SóProvas


ID
5545567
Banca
FGV
Órgão
FUNSAÚDE - CE
Ano
2021
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

O principal problema que ameaça o sucesso continuado dos fármacos antimicrobianos é o desenvolvimento de organismos resistentes. De fato, o uso excessivo e inapropriado de antibióticos em pacientes que provavelmente não tem infecções bacterianas, a administração por tempo prolongado e o uso de múltiplo fármacos propicia um aumento significativo na prevalência de patógenos com resistência à múltiplos fármacos.
Com relação às características de ocorrência de resistência das diferentes classes de antibióticos ou quimioterápicos, assinale a afirmativa correta. 

Alternativas
Comentários
  • A) A resistência à vancomicina nos enterococos deve-se a uma modificação d-Ala-d-Ala da unidade de formação do peptidoglicano, em que a d-Ala terminal é substituída por d-lactato. Essa alteração resulta na perda de uma ligação de hidrogênio crítica, que facilita a ligação de alta afinidade da vancomicina a seu alvo, com perda da atividade.

    B) Três mecanismos de resistência a análogos da tetraciclina foram descritos: (1) influxo comprometido ou efluxo aumentado por meio de uma bomba proteica transportadora ativa; (2) proteção do ribossomo em razão da produção de proteínas que interferem na ligação da tetraciclina com o ribossomo; (3) inativação enzimática. Os mais importantes são a produção de uma bomba de efluxo e a proteção do ribossomo.

    C) Foram definidos três mecanismos principais: (1) produção de uma enzima transferase ou de enzimas que inativam o aminoglicosídeo por adenilação, acetilação ou fosforilação. Esse é o principal tipo de resistência encontrado clinicamente. (2) impedimento da entrada do aminoglicosídeo na célula. Esse mecanismo pode ser genotípico, resultando de mutação ou deleção de uma proteína porina ou de proteínas envolvidas no transporte e na manutenção do gradiente eletroquímico; ou fenotípico, decorrendo, por exemplo, de condições de crescimento sob as quais o processo de transporte dependente de oxigênio acima descrito não esteja funcional; (3) a proteína receptora na subunidade ribossomal 30S pode ser deletada ou alterada em consequência de uma mutação.

    d) A resistência às penicilinas e outros β-lactâmicos é produzida por um de quatro mecanismos gerais: (1) inativação do antibiótico pela β-lactamase, (2) modificação das PBP-alvo, (3) penetração reduzida do fármaco até as PBP-alvo e (4) efluxo do antibiótico. A produção de β-lactamases constitui um mecanismo mais comum de resistência.

    E) A resistência à sulfonamida pode ocorrer em razão de mutações que (1) provocam produção em excesso de PABA, (2) causam a produção de uma enzima sintetizadora de ácido fólico com baixa afinidade para as sulfonamidas, ou (3) comprometem a permeabilidade à sulfonamida. A di-hidropteroato sintetase de baixa afinidade com a sulfonamida é codificada em um plasmídeo que é transmissível e pode se disseminar rápida e amplamente. Mutantes com di-hidropteroato sintetase resistente à sulfonamida também podem surgir sob pressão seletiva.