SóProvas


ID
5540092
Banca
FGV
Órgão
TJ-RO
Ano
2021
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Texto 2
Uma entidade pública elaborou um plano de melhoria da gestão do seu patrimônio que incluía a reavaliação de ativos imobilizados. O ativo de valor mais relevante da entidade foi adquirido há sete anos por R$ 72.000,00 e tem vida útil estimada de dez anos. O ativo foi depreciado pelo método linear, considerando o valor residual nulo. Após o processo de reavaliação, foi definido o valor de R$ 32.000,00 para o ativo. 

Nesse caso, a valorização do ativo decorrente do processo de reavaliação deverá ser:

Alternativas
Comentários
  • Questão de Contabilidade Pública.

    A reavaliação pode aumentar ou diminuir o valor contábil do bem.

    No caso de aumento (caso da questão):

    • "Em consonância com o previsto nas normas brasileiras de contabilidade do setor público, se o valor contábil da classe do ativo aumentar em virtude da reavaliação, esse aumento deve ser creditado diretamente à conta de reserva de reavaliação. Entretanto, o aumento deve ser reconhecido no resultado do período quando se tratar da reversão de decréscimo por reavaliação da classe do ativo anteriormente reconhecido no resultado." (MCASP, p. 182)

    • Esquema:
    1. Regra: registra na conta de reserva de reavaliação no PL
    2. Exceção: registra no resultado

    No caso de diminuição:

    • "Se o valor contábil de uma classe do ativo diminuir em virtude da reavaliação, essa diminuição deve ser reconhecida no resultado do período. Porém, se houver saldo de reserva de reavaliação, a diminuição do ativo deve ser debitada diretamente à reserva de reavaliação até o limite de qualquer saldo existente na reserva de reavaliação referente àquela classe de ativo." (MCASP, p. 182)

    • Esquema:
    1. Regra: registra no resultado
    2. Exceção: registra na conta de reserva de reavaliação no PL

    Gabarito:letra C

  • a)errado, deduzida da depreciação acumulada; 

    r: Na verdade, a depreciação acumulada é ajustada para posteriormente aplicar o valor reavaliado, isto é, a depreciação ajustada faz parte do valor reavaliado: "O valor do ajuste decorrente da atualização ou da eliminação da depreciação acumulada faz parte do aumento ou da diminuição no valor contábil registrado.

    b)errado, reconhecida no resultado do período; 

    r: regra geral, o valor da reavaliação compõe reserva específica do PL: "se o valor contábil da classe do ativo aumentar em virtude da reavaliação, esse aumento deve ser creditado diretamente à conta de reserva de reavaliação(...)"

    c)correto reconhecida em conta de reserva no patrimônio líquido

    d)errado, mantida apenas em contas de controle para fins de gestão patrimonial; 

    e)errado, divulgada apenas em notas explicativas, se a entidade julgar o valor relevante.

  • VEM COMIGO, DESSE JEITO É MAIS FÁCIL DE ENTENDER VAI POR MIM

    era 72.000

    tira a depreciação de 7 anos = 50.400

    72.000 - 50.400 = 21.600 era para ser o valor do bem mas na avaliação ele valorizou para 32.000

    então essa valorização você joga ela como uma reserva no PL

    TEM 39 DO CPC 27

    Se o valor contábil do ativo aumentar em virtude de reavaliação, esse aumento deve ser creditado diretamente à conta própria do patrimônio líquido. No entanto,(EXCEÇÃO) o aumento deve ser reconhecido no resultado quando se tratar da reversão de decréscimo de reavaliação do mesmo ativo anteriormente reconhecido no resultado.

    O que tá sublinhado é bem pouco provável de cair para concurso policial, ou seja na PC-AM

    se houvesse uma perda então você jogaria essa perda em uma conta de resultado como despesa

    CPC 01 - REDUÇÃO AO VALOR RECUPERÁVEL DE ATIVOS

    A contabilização da perda de valor recuperável de um ativo imobilizado deve ser efetuada a débito de uma conta de resultado em contrapartida de uma conta redutora do ativo imobilizado.

    ENTENDEU? SENÃO ? RELAXA TUDO TEM UM TEMPO

  • Tem que mudar o filtro disso pra contabilidade pública, não existe isso pra contabilidade geral

  • Uma dúvida: se a questão fosse de contabilidade geral, e não pública, a letra B estaria correta? Pois seria uma reversão de perda estimada (receita)?

  • Mcasp, 9 ed. pg 234. 

    Em consonância com o previsto nas normas brasileiras de contabilidade do setor público, se o valor contábil da classe do ativo aumentar em virtude da reavaliação, esse aumento deve ser creditado diretamente à conta de reserva de reavaliação. Entretanto, o aumento deve ser reconhecido no resultado do período quando se tratar da reversão de decréscimo por reavaliação da classe do ativo anteriormente reconhecido no resultado. 

     

    Se o ativo diminuir em virtude da reavaliação, essa diminuição deve ser reconhecida no resultado do período. Porém, se houver saldo de reserva de reavaliação, a diminuição do ativo deve ser debitada diretamente à reserva de reavaliação até o limite de qualquer saldo existente na reserva de reavaliação referente àquela classe de ativo.