-
EM ORDEM, É O COI
C olocação
O cultação
I ntegração
Lembra daquele amiguinho chato :
"Vai tomar no COI"
-
1. Colocação – a primeira etapa do processo é a colocação do dinheiro no sistema econômico. Objetivando ocultar sua origem, o criminoso procura movimentar o dinheiro em países com regras mais permissivas e naqueles que possuem um sistema financeiro liberal. A colocação se efetua por meio de depósitos, compra de instrumentos negociáveis ou compra de bens. Para dificultar a identificação da procedência do dinheiro, os criminosos aplicam técnicas sofisticadas e cada vez mais dinâmicas, tais como o fracionamento dos valores que transitam pelo sistema financeiro e a utilização de estabelecimentos comerciais que usualmente trabalham com dinheiro em espécie.
2. Ocultação – a segunda etapa do processo consiste em dificultar o rastreamento contábil dos recursos ilícitos. O objetivo é quebrar a cadeia de evidências ante a possibilidade da realização de investigações sobre a origem do dinheiro. Os criminosos buscam movimentá-lo de forma eletrônica, transferindo os ativos para contas anônimas – preferencialmente, em países amparados por lei de sigilo bancário – ou realizando depósitos em contas abertas em nome de "laranjas" ou utilizando empresas fictícias ou de fachada.
3. Integração – nesta última etapa, os ativos são incorporados formalmente ao sistema econômico. As organizações criminosas buscam investir em empreendimentos que facilitem suas atividades – podendo tais sociedades prestarem serviços entre si. Uma vez formada a cadeia, torna-se cada vez mais fácil legitimar o dinheiro ilegal.
Para disfarçar os lucros ilícitos sem comprometer os envolvidos, a lavagem de dinheiro realiza-se por meio de um processo dinâmico que requer: primeiro, o distanciamento dos fundos de sua origem, evitando uma associação direta deles com o crime; segundo, o disfarce de suas várias movimentações para dificultar o rastreamento desses recursos; e terceiro, a disponibilização do dinheiro novamente para os criminosos depois de ter sido suficientemente movimentado no ciclo de lavagem e poder ser considerado "limpo".
-
Gab: C
Em sede doutrinária, a complexa dinâmica do branqueamento de capitais é subdividida em três fases:
--> Ocultação
--> Dissimulação
--> Integração dos bens, direitos ou valores à economia formal.
-
GABA: C
fatos legais de saber sobre a lavagem de dinheiro:
- admite-se tentativa E auto lavagem (AP470)
- pena aumentada de 1 a 2/3 praticado por ORGANIZAÇÃO CRIMINOSA(a banca vai trocar por associação na sua prova)
- não admite a modalidade culposa
- juiz pode de ofício decretar decisão assecuratória de bens(o recurso cabível é APELAÇÃO)
- conservação de dados da receita federal é de NO MÍNIMO 05 anos(banca vai dizer que é no máximo ou troca o prazo)
- nós estamos na 3 geração do crime de lavagem de dinheiro aceitando quaisquer infrações penais como crime antecedente. (banca vai dizer que não aceita contravenção penal)
- colaboração premiada é feita a qualquer tempo.
- admite-se ação controlada e a infiltração de agentes (isso entrou em vigor ANO PASSADO)
acho que com isso já responde a maioria das questões...
senado federal - pertencelemos!
-
GABARITO - C
--->Fases da Lavagem de Capitais
1ª) Introdução ou colocação (Placement). Objetivo → pegar o $$ sujo e inserir no mercado p/ q seja movimentado.
2ª) Dissimulação ou ocultação (Layering). Objetivo → evitar o rastreamento, afastando-o da origem. Objetivo → confundir.
3ª) Integração (Integration). Objetivo → integrar, no mercado formal, com aparência de licitude.
4ª) Reciclagem (não majoritária) Para o prof. Fausto Martins de Santos existe a 4ª fase. Objetivo → apagar todos os registros das fases anteriores.
Para a ocorrência do crime de Lavagem de Capitais não é necessário que ocorram todas as fases.
-
GAB C - Colocação, Ocultação e Integração.
FASES LAVAGEM DE DINHEIRO:
a) Introdução/colocação (placement): É a separação física entre o agente e o produto pelo crime, introduzindo-se o dinheiro no mercado formal; b) Dissimulação ou ocultação (layering): É a lavagem propriamente dita, operada através de operações e transações, que buscam impedir a descoberta da procedência ilícita dos valores. PRECISO DAR UMA APARÊNCIA DE LÍCITA PARA O DINHEIRO SUJO; c) Integração (integration): Com aparência de lícitos, os valores agora são formalmente incorporados ao sistema econômico por meio da criação, aquisição ou investimento em negócios lícitos, ou compras de bens.
-
< > GABARITO: C
FASES/ETAPAS:
PRIMEIRA OBS: --> UMAS DAS FASES JÁ ENQUADRA A LAVAGEM DE DINHEIRO (STF), OU SEJA, NÃO A NECESSIDADE DE CUMPRIR AS 2 OU 3 FASES.
PASSANDO PELAS 3 --> "LAVAGEM PLENA" (CASO COLOQUEM ESSE NOME DA QUESTÃO)
1 COLOCAÇÃO:
- NO SISTEMA ECONÔMICO
- MEIOS --> LOJAS> COMPRAS> PEQUENOS DEPÓSITOS> FRACIONAMENTO
2 OCULTAÇÃO:
- DIFICULTAR RASTREAMENTO
- MEIOS --> MOVIMENTAÇÃO> TRANSF. CONTAS> TRANSF. EXTERIOR
3 INTEGRAÇÃO:
- RETORNO P/ MERCADO FINAN.
- OBS: DE FORMA LÍCITA
- MEIOS --> EMPRESAS FANTASMAS
AGORA O PULO DO GATO> BIZU: PARA NUNCA MAIS ESQUECER
NA LEI DE LAVAGEM DE DINHEIRO EU COLO NO OCULTO E "INTREGO" PARA O PROFESSOR
ESTRANHO, MAS FAZ ACERTA QUESTÃO HAHA
OBS: NÃO COLO DE VERDADE PORQUE ISSO NÃO É DE DEUS KKK.
TMJ
-
ADENDO
Fases da lavagem - “iter criminis”
Conforme o STF, a concretização de uma destas fases já é suficiente para se ter o crime na forma consumada.
⇒ Adota-se a doutrina norte-americana: ( COI )
-1ª Fase: Colocação (placement) - o ativo sujo é posto em circulação; o dinheiro é "colocado" no mercado.
*Obs: estes ativos sujos geralmente são colocados em circulação de maneira gradual e em pequenas quantidades ⇒ "smurfing", pitufeo.
-2ª Fase: Ocultação (dissimulação, layering) - escopo de dificultar o rastreamento econômico dos ativos ilícitos já postos em circulação. → branqueamento dos ativos sujos.
→ Uso volumoso de transações eletrônicas, principalmente em países que guardam alto sigilo das movimentações bancárias (paraísos fiscais).
-3ª Fase: Integração - integrar o ativo já branqueado de maneira formal à economia regular, dando a impressão de ser um ativo "limpo" e capitalizado de maneira lícita.
*Ex.: compra de uma empresa já existente, aquisição de um empreendimento imobiliário.
-
A questão exige do candidato o conhecimento acerca do que a Lei 9.613/98 dispõe e a doutrina entende sobre lavagem de dinheiro.
A- Incorreta. Vide alternativa C.
B- Incorreta. Vide alternativa C.
C- Correta. O funcionamento da operação de lavagem de dinheiro usualmente encontra-se subdividida em duas categorias: conversão de bens e a movimentação do dinheiro, que é realizada em três estágios: colocação, ocultação ou estratificação e finalmente a integração. Na fase de colocação, há a introdução do produto do crime no mercado formal para a sua conversão em ativos lícitos; na fase de ocultação, busca-se construir uma nova origem lícita, legítima do dinheiro, por meio de condutas que buscam impedir a descoberta da procedência ilícita dos valores; e na fase de integração, há a reintrodução dos valores, agora com aparência lícita, ao sistema econômico.
D- Incorreta. Vide alternativa C.
O gabarito da questão, portanto, é a alternativa C.
