SóProvas


ID
5545573
Banca
FGV
Órgão
FUNSAÚDE - CE
Ano
2021
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Com relação ao tema de fármacos sedativo-hipnóticos, analise as afirmativas.

I. A abstinência de um sedativo-hipnótico pode ter manifestações graves e potencialmente fatais e variam de individuo para indivíduo
II. As interações medicamentosas que envolvem os sedativos-hipnóticos consistem em interações com outros agentes estimulantes do SNC, resultando em efeitos aditivos.
III. Os benzodiazepínicos como o alprazolam e o midazolam, são utilizados para estados de ansiedade aguda, ataques de pânico, distúrbios do sono, de acordo com sua meia-vida no organismo.

Está correto o que se afirma em

Alternativas
Comentários
  • Gabarito correto: Item A. Essa questão teve o gabarito alterado.
  • Não constam nas indicações clínicas do midazolam "estados de ansiedade aguda, ataques de pânico", apenas distúrbios do sono graves e sedação em procedimentos cirúrgicos, sendo esta segunda a de maior relevância clínica. A banca deu uma viajada nesse alternativa III. Mas tem que ficar de olho aberto, pois mtas questões mudaram o gabarito nessa prova.

  • Abstinência a benzodiazepínicos nunca são fatais e ao fenobarbital no máximo pode causar convulsão, a 3 é a única certa, pois em ataques de pânico e ansiedade aguda pode-se usar um benzodiazepínco de ação rápida como midazolam ou de ação média, mesmo não estando na bula pode ser um fármaco de segunda escolha.

  • Típica questão que a banca faz o que quer com o candidato. Na minha opinião, a alternativa III dá uma extrapolada quando coloca o MIDAZOLAM para tratamento de ansiedade aguda e não fala em nenhum momento seu uso para procedimentos cirúrgicos.

  • Os benzodiazepínicos devem, preferencialmente, ser utilizados em casos de ansiedade aguda, por um curto período de tempo, devido aos seus efeitos adversos perigosos, especialmente em idosos. Para terapias prolongadas um ansiolítico serotoninérgico, como a buspirona, é melhor indicado. Por isso considerei a alternativa III correta.