- ID
- 5543347
- Banca
- OBJETIVA
- Órgão
- Prefeitura de Victor Graeff - RS
- Ano
- 2021
- Provas
- Disciplina
- Artes Cênicas
- Assuntos
Em conformidade com JAPIASSU, na perspectiva
semântica, o termo metodologias, no plural, só teria sentido
se buscasse referir-se exclusivamente ao conjunto das
técnicas ou dos procedimentos metodológicos empregados
no âmbito de um método específico para o ensino de
Teatro. Sobre esse assunto, analisar os itens abaixo:
I. O modernismo no ensino de Teatro caracteriza-se,
basicamente, pela ênfase excessiva na expressividade,
singular e coletiva, dos enunciados cênicos dos alunos,
evidentemente associando-a a algum tipo de
conhecimento sistematizado. O ensino modernista
coincide, historicamente, com o apogeu do sujeito
econômico, típico da sociedade burguesa.
II. O ensino pós-modernista de Teatro desenvolve-se a partir
da queda do muro de Berlim (1989) e da derrocada do
socialismo no leste europeu (1991). O pensamento pósmoderno materializa-se com a descrença no poder da
ciência e do trabalho para a solução dos problemas
culturais, sociais, econômicos e ecológicos que afligem os
seres humanos. Trata-se de um posicionamento
fundamentalmente crítico, porque busca tornar evidentes
as contradições internas do atual estágio de
financeirização do capitalismo.
III. Estudos e reflexões acerca dos aspectos educativos do
teatro necessariamente se vinculam às ideologias
implícitas nas teorias da educação, através da história
social, política e econômica das sociedades ocidentais. A
partir do final do século XIX, a vulgarização do
pensamento pedagógico de Rousseau serviu de base para
o movimento Escola Ativa, intransigentemente advogado
por muitos educadores e psicólogos. É somente com esse
movimento que o papel do Teatro na educação escolar,
particularmente na Educação Infantil, adquire status
epistemológico e importância psicopedagógica.
Estão CORRETOS: