-
Provisão é devido a fatos passados.
Segundo o CPC 25, provisão é um passivo com prazos ou valor incertos.
Uma provisão deve ser reconhecida quando:
→ a entidade tem uma obrigação presente (legal ou não formalizada) como resultado de evento passado;
→ seja provável que será necessária uma saída de recursos que incorporam benefícios econômicos para liquidar a obrigação; e
→ possa ser feita uma estimativa confiável do valor da obrigação
-
9. Este Pronunciamento Técnico aplica-se a provisões para reestruturações (incluindo unidades operacionais descontinuadas).
80. A provisão para reestruturação deve incluir somente os desembolsos diretos decorrentes da reestruturação, que simultaneamente sejam: (a) necessariamente ocasionados pela reestruturação; e (b) não associados às atividades em andamento da entidade. 81. A provisão para reestruturação não inclui custos como: (a) novo treinamento ou remanejamento da equipe permanente; (b) marketing; ou (c) investimento em novos sistemas e redes de distribuição.
a) errad0, Marketing e publicidade para divulgação.
b) errado, Novo treinamento para a equipe permanente.
c) errado, Remanejamento da equipe permanente.
d) correto, Perdas operacionais futuras identificáveis até a data da reestruturação relacionadas a um contrato oneroso.
r: 82. Perdas operacionais futuras, identificáveis até a data da reestruturação não devem ser incluídas em uma provisão, a menos que se relacionem a contrato oneroso, conforme definido no item 10.
e)errado, investimento em novos sistemas e redes de distribuição.
FONTE: CPC 25.
-
essa não tinha como errar, até no chute nego acerta
-
Vejamos agora o que entra na provisão, conforme o pronunciamento CPC 25:
80. A provisão para reestruturação deve incluir somente os desembolsos diretos decorrentes da reestruturação, que simultaneamente sejam: (a) necessariamente ocasionados pela reestruturação; e (b) não associados às atividades em andamento da entidade.
81. A provisão para reestruturação não inclui custos como: (a) novo treinamento ou remanejamento da equipe permanente; (b) marketing; ou (c) investimento em novos sistemas e redes de distribuição. Esses desembolsos relacionam-se com a conduta futura da empresa e não são passivos de reestruturação na data do balanço. Tais desembolsos devem ser reconhecidos da mesma forma que o seriam se surgissem independentemente da reestruturação.
Assim, não entra na provisão: - treinamento (podemos descartar a letra B) - remanejamento da equipe (descartar letra C) - marketing (descartar letra A) - investimento em novos sistemas (descartar letra E).
Sobrou só a letra D, que é o gabarito.