SóProvas


ID
5544979
Banca
UFPel-CES
Órgão
UFPEL
Ano
2021
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

Em relação ao conceito de accountability na Administração Pública é correto afirmar que 

Alternativas
Comentários
  • a) a fiscalização por parte do Ministério Público em relação a determinada obra pode ser considerada um caso de accountability vertical.

    • Fiscalização pelo MP: accountability horizontal.

    b) o controle social pode ser considerado uma forma de accountability horizontal.

    • Controle social: accountability vertical

    c) a politização dos mecanismos de accountability vertical tem se mostrado um fator de ineficiência na implementação de políticas públicas no Brasil contemporâneo.

    • Pelo contrário, é um fator que dá mais eficiência na implementação de políticas públicas.

    d) as eleições podem ser consideradas mecanismos de accountability. GABARITO

    e) a fiscalização por parte dos Tribunais de Conta pode ser considerada um caso de accountability vertical.

    • Fiscalização pelos TC's: accountability horizontal.
    1. Accountability vertical: se dá entre a população e o Estado, referindo-se ao controle que aquela exerce sobre os agentes públicos e os governos e é relacionada à capacidade da população de votar e de se manifestar de forma livre, tendo como exemplo o voto e a ação popular;
    2. Accountability horizontal: se dá entre entes ou órgãos estatais, ocorrendo quando um poder, órgão, agência reguladora, etc., fiscaliza o outro;
    3. Accountability societal: se dá entre a sociedade civil organizada e entes ou órgãos estatais, em que aquela, muitas vezes representada por ONG’s, sindicatos, associações, etc., fiscaliza os agentes públicos e o os governos, exercendo “pressão” legítima sobre a Administração Pública.

  • Para que a questão em apreço seja respondida corretamente, precisamos ter conhecimentos sobre accountability. Neste caso, marquemos a alternativa correta.

     Accountability é o termo usado para se referir ao dever que o agente público tem de prestar contas aos cidadãos. É um instrumento que busca limitar o poder, por assim dizer, dos agentes do estado. Para controlar o pode concedido, ao corpo funcional e político, o processo de responsabilização depende da informação/transparência, explicação sobre determinadas atitudes e de sanção aos que usarem de modo impróprio o poder que lhe foi concedido, assim como os recursos colocados à sua disposição. É de três tipos:

    • Horinzontal: é aquela prestação de contas que acontece unicamente em nível de governo. Podendo ser entre os poderes, mediante o sistema de freios e contrapesos (check and balances), ou entre órgãos, por meio dos Tribunais de Contas, Ministério Público, Agências Reguladores e outros órgãos de controle.

    • Vertical: Refere-se ao processo de prestação de contas entre o Governo e os cidadãos. Neste caso, os meios que podem ser usados são: o voto eleitoral e a ação popular.

    • Societal: Trata-se do processo de controle e fiscalização por meio de grupos pertencentes à sociedade civil. Os mecanismos de controle são os movimentos sociais, associações, sindicatos, a imprensa etc.

    Tendo o assunto acima como base, podemos considerar a alternativa "D" a correta, remetendo ao conceito de accountability vertical.

    GABARITO: D

    Fonte: 

    FENILI, Renato Ribeiro. Administração Geral e Pública para concursos. 3.ed. Niterói, RJ: Impetus, 2017

  • Accountability:

    • É o mecanismo que garante maior nível de transparência e exposição pública das políticas, por meio da indução dos dirigentes governamentais à prestação de contas dos resultados de suas ações à sociedade.

  • Para resolução da questão em análise, faz-se necessário o conhecimento do conceito de Accountability.

    Primeiramente, é importante frisar que a prestação de contas (accountability) é um pilar da governança, dado que a prestação de contas é um dos princípios da governança, bem como a responsabilização, sendo que esses dois conceitos são partes integrantes do accountability.

    Diante disso, vamos a uma breve explicação.

    Ana Mota (2006) entende que accountability “consiste na relação obrigacional que determina que quem recebeu um múnus de alguém deve prestar esclarecimentos de seus atos, motivando-os, e, se apurada alguma irregularidade, estará sujeito a sanção". Ou seja, é a obrigação que um órgão / entidade possui de prestar contas dos resultados obtidos, em função das responsabilidades que decorrem de uma delegação de poder. (Paludo, apud Ana Mota, 2006).

    Deste modo, no accountability ocorre a prestação de contas de determinada autoridade que utiliza recursos, dado que esses recursos são de terceiros, sendo o agente apenas um administrador.

    Entretanto, não basta divulgar como utilizou o dinheiro, mas é necessário que o gasto tenha ocorrido de forma responsável para que não haja responsabilização, bem como a divulgação deve ser feita de forma transparente.

    Nesta esteira, é importante frisar que o accountability pode ser horizontal, vertical ou societal. No accountability horizontal há relação de freios e contrapesos entre os poderes do Estado ou entre os órgãos, por meio dos Tribunais de Contas ou Controladorias Gerais e agências fiscalizadoras, ou seja, neste caso pressupõe-se uma relação de igualdade.

    Lado outro, no accountability vertical acontece quando os cidadãos controlam os políticos através de plebiscito, referendo e voto, ou seja, neste caso pressupõe-se uma relação entre desiguais.

    Por fim, no accountability societal ou social o controle não está associado ao voto, mas às diversas entidades sociais, como por exemplo sindicatos, ONGs, mídia e outros mecanismos que investigam e denunciam abusos cometidos pelos entes ou agentes públicos e cobram a sua responsabilização.

    Ante o exposto, a alternativa correta é a letra D, uma vez que as eleições podem ser consideradas mecanismos de accountability, mais precisamente, o accountability vertical, que acontece quando os cidadãos controlam os políticos através de plebiscito, referendo e voto, ou seja, neste caso pressupõe-se uma relação entre desiguais.


    Fonte:

    PALUDO, Augustinho Vicente. Administração Pública. 6ª Ed. – Rio de Janeiro: Forense; São Paulo: MÉTODO, 2017.


    Gabarito do Professor: Letra D.
  • GAB D

    Accountability inclui a obrigação de prestar contas, a utilização de boas práticas de gestão e a responsabilização pelos atos e resultados decorrentes da utilização dos recursos públicos.

    Existem três tipos de accountability

    1. Horizontal: um poder ou órgão fiscaliza o outro (mesmo nível) (públicos);
    2. Vertical: A população fiscaliza os políticos (voto e ação popular) (cidadão);
    3. Societal: representado por ONG's, sindicatos e associações (privada);

    FONTE: MEUS RESUMOS

    OBS: VENDO MEUS RESUMOS (Whatsapp: 87996271319)

  • accountability vertical é relacionada com a capacidade da população de votar e se manifestar de forma livre.