SóProvas


ID
5545630
Banca
FGV
Órgão
FUNSAÚDE - CE
Ano
2021
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Com relação ao tema de nanotecnologia farmacêutica, analise as afirmativas a seguir.
I. A nanotecnologia farmacêutica trata, em geral, de materiais farmacêuticos, estruturas e produtos de aproximadamente 1 até 100 nm, com limite máximo de 1.000 nm.
II. Os sistemas considerados como nano medicamentos são os anticorpos, os conjugados polímero-fármacos, os dendrímeros, as nano partículas, as ciclodextrinas e os lipossomos.
III. A conjugação de fármacos com polímeros pode aumentar a ação terapêutica do fármaco por melhorar a solubilidade e a proteção do fármaco da degradação enzimática, otimizando tempo de circulação no plasma e/ou o melhor direcionamento do fármaco.

Está correto o que se afirma em

Alternativas
Comentários
  • Anticorpos NÃO sao partículas consideradas como nanotecnológicas.

  •  I. A nanotecnologia farmacêutica trata, em geral, de materiais farmacêuticos, estruturas e produtos de aproximadamente 1 até 100 nm, (falsa)

    1 até 1000 nm

    https://www.ema.europa.eu/en/glossary/nanotechnology

    The use of tiny structures less than 1,000 nanometres across, which are designed to have specific properties. 

  • O Limite máximo de tamanho de uma nanoestrutura é de até 1000nm , mas geralmente, na área farmacêutica, são obtidas estruturas que apresentam diâmetro entre 100 e 300 nm ( FRONZA, 2006)

  • Segundo a Associação Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), nos últimos 30 anos, o conceito de nanotecnologia vem sendo modificado e aprimorado de acordo com os avanços da ciência. Mesmo na atualidade não há um conceito internacional consensual para o termo. O conceito de nanotecnologia mais difundido e compartilhado por diferentes organizações governamentais é: “a nanotecnologia é a compreensão e controle da matéria na escala nanométrica, em dimensões entre cerca de 1 e 100 nanometros (nm), onde fenômenos únicos permitem novas aplicações.”

    https://ictq.com.br/industria-farmaceutica/852-nanotecnologia-revoluciona-a-saude-e-a-producao-de-farmacos