SóProvas


ID
5542378
Banca
IBFC
Órgão
Prefeitura de São Gonçalo do Amarante - RN
Ano
2021
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

O salário representa a principal forma de recompensa dada pela organização. Acerca desse assunto, analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).

( ) A Política Salarial refere-se às decisões relacionados à remuneração e aos benefícios concedidos aos colaboradores.
( ) Sobre os salários, incidem encargos sociais. Para cada real pago de salário, a organização precisa recolher: Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), o percentual devido ao Instituto Nacional de Serviço Social (INSS), o seguro de vida e o 13º salário pago ao colaborador.
( ) O salário real corresponde ao valor em dinheiro que está acordado em contrato individual pelo cargo ocupado. Já o salário nominal corresponde à quantidade de bens que o colaborador consegue adquirir com o seu salário.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO A

    Salário Nominal é o salário medido em quantidade de moeda, no padrão monetário vigente.

    Salário Real: é o salário medido em termos de poder de compra (de bens e serviços) do salário nominal, em um dado período. Se há uma alta geral de preços dos bens e serviços (inflação), sem que os salários subam na mesma proporção e no mesmo ritmo, o poder de compra do salário nominal cai, isto é, o salário real diminui.

    FONTE:https://pt.wikipedia.org/wiki/Sal%C3%A1rio

  • GAB A

    SALÁRIO NOMINAL X SALÁRIO REAL

    1. O salário nominal representa o volume de dinheiro fixado em contrato e está relacionado ao cargo ocupado, de tal forma que, se não for atualizado periodicamente, sofre desgaste devido à inflação.
    2. O salário real representa a quantidade de bens e produtos que o empregado pode comprar com certo volume de dinheiro; corresponde ao poder aquisitivo.

    FONTE: MEUS RESUMOS

    OBS: VENDO MEUS RESUMOS (Whatsapp: 87996271319)

  • Pensei que o II estivesse errado, até onde sei a Consolidação das Leis do Trabalho não prevê a obrigatoriedade de contratação do seguro de vida como afirma a questão.

    Sobre os salários, incidem encargos sociais. Para cada real pago de salário, a organização precisa recolher: Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), o percentual devido ao Instituto Nacional de Serviço Social (INSS), o seguro de vida e o 13º salário pago ao colaborador.