SóProvas


ID
5541796
Banca
Concursos-MS
Órgão
PGE-MS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

No que guarda pertinência à Federação Brasileira, dentre as teorias voltadas à interpretação e classificação da Federação brasileira. Nessa perspectiva, quanto às técnicas de distribuição das competências federativas é incorreta a alternativa que afirma que: 

Alternativas
Comentários
  • Tipologias de federalismo (base na obra de Pedro Lenza-Direito Constitucional esquematizado):

    Federalismo por agregação: Vários Estados independentes formam um Estado Federado. Surge do denominado movimento de aglutinação ou centrípeto. (ex: EUA)

    Federalismo por segregação: Estado Unitário que resolve descentralizar-se. Surge do denominado movimento de descentralização ou centrífugo (ex: Brasil).

    Federalismo dual: separação de atribuições dos entes federativos é extremamente rígida.

    Federalismo cooperativo: as atribuições dos entes federativos são exercidas de modo concorrente e comum.

    Federalismo simétrico: prevelece a homogeneidade de cultura

    Federalismo assimétrico: prevalece a diversidade cultural e línguistica

    Federalismo orgânico: Estado deve ser considerado um organismo

    Federalismo de integração: caracterizado pela preponderância do poder central sobre os demais entes (o que ocorre em nome da integração nacional)

    Federalismo de equilíbrio: traduz a ideia de que os entes federativos devem manter-se em harmonia, reforçando-se as instituições

    Federalismo de segundo grau: é o Estado formado por 3 ordens de entes federativo (U-E-M).

    Respondendo o erro da letra B, é imprescíndivel que a questão tributária também seja incluída na ideia de equilibrio. Ora, determinado ente federativo somente poderá exercer o seu papael federativo se possuir condições financeiras e econômicas para realizar sua missão constitucional. Assim, se existir desigualdade em repartição de receitas tributárias, por exemplo, o equilíbrio do pacto federativo seria abalado.

  • A - certo, a União dispõe sobre normas gerais e diretrizes, sem excluir a competência do Estado e do Município;

    B - GABARITO - errada: é competência concorrente a matéria de direito tributário. Como sabemos, existem impostos instituídos não só pela União, mas também pelos Estados e pelos Municípios;

    C - Certo, conforme se pode ler na CF, do art. 22 em diante estão explicitadas as competências de cada ente público de acordo com seu interesse - Nacional, União. Regional, Estado. Local, Município.

    D - Certo, os poderes dados os Estados são os remanescentes, enquanto que os do Municípios são especificados, locais.

    E - Certo, conforme par. único do art. 22 Lei complementar poderá autorizar os Estados a legislar sobre questões específicas das matérias relacionadas neste artigo. Esse é um exemplo de competência delegada.

  • Segregação - Centrífugo

    Agregação - centrípeto