SóProvas


ID
5545843
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Jaguariúna - SP
Ano
2021
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

A respeito das medidas de controle individual para agentes químicos e da legislação que se lhe aplica, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • NR 6 - EQUIPAMENTO DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL - EPI

    D - EPI PARA PROTEÇÃO RESPIRATÓRIA 

    d) peça um quarto facial, semifacial ou facial inteira com filtros para material particulado tipo P1 para proteção das vias respiratórias contra poeiras e névoas; e ou P2 para proteção contra poeiras, névoas e fumos; e ou P3 para proteção contra poeiras, névoas, fumos e radionuclídeos; 

  • A) creme protetor de segurança para proteção dos membros superiores (mãos e braços) contra agentes químicos. 

    B) EPI para proteção respiratória: Peça um quarto facial, semifacial ou facial inteira com filtros químicos e ou combinados para proteção das vias respiratórias contra gases e vapores e ou material particulado.

    C) CORRETA (letra da norma)

    D) Não consta na NR nenhum tipo de gradação em ppm

    E) Atm IPVS 12,5%

  • Lembrete!

    • PFF1/ PFF2/ PFF3 [Peça Semifacial Filtrante PFF1/ PFF2/ PFF3] Tipo de respirador para proteção das vias respiratórias onde o próprio respirador é o meio filtrante. Este é um produto sem manutenção, ou seja, descartável.

    • P1/ P2/ P3 [Filtro P1/ P2/ P3] Filtros para proteção das vias respiratórias acoplado à peça facial; são utilizados em respiradores não descartáveis, ou seja, que permitem manutenção e higienização.

    Fonte: Camisassa, Mara Queiroga. (2021) Segurança e Saúde no Trabalho. 

    Os filtros para material particulado tipo P1 para proteção das vias respiratórias contra poeiras e névoas;

    e ou P2 para proteção contra poeiras, névoas e fumos;

    e ou P3 para proteção contra poeiras, névoas, fumos e radionuclídeos.

    O que são radionuclídeos?

    As formas radioativas dos elementos são chamadas de radionuclídeos. Alguns ocorrem naturalmente no ambiente, enquanto outros são feitos pelo homem, deliberadamente ou como subprodutos de reações nucleares.

     

    Cada radionuclídeo emite radiação em sua própria taxa específica, que é medida em termos de meia-vida. A meia-vida radioativa é o tempo necessário para que metade dos átomos radioativos presentes decaiam. O decaimento radioativo ocorre quando um radioisótopo se transforma em outro radioisótopo; este processo emite radiação de alguma forma. Alguns radionuclídeos têm meia-vida de meros segundos, mas outros têm meia-vida de milhões de anos.