SóProvas


ID
5540449
Banca
FGV
Órgão
FUNSAÚDE - CE
Ano
2021
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

No tratamento de pacientes com lesão renal recomenda-se manter os valores da Pressão Arterial Média (PAM) e do Hematócrito, respectivamente,

Alternativas
Comentários
  • A lesão renal aguda é uma diminuição rápida (em dias ou semanas) da capacidade dos rins de filtrar os resíduos metabólicos do sangue. As causas incluem condições que diminuem o fluxo sanguíneo para os rins, que prejudicam os próprios rins ou que bloqueiam a drenagem da urina dos rins.

    No tratamento de pacientes com lesão renal recomenda-se manter pressão arterial média acima de 80 mmHg (ou mais, se o paciente for hipertenso), hematócrito acima de 30% e oxigenação tecidual adequada.


    Gabarito do Professor: Letra C


    Bibliografia

    Protocolos clínicos e padronização de condutas em diálise: Unidade de Diálise do HC-FMB [recurso eletrônico] / André Luís Balbi ... [et al.]. - Botucatu: Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho", Faculdade de Medicina de Botucatu, Unidade de diálise do HCFMB, 2017.
  • No tratamento de pacientes com lesão renal recomenda-se manter pressão arterial média acima de 80 mmHg (ou mais, se o paciente for hipertenso), hematócrito acima de 30% e oxigenação tecidual adequada. 

  • TRATAMENTO CLÍNICO

    1. Assegure-se que o volume intravascular esteja expandido. Mantenha pressão arterial média acima de 80 mmHg, hematócrito acima de 30% e oxigenação tecidual adequada.

    2. Evite hiperhidratação, que poderá causar edema, hipertensão, insuficiência cardíaca e hiponatremia. IRA é um processo hipercatabólico e um paciente que não estiver perdendo ao redor de 300 g de peso corporal por dia quase certamente está em balanço positivo de água.

    Lembre-se que o melhor parâmetro para diagnosticar precocemente hiperhidratação é o peso diário. 

    Gabarito: Letra C

    Fonte: https://arquivos.sbn.org.br/uploads/Diretrizes_Insuficiencia_Renal_Aguda.pdf