- 
                                *Núncio: nún-ci-o= todas as palavras proparoxítonas serão acentuadas.
*Tireoide: ti-reo-i-de= paroxítonas com hiato antecedido por ditongos, de acordo com o Novo Acordo Ortográfico -NAO, não serão acentuadas.
*Dierese: die-re-se= ditongos abertos paroxítonas, de acordo com o  NAO, não serão acentuadas.
                            
- 
                                Tireoide (TI - RE- OI-DE) - PAROXÍTONA- não se acentua paroxítonas com ditongos abertos tônicos "EI" E "OI" 
- 
                                Nos ditongos abertos éi e ói das paroxítonas o acento caiu. Assim, termos como: colméia, estréia, geléia, idéia, jibóia, heróico, platéia, jóia, apóio (de apoiar), dentre outras, ficam: colmeia, estreia, geleia, ideia, jiboia, heroico, plateia, joia, apoio.
                            
- 
                                para sabermos mais, diérese é sinônimo de trema, abolido da língua portuguesa em 1990. 
- 
                                A questão é de acentuação e quer que assinalemos a alternativa que apresenta a sequência CORRETA em relação à acentuação. Vejamos:  . ( ) Núncio.  Nún-cio: recebe acento por ser paroxítona terminada em ditongo.  . ( ) Tireóide.  Ti-re-oi-de: de acordo com o Novo Acordo Ortográfico, os ditongos abertos éi e ói das paroxítonas o acento caiu.  . ( ) Dierése. Di-é-re-se: recebe acento por ser uma proparoxítona. * Diérese: em relação à gramática, é a divisão de um ditongo em duas sílabas, o que o transforma em um hiato (p ex, vaidade / va-i-da-de); trata-se de recurso usual na métrica poética.  . Para complementar:  . De acordo com a posição da sílaba tônica (a sílaba mais forte), as palavras com mais de uma sílaba classificam-se em: Oxítonas: a sílaba tônica é a última. Acentuam-se as oxítonas terminadas em A, E, O (S), mesmo quando seguidas de LO(S), LA(S); e as terminadas em EM, ENS (com duas ou mais sílabas). Acentuam-se também as oxítonas terminadas com ditongos abertos ÉI, ÓI e ÉU, seguidas ou não de “s”. Paroxítonas: a sílaba tônica é a penúltima. Acentuam-se as paroxítonas terminadas em l, n, r, x, i(s), u(s), ps, ã(s), ão(s), ei(s), ons, um, uns, ditongo (crescente ou decrescente), seguido ou não de "s". Proparoxítonas: são palavras que têm a antepenúltima sílaba como sílaba tônica. TODAS as palavras proparoxítonas são acentuadas graficamente, segundo as regras de acentuação.  . Gabarito: Letra B 
- 
                                GAB-B   C - E - E.   O número dos que nos invejam confirma as nossas capacidades.ESTUDEM, SEJAM CHATOS E NÃO DESISTAM. 
- 
                                Considerei a palavra "TI-RE-OI-DE" errada pela seguinte justificativa: Pelo novo acordo não são acentuadas as PAROXÍTONAS terminadas em A(s), E(s), O,(s) e EM(ens), como por exemplo "I-DEI-A", por se tratar da regra de acentuação das OXÍTONAS.  
- 
                                Núncio: Certo   - Paroxítona terminada em ditongo: Todas as paroxítonas terminadas em ditongo (acompanhado ou não de “s”) são acentuadas. 			Há um fenômeno que só ocorre quando o ditongo é crescente. As paroxítonas terminadas em ditongo crescente podem foneticamente serem pronunciadas como proparoxítonas. Por isso são chamadas de proparoxítonas eventual.                Exemplo: série à sé-ri-e. Empresário à Em-pre-sá-ri-o.    Tireóide: Errado   - Regra dos ditongos: os ditongos “eu”, “ei” e “ói” quando estiverem abertos e tônicos, e não estiverem em posição paroxítonas, serão acentuados. Em outras palavras, os ditongos abertos éu, ói, éi em palavras paroxítonas perderam o acento gráfico.                Ser tônico é estar na sílaba tônica. Se não está na sílaba tônica, é átono.                Exemplo: Chapéu à Cha-péu. É acentuado por que se trata de ditongo aberto “eu” na posição de oxítona sendo aberto e tônico. No entanto, a palavra “chapeuzinho” não é acentuada, pois apesar de ser um ditongo “eu”, não está na sílaba tônica.    Dierése: Errado   - Paroxítonas: todas as paroxítonas são acentuadas, exceto as terminadas em “a”, “e”, “o” e “em” (regra geral).