SóProvas


ID
5540536
Banca
Aeronáutica
Órgão
EEAR
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Leia:
I- Não éramos favoráveis a que o casal se separasse.
II- É conveniente que mantenhamos a calma neste momento.
III- Estava convencido de que o adeus seria inevitável.
IV- O correto é que todos se mantenham atentos à palestra.
Quanto à classificação das orações subordinadas substantivas destacadas acima, é correto afirmar que 

Alternativas
Comentários
  • GABARITO - D

    I- Não éramos favoráveis a que o casal se separasse. Completiva Nominal

    II- É conveniente que mantenhamos a calma neste momento. Oração Subordinada Substantiva Subjetiva

    III- Estava convencido de que o adeus seria inevitável. Completiva Nominal

    IV- O correto é que todos se mantenham atentos à palestra. Oração Subordinada Substantiva Predicativa

    ---------------------------------------------------------------------------------------------------

     ➤ Oração Subordinada Substantiva Completiva Nominal:

    Exerce a função de complemento nominal, completando o sentido de um nome pertencente à oração principal. É sempre iniciada por uma preposição.

    •  Tenho esperança de que vamos vencer.
    • Não éramos favoráveis a que o casal se separasse.

     ➤ Oração Subordinada Substantiva Subjetiva:

    Exerce a função de sujeito do verbo da oração principal.

    • É conveniente que mantenhamos a calma neste momento. O que é conveniente? que mantenhamos a calma... é o sujeito oracional. Veja a frase iniciada na 3º pessoa do singular.

     ➤ Oração Subordinada Substantiva Predicativa:

    Exerce a função de predicativo do sujeito do verbo da oração principal. Aparece normalmente depois do verbo ser.

    • O correto é que todos se mantenham atentos à palestra.

  • A questão requer conhecimento acerca de período composto por subordinação, mais especificamente sobre oração subordinada substantiva. Sabendo disso, é exigido do candidato que este analise as orações subordinadas substantivas destacadas em cada item e, em seguida, identifique a classificação de cada uma a fim de, então, assinalar a alternativa correta. Desse modo, vejamos:

    I Não éramos favoráveis a que o casal se separasse.

    Observe que a segunda oração em destaque (“a que o casal se separasse”) exerce função sintática de complemento nominal em relação à oração anterior (dita oração principal) devido ao nome transitivo “favoráveis”. Isso porque, em se tratando de regência nominal, “favorável” pressupõe um complemento nominal com o auxílio da preposição “a”. Nesse sentido, podemos classificar a oração destacada como uma oração subordinada substantiva completiva nominal, pois é uma oração que completa sentido de um nome, precedida da preposição “a”.

    Atenção: toda oração subordinada substantiva é introduzida pelas conjunções integrantes “que” ou “se”, podendo facilmente serem substituídas pelo pronome demonstrativo “isso” ou suas variantes (disso, nisso e outros) a depender da oração substantiva, confirmando, assim, seu estatuto de conjunção integrante. Veja: [n]ão éramos favoráveis a isso.

    II- É conveniente que mantenhamos a calma neste momento.

    Analisando sintaticamente o período acima, temos um verbo de ligação (“É”), um predicativo do sujeito (“conveniente”) e um sujeito oracional, introduzido por uma conjunção integrante “que” (“que mantenhamos a calma neste momento”), o que configura como uma oração subordinada substantiva subjetiva pelo fato de que a oração destacada exerce função sintática de sujeito em relação à oração principal.

    III- Estava convencido de que o adeus seria inevitável.

    Semelhantemente ao item I, observamos aqui que a oração “de que o adeus seria inevitável” exerce também função sintática de complemento nominal, uma vez que “convencido” é um nome transitivo que rege a preposição “de” em seu complemento. Nesse sentido, “de que o adeus seria inevitável” é uma oração subordinada substantiva completiva nominal.

    IV- O correto é que todos se mantenham atentos à palestra.

    Notemos que há, no período do item IV, um sujeito (“O correto”), um verbo de ligação (“é”) e, nessa ordem, pressupõe que haja, em seguida, um predicativo do sujeito, visto que todo verbo de ligação prepara um predicativo do sujeito. Sendo assim, podemos afirmar que “que todos de mantenham atentos à palestra” é uma oração que exerce sintaticamente uma função de predicativo do sujeito, o que a classifica como oração subordinada substantiva predicativa.

    Feitas as análises acima, identificamos, portanto, que a alternativa correta é a letra D.

    Gabarito: D

  • Fórmula do OSSCN:

    nome + preposição + que

  • as orações subordinadas substantivas objetivas indiretas integram o sentido de um verbo, enquanto que orações subordinadas substantivas completivas nominais integram o sentido de um nome. Para distinguir uma da outra, é necessário levar em conta termo complementado. Esta é a diferença entre o objeto indireto e o complemento nominal: o primeiro complementa um verbo; o segundo, um nome.

    D