivo do I Consenso Brasileiro de Nutrição e Disfagia em Idosos hospitalizados é identificar precocemente os idosos hospitalizados com risco de disfagia e desnutrição, sistematizar a avaliação fonoaudiológica e nutricional e indicar o tratamento adequado, por meio da abordagem interdisciplinar, durante o período de internação e após a alta hospitalar.
Segundo o Consenso, os principais marcadores bioquímicos do estado nutricional são a pré-albumina, a albumina, a transferrina e o colesterol total. Contudo, o próprio processo de envelhecimento, a presença de doenças crônicas, o estresse e as medicação podem comprometer a avaliação desses marcadores. Vamos a análise das alternativas, de acordo com o Consenso:
A) ERRADO – as concentrações de pré-albumina estão diminuídas em processos inflamatórios.
B) CERTO – as concentrações de albumina estão diminuídas em quadros inflamatórios e em outras situações como infecção, hepatopatia e síndrome nefrótica.
C) ERRADO – as concentrações de transferrina estão aumentadas na carência de ferro.
D) ERRADO – valores de albumina entre 2,4 e 2,9 g/dL indicam depleção moderada. Valores abaixo de 2,4 g/dL indicam depleção grave.
E) ERRADO – valores de pré-albumina > 15 mg/dL são considerados normais.
Gabarito do Professor: LETRA B