-
Colocação: inserção dos recursos no mercado financeiro;
Ocultação ou Dissimulação: movimentação dos recursos p/ tentar despistar ações investigativas;
Integração: introdução dos valores na economia por meio de investimentos.
-
O cidadão que elaborou esta questão, estava numa preguiça enorme, sem precedente, viu.
Já imaginou, rsrsrrsss o cara estudando e em certo momento se atentar que não basta só saber, tem que saber e a ordem cronológica do trem. rrsrrs
DEUS é mais.
EU tenho fé no sangue de Jesus que vou passar logo em um concurso para não ter que está passando por certas situações, DEUS é mais!
-
● Fases da Lavagem de Dinheiro
1) Colocação (ou Introdução): introdução dos recursos ilícitos no mercado formal – separação física entre o agente e os recursos ilícitos.
2) Ocultação (ou Dissimulação): lavagem propriamente dita – construção de uma nova origem lícita.
3) Integração: incorporação ao sistema econômico.
-
GABARITO - C
Uma fonte, mais do que confiável: site do próprio COAF:
COLOCAÇÃO: (conversão, Placement): A primeira etapa do processo é a colocação do dinheiro no sistema econômico. Objetivando ocultar sua origem, o criminoso procura movimentar o dinheiro em países com regras mais permissivas e naqueles que possuem um sistema financeiro liberal.
Ex.: Depósitos, Compra de instrumentos negociáveis ou compra de bens. Smurfing: fracionamento dos valores que transitam pelo sistema financeiro, Utilização de estabelecimentos comerciais que usualmente trabalham com dinheiro em espécie.
OCULTAÇÃO: (Empilage, Layring): Segunda etapa do processo consiste em dificultar o rastreamento contábil dos recursos ilícitos. O objetivo é quebrar a cadeia de evidências ante a possibilidade da realização de investigações sobre a origem do dinheiro.
Ex.: Movimentá-lo de forma eletrônica, transferindo os ativos para contas anônimas – preferencialmente, em países amparados por lei de sigilo bancário Realizando depósitos em contas "fantasmas".
INTEGRAÇÃO: (Integration): Última etapa, os ativos são incorporados formalmente ao sistema econômico.
Adendo:
- LAVAGEM DE DINHEIRO, NA MODALIDADE “OCULTAR”, É CRIME PERMANENTE
Q --- Acerca do crime de lavagem de dinheiro — previsto na Lei n.º 9.613/1998 —, assinale a opção correta, de acordo com a legislação de regência e o atual entendimento do STF.
O crime de lavagem de dinheiro será crime permanente se for praticado na modalidade de ocultar os valores provenientes de infração penal anterior, estendendo-se a sua execução até que os objetos materiais da lavagem se tornem conhecidos. CERTO
-
Para o espião do CEBASPE copiar:
NÃO HÁ NECESSIDADE DAS TRÊS FASES: o crime de lavagem de capitais, consoante entendimento consolidado na doutrina e na jurisprudência, divide-se em três etapas independentes:
1ª - COLOCAÇÃO (PLACEMENT)
2ª – DISSIMULAÇÃO/ENCOBRIMENTO/OCULTAÇÃO (LAYERING)
3ª - INTEGRAÇÃO (INTEGRATION), não se exigindo, para a consumação do delito, a ocorrência dessas três fases.
-
A questão versa sobre os crimes de
lavagem de dinheiro, previstos na Lei nº 9.613/1998. A doutrina orienta que o
processo da lavagem de dinheiro passa por três fases, quais sejam: 1ª) Colocação
(placement), momento da separação física do dinheiro dos autores do
crime; 2ª) Dissimulação ou ocultação (layering), fase em que se multiplicam
as transações por meio de muitas empresas e contas, de modo que se perca a
trilha do dinheiro, para que não se possa identificar a origem ilícita dos
valores ou bens; 3ª) Integração (integration ou recycling), fase
em que o dinheiro é empregado em negócios lícitos na compra de bens, dificultando
ainda mais a investigação. Em sendo assim, constata-se que é na alternativa C
que estão indicadas adequadamente as referidas fases do crime de lavagem de
dinheiro, sendo certo que as demais alternativas não indicam adequadamente as
fases do referido crime.
Gabarito do Professor: Letra C