-
Acredito que essa questão não tem resposta correta!
-
ANEXO V da NR-12 MOTOSSERRAS
1. As motosserras devem dispor dos seguintes dispositivos de segurança:
a) freio manual ou automático de corrente;
b) pino pega-corrente;
c) protetor da mão direita;
d) protetor da mão esquerda;
e) trava de segurança do acelerador
4.1. Os empregadores devem promover, a todos os operadores de motosserra e similares, treinamento para utilização segura da máquina, com carga horária mínima de oito horas e conforme conteúdo programático relativo à utilização constante do manual de instruções
-
Gab. C
A) ERRADO. O içamento do cesto suspenso somente pode ser feito por meio de cabo de aço, correntes, cabos de fibras naturais ou sintéticos com fitilho de identificação ou sistema para identificação e rastreamento previsto pelo INMETRO – Regulamento de Avaliação da Conformidade para Cabos de Aço de Uso Geral. Apenas cabo de aço com fitilho.
B) ERRADO. Os dispositivos de partida, acionamento e parada das máquinas e dos equipamentos estacionários devem ser projetados, selecionados e instalados de modo que, ao se localizarem em suas zonas perigosas da máquina ou do equipamento, não acarretem riscos adicionais e impeçam acionamento ou desligamento involuntário pelo operador ou por qualquer outra forma acidental. Não devem localizar em zonas perigosas.
C) CORRETO. As motosserras devem dispor dos seguintes dispositivos de segurança: freio manual ou automático de corrente; pino pega-corrente; protetor da mão direita; protetor da mão esquerda e trava de segurança do acelerador, sendo que os empregadores devem promover, a todos os operadores de motosserra, treinamento para utilização segura da máquina, com carga horária mínima de oito horas.
D)ERRADO. A prensa mecânica excêntrica servoacionada é a máquina que utiliza motor de torque ou servomotor ligado mecanicamente ao eixo de acionamento da máquina de forma que o servoacionamento não fique intertravado com o sistema de segurança e o acionamento possua um dispositivo de retenção do martelo, que pode ser incorporado no próprio motor. O servoacionamento deve ficar intertravado com o sistema de segurança.
E) ERRADO. Entende-se, para fins de aplicação da norma, que manutenção preventiva é aquela que permite garantir uma qualidade de serviço desejada, com base na aplicação sistemática de técnicas de análise, utilizando-se de meios de supervisão centralizados ou de amostragem, para reduzir ao mínimo a manutenção preditiva e diminuir a manutenção corretiva. Essa é a definição de manutenção preditiva.
Fonte: NR-12
-
A) ERRADA: O içamento do cesto suspenso somente pode ser feito por meio de cabo de aço, correntes, cabos de fibras naturais ou sintéticos com fitilho de identificação ou sistema para identificação e rastreamento previsto pelo INMETRO – Regulamento de Avaliação da Conformidade para Cabos de Aço de Uso Geral (Portaria INMETRO/MDIC n.º 176, de 16/06/2009).
B) ERRADA: Os dispositivos de partida, acionamento e parada das máquinas e dos equipamentos estacionários devem ser projetados, selecionados e instalados de modo que, (NÃO SE LOCALIZEM) ao se localizarem em suas zonas perigosas da máquina ou do equipamento, não acarretem riscos adicionais e impeçam acionamento ou desligamento involuntário pelo operador ou por qualquer outra forma acidental.
C) CORRETA: As motosserras devem dispor dos seguintes dispositivos de segurança: freio manual ou automático de corrente; pino pega-corrente; protetor da mão direita; protetor da mão esquerda e trava de segurança do acelerador, sendo que os empregadores devem promover, a todos os operadores de motosserra, treinamento para utilização segura da máquina, com carga horária mínima de oito horas.
D) ERRADA: Prensa mecânica excêntrica servoacionada é a máquina que utiliza motor de torque ou servomotor ligado mecanicamente ao eixo de acionamento da máquina de forma que o servoacionamento NÃO fique intertravado com o sistema de segurança e o acionamento possua um dispositivo de retenção do martelo, que pode ser incorporado no próprio motor.
E) ERRADA: Entende-se, para fins de aplicação da norma, que manutenção preventiva (PREDITIVA) é aquela que permite garantir uma qualidade de serviço desejada, com base na aplicação sistemática de técnicas de análise, utilizando-se de meios de supervisão centralizados ou de amostragem, para reduzir ao mínimo a manutenção preditiva e diminuir a manutenção corretiva.