SóProvas


ID
5544796
Banca
Quadrix
Órgão
CFT
Ano
2021
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

No que concerne à Administração Pública, julgue o item.

O Poder Legislativo não se sujeita ao princípio da legalidade, tendo em vista que lhe compete a condução do processo legislativo e a fiscalização dos atos do Poder Executivo.

Alternativas
Comentários
  • O princípio da legalidade aparece expressamente na nossa Constituição Federal em seu art. 37, caput, que dispõe que ‘’a administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência’’. 

  • Uma coisa não impede a outra. As cláusulas pétreas impõem limites ao legislador que, paralelamente, o faz seguir o princípio da legalidade, por exemplo.

    CRFB/88 art. 60

    § 4º Não será objeto de deliberação a proposta de emenda tendente a abolir:

    I - a forma federativa de Estado;

    II - o voto direto, secreto, universal e periódico;

    III - a separação dos Poderes;

    IV - os direitos e garantias individuais.

  • TODA a Administração Pública está sujeita aos princípios L.I.M.P.E

    Agente de limpeza, Juiz, Delegado, Funcionário Público

    TODO MUNDO SEM EXCEÇÃO

    LEGALIDADE

    IMPESSOALIDADE

    MORALIDADE

    PUBLICIDADE

    EFICIÊNCIA

  • GAB ERRADO

    Art. 37 da CF: A administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência e, também, ao seguinte (...)

    FONTE: MEUS RESUMOS

  • ERRADO

    Os princípios são de obediência obrigatória de toda a administração.

      Art. 37. A administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência e, também, ao seguinte: 

  • Não existe essa de poder que não se sujeite a princípios. Não existe superpoder, nem exceção a cumprimento de lei (a não ser as manifestamente ilegais, o que são outros 500). Além do mais, a Constituição foi clara ao definir a legalidade como princípio a ser seguido por todos os órgãos, agentes e entes da administração pública. Não tem escapatória!

    Gabarito: E

  • Os princípios administrativos, incluído aí o princípio da legalidade se aplica a todos os Poderes da República, abrangendo inclusive o Poder Legislativo. É isso que determina o artigo 37, caput, da Constituição Pública, a dispor o seguinte:
    Art. 37. A administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência.
    Vemos, então, que é incorreta a afirmativa da questão.

    Gabarito do professor: Errado. 
  • Errado!! Todos os principios tem que ser obedecidos pela adm Direta e a Indireta. Esta Espressos no Art 37 da CF. Legalidade, Impessoalidade, Moralidade, Publicidade e Eficiência.