- 
                                GABARITO: B Dica para estas questões que pedem a preposição do verbo: ➥ Aplique a regrinha do Itaú: Você se lembra de que no comercial a mulher pega o dedinho e volta, fazendo o sinal do banco? Se o verbo pedir uma preposição e ele se referir ao termo que está antes do pronome relativo, você pegará a preposição e a colocará antes desse pronome relativo, igual a moça com o dedo rsrs, beleza?   Veja um exemplo:   "Esses são os alimentos de que necessitamos" → Quem necessita, necessita DE algo. Eu necessito DO quê? Dos alimentos. Mas este termo, alimentos, está antes do pronome relativo que. Então eu pego a preposição de do verbo necessitar e jogo para antes do pronome relativo, beleza? "Esses são os alimentos que necessitamos (de)" "Esses são os alimentos (de) que necessitamos"   Vamos ver na prática: a) Havia paradas em postos de gasolina com os quais os bares e banheiros eram repugnantes. ➥ Errado. Os bares e banheiros eram repugnantes ONDE? NOS postos de gasolina. O correto não é o uso do "com", e sim do "nos".   b) Entristeceu-se por ter de se separar da irmã à qual era muito afeiçoado.  ➥ Correto. Opa! Aqui sim. Quem é afeiçoado, é afeiçoado A alguém. O verbo pediu preposição, então a jogamos para antes do relativo. Quando a preposição vai para antes do pronome relativo a qual, encontra o artigo "a" do pronome. A fusão de preposição com artigo você conhece: É a crase. "...separar da irmã a qual era muito afeiçoado (A)". "...separar da irmã (A) a qual era muito afeiçoado." "...separar da irmã (A + a) qual era muito afeiçoado." "...separar da irmã À qual era muito afeiçoado."   c) A cidade onde residiria, da qual se situava do outro lado da baía... ➥ Errado. O verbo situar não pede preposição. Quem se situava do outro lado da baía? A cidade. O pronome relativo exerce função de sujeito e, por isso, não pode ser preposicionado. O correto é: "A cidade onde residiria, a qual se situava do outro lado da baía, ..."   d) Demonstrações de afeto, com as quais os mais velhos não eram propensos, ...  ➥ Errado. Quem não é propenso, não é propenso A. Regra do Itaú: "Demonstrações de afeto, as quais os mais velhos não eram propensos (A)" "Demonstrações de afeto, (A) as quais os mais velhos não eram propensos" "Demonstrações de afeto, (A + as) quais os mais velhos não eram propensos" "Demonstrações de afeto, ÀS quais os mais velhos não eram propensos" ← O correto.   e) Carregando a mala, a qual havia poucas coisas, seguiu solitário... ➥ Errado. Havia poucas coisas EM algum lugar. Havia poucas coisas NA (em + a) mala. O termo pede a preposição EM, então vamos à regra: "Carregando a mala, a qual havia poucas coisas (EM)" Carregando a mala, (EM) a qual havia poucas coisas Carregando a mala, (EM + a) qual havia poucas coisas "Carregando a mala, NA qual havia poucas coisas" ← O correto.   ➥ Outras da VUNESP para ficar afiado: - Q863021
- Q315362
- Q631638
- Q1126173
- Q932441
- Q1036988
     Fonte da dica: Profº Zambelli. Espero ter ajudado. Bons estudos! :) 
- 
                                Gabarito na alternativa B    Solicita-se indicação da alternativa com escorreita regência e concordância verbal.    A) Havia paradas em postos de gasolina com os quais os bares e banheiros eram repugnantes.   Incorreta. Da leitura da passagem percebe-se que a circunstância pretendida é locativa, devendo-se substituir a preposição "com" pela forma "em".  A simples supressão da preposição, sem substituição, não basta ao contexto.    "Havia paradas em postos de gasolina nos quais os bares e banheiros eram repugnantes."    A forma "havia", indicativa de existência/ocorrência é impessoal e corretamente empregada.   B) Ao partir, entristeceu-se por ter de se separar da irmã à qual era muito afeiçoado.    Correta. Não são vislumbrados problemas de regência ou concordância. A crase marcada em "à qual" é resultado da regência do adjetivo "afeiçoado" e do artigo que compõe a forma pronominal "a qual".    C) A cidade onde residiria, da qual se situava do outro lado da baía, era menos rica que o centro do Rio de Janeiro.   Incorreta. Não há termo que justifique a presença da preposição "de" aglutinada ao relativo "a qual". Presente preposição, incorretamente inserta, deve ser retirada do contexto.    "A cidade onde residiria, a qual se situava do outro lado da baía..."   D) Demonstrações de afeto, com as quais os mais velhos não eram propensos, eram raras no convívio familiar.    Incorreta. A forma adjetiva "propensos", no contexto, rege a preposição "a", que deve substituir a forma "com".    "Demonstrações de afeto, às quais os mais velhos não eram propensos..."    A crase é marcada pela junção da preposição com o artigo que acompanha o relativo.    E) Carregando a mala, a qual havia poucas coisas, seguiu solitário para a rodoviária.   Incorreta. Consoante alternativa A, percebe-se da leitura que o contexto enunciativo é locativo (carregam-se poucas coisas em) devendo haver a adição da preposição "em" para assim indicar.    "Carregando a mala, na qual havia poucas coisas..."   A preposição é naturalmente aglutinada ao artigo que acompanha o relativo.    
- 
                                DICA!   NA REGÊNCIA DO "QUE" NÃO VAI CRASE, SOMENTE O ARTIGO. Ex: A situação A QUE me referi era importante.    NA REGÊNCIA DO "QUAL"  VAI CRASE. Ex: A irmã À QUAL eu era apegado veio me visitar.    VAI CRASE ANTES DO QUE? SIM! QUANDO HOUVER PALAVRA SUBENTENDIDA! Ex: Comprei uma camisa igual À QUE meu pai tinha.  Ex: Comprei uma camisa igual A CAMISA QUE meu pai tinha. 
- 
                                Acertei, porem muiito chata!   Gabarito: B   PMPI, vai que cole! 
- 
                                Essa merecia um vídeo, mas o qconcursos....
                            
- 
                                Gab b!   erros em vermelho:     Havia paradas em postos de gasolina com os quais os bares e banheiros eram repugnantes. (nos quais)   Ao partir, entristeceu-se por ter de se separar da irmã à qual era muito afeiçoado.    A cidade onde residiria, da qual se situava do outro lado da baía, era menos rica que o centro do Rio de Janeiro. (a qual)   Demonstrações de afeto, com as quais os mais velhos não eram propensos, eram raras no convívio familiar. (às quais) Regência de propenso é (á/ao/para/)   Carregando a mala, a qual havia poucas coisas, seguiu solitário para a rodoviária. (na qual)