SóProvas


ID
5544760
Banca
Ufersa
Órgão
UFERSA
Ano
2021
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Considerando a visão de Schein sobre a cultura organizacional e os seus níveis, assinale a alternativa INCORRETA. 

Alternativas
Comentários
  • Gabarito C O nível dos pressupostos básicos é o mais profundo, difícil de ser mudado ou enxergado por quem tem contato com a organização.
  • Para que a questão em apreço seja respondida corretamente, é preciso que tenhamos conhecimentos sobre a cultura organizacional. Neste caso, deve ser marcada a alternativa incorreta.

    A cultura organizacional é um sistema repleto de significados, que determinam como os funcionários agem entre si, dentro da organização, e como agem (como indivíduos representantes de determinada organização ou grupo) diante de outras pessoas ou corporações externas. A cultura organizacional pode ser definida como um sistema compartilhado de significados em uma organização. Esse sistema determina como os membros se comportarão dentro da organização. Envolve um conjunto de hábitos e crenças os indivíduos. Edgar Schein diz que a cultura passa a existir quando o pensamento racional sobre determinadas ações se torna dispensável, porque um padrão, de aspectos compartilhados, foi formado.

    A cultura pode ser evidenciada internamente quando os funcionários participam de certos rituais e cerimônias que visam reforçar os valores organizacionais. Por outro lado, pode interagir com o público externo quando uma organização constrói um símbolo material, como um prédio onde funcionarão as suas atividades.

    Schein infere que qualquer cultura tem um nível mais visível, bem como mais profundo. Ele descreve os seguintes, do mais visível ao mais profundo:

    1) ARTEFATOS: são os aspectos mais fáceis de identificar, representados por aquilo que se vê, ouve e sente.

    2) VALORES COMPARTILHADOS: são responsáveis pela definição do porquê as pessoas fazem o que fazem na organização, envolvem estratégias e objetivos.

    3) PRESSUPOSTOS BÁSICOS: Referem-se aos pensamentos, sentimentos e crenças dos indivíduos. são elementos subjetivos (mais difíceis de identificar) que motivam sua ação. 

    Tendo apresentado alguns pontos, podemos encontrar na alternativa "C" o atendimento ao que o enunciado pede. Veja que a definição de pressuposições básicas não está de acordo com o que Edgar Schein leciona. As estratégias estão inseridas no que Schein chama de valores compartilhados.

    GABARITO: C

    Fonte:

    DURAN, Cristiana. Gestão de Pessoas. Salvador: Juspodivm, 2016.

  • GAB C

    A CULTURA ORGANIZACIONAL POSSUI TRÊS NÍVEIS: (CAIU MUUUITO)

    1. ARTEFATOS OBSERVÁVEIS: É o nível mais superficial e perceptível da cultura. É aquilo que podemos notar facilmente a partir do que as pessoas falam e como se comportam;
    2. VALORES COMPARTILHADOS: São os valores relevantes que se tornam importantes para as pessoas e que definem as razões pelas quais elas fazem o que fazem. Funcionam como justificativas aceitas por todos os membros.
    3. PRESSUPOSTOS BÁSICOS: Constituem o nível mais íntimo, profundo e oculto da cultura organizacional. São as crenças inconscientes, percepções, sentimentos e pressuposições dominantes, muitas vezes não escritas e nem sequer faladas.

    FONTE: MEUS RESUMOS

    OBS: VENDO MEUS RESUMOS (Whatsapp: 87996271319)

  • A letra C está errada pela palavra Exposta, já que os pressupostos são o nível mais profundo da cultura. Vivendo e aprendendo.