SóProvas


ID
5542945
Banca
CETAP
Órgão
SEAP - PA
Ano
2021
Provas
Disciplina
Direito Penal
Assuntos

A atividade de lavagem de dinheiro é comumente subdividida nas seguintes categorias:  

Alternativas
Comentários
  • Acredito que o teste faça menção às fases da lavagem: Colocação, dissimulação e integração. Por isso, letra B.

  • Assertiva B

    conversão de bens e movimentação do dinheiro/valores/ direitos. 

    Cm2dV

  • gabarito: B

    O funcionamento da operação de lavagem de dinheiro usualmente encontra-se subdividida em duas categorias: conversão de bens e a movimentação do dinheiro, que é realizada em três estágios: colocação, ocultação ou estratificação e finalmente a integração.

    Conversão De Bens

    A conversão de bens visa dificultar a identificação da origem dos valores de procedência ilícita, trocando valores em dinheiro por bens materiais cujos valores são difíceis de calcular, pois na sua maioria são raros, dificultando assim a comprovação da pratica de lavagem de dinheiro.

    Movimentação De Dinheiro

    A circulação de dinheiro objetiva ocultar a origem ilícita dos ativos financeiros provenientes dos crimes das organizações criminosas, através da colocação dos mesmos no sistema financeiro.

  • A questão exige do candidato o conhecimento acerca do que a Lei 9.613/98 dispõe e a doutrina entende sobre lavagem de dinheiro.

    A- Incorreta. Vide alternativa B.

    B- Correta. O funcionamento da operação de lavagem de dinheiro usualmente encontra-se subdividida em duas categorias: conversão de bens e a movimentação do dinheiro, que é realizada em três estágios: colocação, ocultação ou estratificação e finalmente a integração.

    C- Incorreta. Vide alternativa B.

    D- Incorreta. Vide alternativa B.

    O gabarito da questão, portanto, é a alternativa B.

  • A fim de responder à questão, impõe-se a análise das alternativas, de modo a verificar-se qual delas está correta.
    Nos termos do artigo 1º da Lei nº 9.613/1998, com as alterações conferidas pela Lei nº 12.683/2012, o delito de lavagem de dinheiro configura-se com a conduta "ocultar ou dissimular a natureza, origem, localização, disposição, movimentação ou propriedade de bens, direitos ou valores provenientes, direta ou indiretamente, de infração penal".
    Consta do § 1º do referido dispositivo, que:
    "Incorre na mesma pena quem, para ocultar ou dissimular a utilização de bens, direitos ou valores provenientes de infração penal:
    I - os converte em ativos lícitos
    II - os adquire, recebe, troca, negocia, dá ou recebe em garantia, guarda, tem em depósito, movimenta ou transfere;
    III - importa ou exporta bens com valores não correspondentes aos verdadeiros". 
    Item (A) - O crime de lavagem de dinheiro é autônomo, não havendo falar-se em subdivisão do referido delito em crime antecedente e crime consequente. Trata-se de um crime derivado ou acessório, cuja consecução depende da prática de um crime antecedente, mas este último não está inserido em sua estrutura elementar típica. Assim sendo, a presente alternativa está incorreta. 
    Item (B) - Como visto nos dispositivos legais preliminarmente transcritos, o crime de lavagem de dinheiro  subdivide-se em conversão e movimentação de bens, direitos ou valores provenientes de infração penal. Assim sendo, a presente alternativa está correta.
    Item (C) - De acordo com o parágrafo único, do artigo 18, do Código Penal, "salvo os casos expressos em lei, ninguém pode ser punido por fato previsto como crime, senão quando o pratica dolosamente". No que tange ao crime de lavagem de dinheiro, não consta a modalidade culposa do delito na lei  que o disciplina, Lei nº 9.613/1998. Dessa forma, o referido crime só é punido dolosamente, ou seja, apenas quando o agente quiser ou assumir o risco de produzir o resultado típico. Desta forma, a assertiva contida neste item está incorreta.
    Item (D) - O crime pode ou ser de dano ou ser de perigo. Não podendo, portanto, subdividir-se em crime de dano e crime de perigo. Ademais, conforme visto na análise da assertiva contida no item (B) da questão, o crime de lavagem subdivide-se em conversão e movimentação de bens, direitos ou valores provenientes de infração penal. Assim sendo, a assertiva contida neste item está incorreta.

    Gabarito do professor: (B)
  • Autor: Gílson Campos, Juiz Federal (TRF da 2ª Região) e Mestre em Direito (PUC-Rio), de Direito Penal, Criminalística, Criminologia

    A fim de responder à questão, impõe-se a análise das alternativas, de modo a verificar-se qual delas está correta.

    Nos termos do artigo 1º da Lei nº 9.613/1998, com as alterações conferidas pela Lei nº 12.683/2012, o delito de lavagem de dinheiro configura-se com a conduta "ocultar ou dissimular a natureza, origem, localização, disposição, movimentação ou propriedade de bens, direitos ou valores provenientes, direta ou indiretamente, de infração penal".

  • Fases da Lavagem de Dinheiro

    1) Colocação (ou Introdução): introdução dos recursos ilícitos no mercado formal – separação física entre o agente e os recursos ilícitos.

    2) Ocultação (ou Dissimulação): lavagem propriamente dita – construção de uma nova origem lícita.

    3) Integração: incorporação ao sistema econômico.

    Bons estudos :)