SóProvas


ID
5545825
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Jaguariúna - SP
Ano
2021
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

O ruído e a vibração são formas de energia que, do ponto de vista da Higiene do Trabalho, demandam a determinação de suas características capazes de causar efeitos nocivos aos trabalhadores expostos. A respeito da caracterização do risco à saúde, das técnicas de medição e medidas de controle associadas, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Perda Auditiva Induzida por Ruído (Pair) é a perda provocada pela exposição por tempo prolongado ao ruído. Configura-se como uma perda auditiva do tipo neurossensorial, geralmente bilateral, irreversível e progressiva com o tempo de exposição ao ruído.

    a avaliação da vibração deve ser feita para cada direção ortogonal, visto que a vibração é uma grandeza vetorial, possuindo magnitude e direção, e considerando que pode ocorrer de um dos eixos ser dominante em relação aos demais, se este eixo de vibração exceder a exposição diária, não necessariamente o limite de exposição estará excedido. O LIMITE SERÁ EXCEDIDO SE QUALQUER UM DOS EIXOS DE VIBRAÇÃO ULTRAPASSAR O LIMITE DIÁRIO.

    exposição dos trabalhadores, sem proteção adequada, a níveis de ruído de impacto superiores a 130 dB (cento e trinta decibels) (LINEAR), medidos no circuito de resposta para impacto, ou superiores a 120 dB (C) (cento e vinte decibels), medidos no circuito de resposta lenta (SLOW), oferecerão risco grave e iminente aos trabalhadores expostos. As atividades ou operações que exponham os trabalhadores, sem proteção adequada, a níveis de ruído de impacto superiores a 140 dB(LINEAR), medidos no circuito de resposta para impacto, ou superiores a 130 dB(C), medidos no circuito de resposta rápida (FAST), oferecerão risco grave e iminente.  

    os níveis de ruído contínuo ou intermitente devem ser medidos em decibels (dB), com instrumento de pressão sonora operando em circuito de compensação “C” e circuito de resposta rápida (FAST), com os microfones instalados de forma que se situem nas proximidades do ouvido do trabalhador. Os níveis de ruído contínuo ou intermitente devem ser medidos em decibéis (dB) com instrumento de nível de pressão sonora operando no circuito de compensação "A" e circuito de resposta lenta (SLOW). As leituras devem ser feitas próximas ao ouvido do trabalhador.