SóProvas


ID
5544823
Banca
Quadrix
Órgão
CFT
Ano
2021
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Acerca dos serviços públicos e de suas formas de delegação, julgue o item.

Nas delegações de serviços públicos por intermédio do instituto da concessão, da permissão e da autorização, a Administração Pública atribuirá ao particular tanto a titularidade quanto a execução dos serviços.

Alternativas
Comentários
  • GAB E

    O que é transferida é apenas a EXECUÇÃO dos serviços.

    A titularidade continua a cargo da Administração Pública.

  • Apenas se transfere a execução.

    A titularidade, acompanhada da execução, é transferida mediante outorga às entidades da administração indireta.

    Qualquer erro, peço que me notifiquem!

  • Lembrando que o delegado, quem recebeu o direito de executar o serviço, será o responsável por qualquer ato ilícito por ele praticado e não o delegante, titular da função.

    Já resolvi algumas questões dizendo: o delegante(titular da função administrativa ) será o responsável pelos atos praticados pelo delegado.

    ERRADO

  • OUTORGA: ENTIDADE POLÍTICA transfere mediante LEI a TITULARIDADE e a EXECUÇÃO do serviço público para a ENTIDADE ADMINISTRATIVA, por PRAZO INDETERMINADO.

    DELEGAÇÃO: ENTIDADE POLÍTICA transfere mediante ATO/CONTRATO apenas a EXECUÇÃO do serviço público para o PARTICULAR, por PRAZO DETERMINADO

  • Descentralização por outorga: transfere a titularidade do serviços p/ alguma entidade da administração indireta – sem prazo determinado;   B) Descentralização por delegação: transfere apenas a execução do serviço p/ algum particular, como, por exemplo, concessionário, permissionário ou autorizatário - com prazo determinado.  

  • Nas delegações de serviços públicos por intermédio do instituto da concessão, da permissão e da autorização, a Administração Pública atribuirá ao particular tanto a titularidade quanto a execução dos serviços. Resposta: Errado.

    Apenas a execução.

  • A presente questão trata do tema serviços públicos.


    Para responder ao questionamento apresentado pela Banca, importante trazer as formas e meios de prestação de serviços, conforme tratado pela doutrina majoritária:


    i)    Os serviços públicos podem ser centralizados, que são aqueles que o Poder Público presta por seus próprios órgãos, em seu nome e sob sua exclusiva responsabilidade. É o serviço prestado pela Administração Pública direta.

    ii) Podem, ainda, ser descentralizados, que são aqueles que o Poder Público transfere a sua titularidade ou, simplesmente, sua execução, por outorga ou delegação, as autarquias, fundações, empresas estatais, empresas privadas.


    ii.1. Outorga: ocorrerá quando o Poder Público, mediante lei específica, criar uma entidade de direito público para que esta tanto execute quanto venha a ser titular da atividade repassada. Vale lembrar que, segundo a doutrina majoritária, a titularidade dos serviços públicos só poderá ser dada às pessoas de direito público.


    ii.2. Delegação: o Estado transfere por contrato (concessão) ou ato unilateral (permissão ou autorização) a execução do serviço, para que o delegado o preste ao público em seu nome e por sua conta e risco.

     
    iii)   Serão desconcentrados os serviços que a Administração executa centralizadamente, mas os distribui entre vários órgãos da mesma entidade, para facilitar sua realização e obtenção pelos usuários, sendo fruto do poder hierárquico.



    Firmadas as premissas teóricas acima, conclui-se que a assertiva está incorreta, pois na delegação transfere-se somente a execução do serviço público, mantendo-se a titularidade na Administração Direta.

     
    Gabarito do professor: ERRADO
  • OUTORGA (DESCENTRALIZAÇÃO POR SERVIÇO): TRANSFERÊNCIA DA TITULARIDADE E DA EXECUÇÃO DO SERVIÇO PÚBLICO; MEDIANTE LEI ÀS PESSOAS JURÍDICAS DE DIREITO PÚBLICO DA ADMINISTRAÇÃO INDIRETA.

    DELEGAÇÃO ( DESCENTRALIZAÇÃO POR COLABORAÇÃO): TRANSFERÊNCIA DA EXECUÇÃO DO SERVIÇO PÚBLICO:

    MEDIANTE LEI: PESSOAS JURÍDICAS DE DIREITO PRIVADO DA ADMINISTRAÇÃO INDIRETA;

    MEDIANTE CONTRATO: PARTICULARES PRESTADORES DE SERVIÇOS PÚBLICOS.

  • Mantém a titularidade