- ID
- 5543821
- Banca
- IBFC
- Órgão
- Prefeitura de São Gonçalo do Amarante - RN
- Ano
- 2021
- Provas
- Disciplina
- Arquitetura
- Assuntos
“O processo de restauro é uma operação
altamente especializada. O seu objetivo é
preservar e revelar o valor estético e o valor
histórico do monumento, e baseia-se no
respeito pelo material original e por
documentos autênticos. O restauro deve deterse no ponto onde começarem as conjecturas, e
ainda mais no caso de qualquer obra extra que
seja indispensável executar, esta deve ser
distinguível da composição arquitetônica e
deve arvorar uma marca da sua
contemporaneidade. Em qualquer caso, o
restauro deve ser precedido e acompanhado
por um estudo arqueológico e histórico do
monumento.” O texto foi extraído da Carta de
Veneza de 1964 define o que é restauro. De
acordo com a mesma carta, analise as
afirmativas levando em consideração quais
diretrizes são postuladas.
I. Quando as técnicas tradicionais demonstrarem
serem inadequadas, a consolidação de um
monumento pode ser conseguida pelo
emprego de qualquer técnica moderna para a
conservação e construção, cuja eficácia tenha
sido demonstrada por dados científicos e
comprovada pela experiência.
II. Devem ser respeitadas as contribuições válidas
de todos os períodos feitas ao edifício ou
monumento, uma vez que o objetivo do
restauro não é a unidade de estilo. Quando um
edifício inclui obras sobrepostas de diferentes
períodos, a revelação do estado subjacente só
pode ser justificada em circunstâncias
excepcionais e quando o que for removido tiver
pouco interesse e o material que for posto a
descoberto for de grande valor histórico,
arqueológico ou estético, e o seu estado de
preservação suficientemente bom para
justificar esta ação. A avaliação da importância
dos elementos envolvidos e a decisão sobre o
que pode ser destruído não pode ser apenas da
competência do indivíduo responsável pela
obra.
III. As substituições de partes em falta devem-se
integrar harmoniosamente no conjunto, mas,
ao mesmo tempo, devem ser distinguíveis do
original, para que o restauro não falsifique a
evidência artística ou histórica.
IV. Não podem ser autorizadas adições, exceto até
ao ponto em que não desfigurem as partes
interessantes do edifício, a sua envolvente
tradicional, o equilíbrio da sua composição e a
sua relação com as suas proximidades.
Assinale a alternativa correta.