água de reúso possui uma qualidade inferior quando comparada à água potável e não é usada diretamente para o consumo. Em grande parte dos casos, sua utilização engloba geração de energia, refrigeração de equipamentos, lavagem de carros, irrigação de campos para cultivo, combate a incêndios, limpeza de ruas e irrigações de jardins. Todas essas atividades não necessitam da utilização de água potável, sendo assim, a água de reúso faz com que maior quantidade de água potável seja disponibilizada, ajudando, portanto, no problema de abastecimento.
A água de reúso é, sem dúvidas, uma ótima alternativa para a atual crise hídrica na qual o Brasil encontra-se. A reutilização da água promove o uso sustentável de recursos hídricos, diminui a quantidade de esgoto lançada nos rios e lagos, além, é claro, de aumentar a disponibilidade para fins em que há necessidade de potabilidade.
Curiosidade: Atualmente a água de reúso não é utilizada para consumo humano no Brasil, entretanto, diversos trabalhos estão sendo realizados para que isso seja possível brevemente.