-
Gabarito Certo.
No registro, o protocolo deve capturar os metadados do documento (remetente, destinatário, data, assunto, número, etc) e inserir em sistema de controle próprio (manual ou informatizado) para que o mesmo seja tenha seu trâmite controlado, e que seja possível o seu rastreio e recuperação quando necessário.
-
PROTOCOLO - fase corrente
- Recebimento
- Registro: metados para fins de localização e controle
- Autuação: criar um "processo"
- Classificação
- Movimentação - distribuir (interno) ou expedição (externo)
- Controle de tramitação
Protocolo NÃO FAZ: Empréstimo; Avaliação; Arquivamento (eliminação)
-
metadados: dados estruturados e codificados, que descrevem e permitem acessar, gerenciar, compreender dados e/ou preservar outros dados ao longo do tempo.
fonte: DICIONÁRIO BRASILEIRO de Terminologia Arquivística
-
Acerca de gestão de documentos, protocolo e funções arquivísticas, julgue o próximo item.
Os metadados do documento de arquivo são os elementos que servem ao registro no protocolo.
Alternativas
Certo
Errado
-
Agregar mais conhecimento:
I - Plano de Destinação de Documentos - esquema no qual se fixa a destinação dos documentos que não constem de Tabela de Temporalidade e Destinação de Documentos, elaborado por Comissão Permanente de Avaliação de Documentos (CPAD) a ser submetido à autorização do Arquivo Nacional para fins de eliminação;
II - Tabela de Temporalidade e Destinação de Documentos - Instrumento de destinação que determina prazos e condições de guarda tendo em vista a transferência, recolhimento, descarte ou eliminação de documentos, elaborada pela Comissão Permanente de Avaliação de Documentos (CPAD) do órgão ou entidade e aprovada pelo Arquivo Nacional;
III - Destinação - decisão, com base na avaliação, quanto ao encaminhamento de documentos para guarda permanente, descarte ou eliminação;
IV - Eliminação- destruição de documentos que, na avaliação, foram considerados sem valor permanente; e
V - Valor Secundário - valor atribuído a um documento em função do interesse que possa ter para o órgão ou entidade e outros usuários, tendo em vista sua utilidade para fins diferentes daqueles para os quais foi, originalmente, produzido.
-
Os metadados são marcos ou pontos de referência que permitem circunscrever a informação sob todas as formas, pode se dizer resumos de informações sobre a forma ou conteúdo de uma fonte.
* O prefixo “Meta” vem do grego e significa “além de”. Assim Metadados são informações que acrescem aos dados e que têm como objectivo informar-nos sobre eles para tornar mais fácil a sua organização.
-
-o protocolo---->na fase corrente do arquivo
-o protocolo---->na fase de utilização da gestão de arquivos.
FASES DE GESTÃO:PUDE
-PRODUÇÃO
-UTILIZAÇÃO--->protocolo é aqui
-DESTINAÇÃO
-
GABARITO: CERTO
ACRESCENTANDO:
Metadados: dados estruturados e codificados que descrevem e permitem acessar, gerenciar, compreender e/ou preservar outros dados ao longo do tempo.
Prova: CESPE - 2010 - ABIN - Oficial Técnico de Inteligência – Área de Arquivologia Disciplina: Arquivologia | Assuntos: Gestao documental;
Os metadados são informações estruturadas e codificadas que descrevem e permitem gerenciar, compreender, preservar e acessar os documentos digitais ao longo do tempo.
GABARITO: CERTO