SóProvas


ID
5542615
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PC-SE
Ano
2021
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Acerca de gestão de documentos, protocolo e funções arquivísticas, julgue o próximo item. 


O plano de destinação é o instrumento de avaliação do programa de gestão de documentos a ser aplicado em arquivos correntes.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Errado.

    Plano de Destinação de Documentos - esquema no qual se fixa a destinação dos documentos que não constem de Tabela de Temporalidade e Destinação de Documentos, elaborado por Comissão Permanente de Avaliação de Documentos (CPAD) a ser submetido à autorização do Arquivo Nacional para fins de eliminação;

    Os Planos de Destinação de Documentos aplicam-se somente aos conjuntos documentais cuja destinação final seja a eliminação.

  • Portaria 272 - Art. 3º Os Planos de Destinação de Documentos aplicam-se somente aos conjuntos documentais cuja destinação final seja a eliminação.

  • Gabarito ERRADO

    Plano de destinação - É o conjunto de instrumentos que permite que, em decorrência da avaliação, se encaminhe os documentos à guarda temporária ou permanente, à eliminação e/ou à reprodução.

    plano de destinação

  • Destinação -> Eliminação

    "aplicam-se somente aos conjuntos documentais cuja destinação final seja a eliminação."

  • Acerca de gestão de documentos, protocolo e funções arquivísticas, julgue o próximo item. 

    O plano de destinação é o instrumento de avaliação do programa de gestão de documentos a ser aplicado em arquivos correntes.

    Alternativas

    Certo

    Errado

  • Gab: Errado

    O plano de destinação é o instrumento de avaliação do programa de gestão de documentos a ser aplicado em massas documentais acumuladas.

  • Art. 2º Para fins do disposto nesta Portaria considera-se:

    I - Plano de Destinação de Documentos - esquema no qual se fixa a destinação dos documentos que não constem de Tabela de Temporalidade e Destinação de Documentos, elaborado por Comissão Permanente de Avaliação de Documentos (CPAD) a ser submetido à autorização do Arquivo Nacional para fins de eliminação;

    É um esquema no qual se fixa a destinação dos documentos.

    Em casos específicos, onde não há tabela de temporalidade podemos criar e usar um plano de destinação para resolver problema de massa documental acumulada especifica. – Caráter emergencial.

  • 3ª Fase ( Destinação ) : Envolve as atividades de ANÁLISE , SELEÇÃO E FIXAÇÃO de prazos de guarda dos documentos e sua destinação final . Implica em decidir quais os documentos serão eliminados e quais serão preservados ( arquivo permanente )

  • O plano de destinação estabelece qual será a destinação final do documento após cumprir as funções pelas quais foi criado. Sua aplicação se dá nos arquivos intermediários, quando a tabela de temporalidade assim o definir, e não nos correntes, como afirma a questão. 

    São duas possibilidades: a eliminação ou o recolhimento. 

    Gabarito do Professor: ERRADO.
  • GABARITO: ERRADO

    COMENTÁRIO DA PROFESSORA PARA QUEM NÃO TEM ACESSO

    O plano de destinação estabelece qual será a destinação final do documento após cumprir as funções pelas quais foi criado. Sua aplicação se dá nos arquivos intermediários, quando a tabela de temporalidade assim o definir, e não nos correntes, como afirma a questão. 

    São duas possibilidades: a eliminação ou o recolhimento. 

    FONTE: Serenna Alves, Arquivista do Instituto Federal de Minas Gerais, Formada em Arquivologia pela UnB - Universidade de Brasília e Especialista em Gestão de Documentos, de Arquivologia