SóProvas


ID
5542759
Banca
OBJETIVA
Órgão
Prefeitura de Pato Bragado - PR
Ano
2021
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

De acordo com O Estudo Social em Perícias, Laudos e Pareceres Técnicos: contribuição ao debate no Judiciário, Penitenciário e na Previdência Social, em relação ao parecer social, analisar os itens abaixo:
I. A elaboração do parecer social deve ter por base a observação e a realização do estudo socioeconômico de uma dada situação.
II. O parecer deve exprimir a opinião profissional sobre a referida situação em consonância com o objetivo que gerou a solicitação do parecer.
III. O estudo socioeconômico deve ser encaminhado aos setores solicitantes.
Está(ão) CORRETO(S):

Alternativas
Comentários
  • (Item I) A elaboração do parecer social deve ter por base a observação e a realização do estudo socioeconômico de uma dada situação. (Item II) Ele deve exprimir a opinião profissional sobre a referida situação em consonância com o objetivo que gerou a solicitação do parecer, de forma nítida, objetiva e conclusiva. Mas o/a profissional deve estar atento/a para não entrar no mérito da decisão de competência de outros setores ou atores, situando a conclusão de seu estudo no âmbito do Serviço Social e (Item III) fornecendo elementos para subsidiar a decisão dos setores solicitantes.

    Item III está errado porque o Assistente Social não deverá encaminhar estudos socioeconômicos e sim fornecer elementos para subsidiar a decisão de setores solicitantes.

    http://www.cfess.org.br/arquivos/CFESS-NotaTecnica-MarineteMoreira-BPC.pdf

  • Vamos analisar os itens:

    I – Correta. A elaboração do parecer social deve ter por base a observação e a realização do estudo socioeconômico de uma dada situação. Conforme Moreira (2017, p. 14), “a elaboração do parecer social deve ter por base a observação e a realização do estudo socioeconômico de uma dada situação”.

    II – Correta. O parecer deve exprimir a opinião profissional sobre a referida situação em consonância com o objetivo que gerou a solicitação do parecer. O parecer social “deve exprimir a opinião profissional sobre a referida situação em consonância com o objetivo que gerou a solicitação do parecer, de forma nítida, objetiva e conclusiva” (MOREIRA, 2017, p. 14).

    III – Incorreta. O estudo socioeconômico deve ser encaminhado aos setores solicitantes. O profissional não precisa enviar seu estudo, mas fornecer “elementos para subsidiar a decisão dos setores solicitantes” (MOREIRA, 2017, p. 14).

    Ao analisar as alternativas, temos:

    C – Correta. Somente os itens I e II.

    A, B e D  – Incorretas.

    Gabarito: C

    Referência:

    MOREIRA, M. Nota Técnica – Considerações sobre a dimensão social presente no processo de reconhecimento de direito ao Benefício de Prestação Continuada (BPC) e a atuação do/a assistente social. CFESS, 2017.

  • Vamos analisar os itens:

    I – Correta. Conforme Lavoratti (2016, p. 85), “a entrevista se configura como uma mediação necessária ao processo de conhecimento e intervenção profissional. Dependendo das finalidades e peculiaridades dos diferentes espaços sócio-ocupacionais do Serviço Social, este instrumental pode ser utilizado com objetivos específicos”

    II – Correta. Um dos objetivos principais da entrevista é “conhecer a realidade dos usuários e prestar informações sobre as situações demandadas por esses” (LAVORATTI, 2016, p. 85).

    III – Correta. O outro objetivo principal da entrevista é “fazer encaminhamentos e orientações com vistas a garantias de seus direitos fundamentais” (LAVORATTI, 2016, p. 85).

    Ao analisar as alternativas, temos:

    C – Correta. Todas estão corretas

    A, B e D – Incorretas.

    Gabarito: C

    Referência:

    LAVORATTI, C. A ENTREVISTA NO SERVIÇO SOCIAL: características, usos e significados. In: _________(Org.). Instrumentos técnico-operativos no Serviço Social: um debate necessário. Ponta Grossa: Estúdio Texto, 2016.