SóProvas


ID
5542372
Banca
IBFC
Órgão
Prefeitura de São Gonçalo do Amarante - RN
Ano
2021
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Segundo Chiavenato (2014), “cargo” é uma composição de todas as atividades desempenhadas por uma pessoa, que podem ser englobadas em um todo unificado e que figura em certa posição formal do organograma da empresa. Acerca desse assunto, assinale a alternativa incorreta.

Alternativas
Comentários
  • Gab. D

    Etapas do Processo de Análise de cargos

    O processo de analisar cargos envolve seis etapas que considera a organização em constante e dinâmica mudança. Os cargos devem ser constantemente descritos, analisados e redefinidos para acompanhar as mudanças na organização e no seu conteúdo.

    Os primeiros passos são examinar a estrutura da organização total e de cada cargo para definir quais as informações requeridas pela análise de cargos, depois selecionar os cargos a serem analisados e ajustar os dados necessários para análise, e por último preparar as descrições e especificações de cargos. Isso tem como função de fazer um planejamento de RH, desenhos de cargos, recrutamento e seleção, treinamento, avaliação de desempenho, remuneração e benefícios e a avaliação dos resultados.

    fonte: https://administradores.com.br/artigos/descricao-de-cargo

  • Segundo Chiavenato são 6 passos no processo de análise de cargos:

    Passo 1- Examinar a estrutura da organização e dos cargos;

    Passo 2 - Definir quais informações são requeridas para a análise dos cargos;

    Passo 3 - Selecionar os cargos a serem analisados;

    Passo 4 - Coligir dados necessários para as análises de cargo;

    Passo 5 - Preparar as descrições de cargos;

    Passo 6 - Preparar as especificações de cargo.

    Fonte: CHIAVENATO, Idalberto. Gestão de Pessoas. 4° edição. Pag:193.

  • GAB D

    CONCEITO DE ANÁLISE DE CARGOS

    Analisar um cargo significa detalhar o que o cargo exige de seu ocupante em termos de conhecimentos, habilidades e capacidades, para que possa desempenhá-lo adequadamente. A análise é feita a partir da descrição do cargo. Embora sejam intimamente relacionadas, a diferença é que, enquanto a:

    1. ANÁLISE DE CARGOS procura determinar os requisitos físicos e mentais que o ocupante deve possuir, as responsabilidades que o cargo lhe impõe e as condições em que o trabalho deve ser feito; A
    2. DESCRIÇÃO DE CARGOS focaliza o conteúdo do cargo (o que o ocupante faz, quando faz, como faz e por que faz).

    FONTE: MEUS RESUMOS

    OBS: VENDO MEUS RESUMOS (Whatsapp: 87996271319)

  • Para que a questão em exame seja respondida corretamente, é preciso que tenhamos conhecimentos sobre o conceito de cargo. Dito isso, assinalemos a afirmativa incorreta.

    A seguir, veremos dois importantes conceitos segundo a lição do professor Chiavenato (2014:

    Analisar um cargo significa detalhar o que este exige do seu ocupante em termos de conhecimentos, habilidades e capacidades para desempenhá-lo adequadamente. A análise de cargos procura determinar quais são os requisitos físicos e mentais necessários ao ocupante, as responsabilidades que o cargo lhe impõem e as condições em que o trabalho deve ser feito.

    Envolve as seguintes etapas, consoante Chiavenato (2014, p.193):

    • Examinar a estrutura da organização e dos cargos
    • Definir quais informações são requeridas para a análise dos cargos
    • Selecionar os cargos a serem analisados
    • Coligir dados necessários para as análises de cargos
    • Preparar as descrições de cargos
    • Preparar as especificações de cargos

    Descrever um cargo: significa relacionar o que o ocupante faz, como ele faz, sob quais condições ele faz e por que ele faz. A descrição de cargo é um retrato simplificado do conteúdo e das principais responsabilidades do cargo, define o que o ocupante faz, quando faz, como faz, onde faz e por que faz. A descrição do cargo relaciona, de maneira breve, as tarefas, os deveres e as responsabilidades.

    Sendo assim, podemos dizer que a alternativa "D" é a incorreta, pois afirma que a análise de cargos tem apenas três etapas, sendo que são, na verdade, seis.

    GABARITO: D

    Fonte:

    CHIAVENATO, Idalberto. Gestão de Pessoas: o novo papel dos recursos humanos nas organizações. 4. ed. Barueri, SP: Manole, 2014.