SóProvas


ID
5544703
Banca
Ufersa
Órgão
UFERSA
Ano
2021
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Sobre os 5 Ps de Mintzberg, assinale a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • Os 5P's de Mintzberg:

    Plan (Plano);

    A estratégia como plano é a linha de ação traçada para lidar com uma situação específica. Nessa definição, a estratégia tem duas características principais: é desenvolvida com antecedência e pensada com propósito.

    Ploy (Manobra);

    A estratégia como pretexto é uma manobra especificamente pensada para vencer um concorrente. Trata-se de uma maneira de iludir, influenciar ou desencorajar o competidor, a fim de ganhar uma vantagem sobre ele.

    Pattern (Padronizar);

    A estratégia como padrão é a consistência do comportamento ao longo do tempo. Ou seja, a empresa tem um padrão de comportamento bem sucedido, que se torna uma estratégia para lidar com qualquer situação.

    Position (Posição);

    A estratégia como posição é um posicionamento de mercado. Isso significa que a posição única e valiosa da empresa na mente dos consumidores se torna uma estratégia. 

    Perspective (Perspectiva).

    A estratégia como perspectiva é a atitude geral da empresa em relação aos negócios e à sua gestão. 

  • A) Plano.

    B) Perspectiva.

    C) Correta.

    D) Padrão.

  • GAB C

    Os 5ps da Administração segundo Mintzberg SÃO:

    1. Plano (Plan) - Estratégia como Plano;
    2. Pretexto (Ploy) - Estratégia como Pretexto;
    3. Padrão (Pattern) - Estratégia como Padrão;
    4. Posição (Position) - Estratégia como Posicionamento;
    5. Perspectiva (Perspective) - Estratégia como Perspectiva.

    FONTE: MEUS RESUMOS

    OBS: VENDO MEUS RESUMOS (Whatsapp: 87996271319)

  • Segundo Mintzberg, a estratégia poder ser vista sob 5 ângulos diferentes: plano (plan), estratagema (armadilha) (ploy), padrão (pattern), posição (position) e perspectiva (perspective).

    Plano: Enquanto plano, a estratégia indica a direção a ser seguida. Serve como um “guia”. É algo estruturado, que representa formalmente a estratégia para a empresa. É o “planejamento” em si. Vale dizer que nem sempre todas as ações planejadas serão realizadas; isto é, somente algumas das ações planejadas serão efetivamente implementadas.

    Estratagema (armadilha ou pretexto): Como estratagema, a estratégia é uma ação ardilosa, que é realizada para enfrentar e “enganar” os concorrentes. A organização induz seus concorrentes a terem uma percepção equivocada de suas ações estratégias. Por exemplo: na série “La Casa de Papel” os bandidos ameaçam, por diversas vezes, tomar algumas atitudes. Na verdade, eles não iriam tomar essas atitudes anunciadas. Contudo, eles fazem essas ameaças apenas para “desorientar” a polícia. Da mesma forma, uma empresa pode ameaçar construir uma nova fábrica (ou então, comprar um novo terreno anunciando que irá construir uma nova fábrica), apenas para desencorajar um concorrente a expandir seus negócios.

    Padrão: Como padrão, a estratégia é a consciência do comportamento (pretendida ou não) ao longo do tempo. Ou seja, são os padrões de comportamento seguidos pelos membros da empresa. Serve para orientar as ações desempenhadas pela empresa. Trata-se do “modelo” a ser seguido. Por exemplo: a estratégia de Henry Ford em oferecer o automóvel “modelo T” apenas na cor preta.

    Posição: Enquanto posição, a estratégia demonstra como a empresa se posiciona perante o ambiente externo (concorrentes, fornecedores, clientes, etc.) e interno (acionistas, empregados, etc.). Trata-se do posicionamento da empresa perante o mercado. A estratégia torna-se o “elo de ligação” entre os aspectos externos e os aspectos internos.

    Perspectiva: Como perspectiva, a estratégia demonstra como a empresa é, e como a empresa faz as coisas. Trata-se da “personalidade” da empresa. Se refere ao ponto de vista da organização, ou seja, como a empresa visualiza o mundo. Trata-se de um olhar da organização “voltado para dentro” (para dentro da própria organização e para dentro da cabeça dos “estrategistas”).

    Planejamento Estratégico: conceitos, metodologia e práticas, 33ª edição. São Paulo, Atlas: 2015

    Stefan Fantini