SóProvas


ID
5546386
Banca
IBFC
Órgão
Prefeitura de São Gonçalo do Amarante - RN
Ano
2021
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Um time de futebol terá um ciclo de 3 jogos pela frente. Ele pode vencer (ganha 3 pontos), perder (não ganha pontos) ou empatar (ganha 1 ponto). Assinale a alternativa que indica a probabilidade desse time terminar esse ciclo com exatamente 4 pontos, considerando apenas a quantidade de resultados (e não a força do time com respeito aos adversários). 

Alternativas
Comentários
  • Não consigo chegar ao resultado, Se alguém puder explicar, ficaria grato.

    Levando em considerações a probabilidades de Vitorias, Empates e Derrotas.

    Na minha mente, o número da distribuição de situações favoráveis, que é a soma exata de 4 pontos= 6 Favoráveis

    V - E - D / E - V -D / D - V - E

    V- D - E / E - D - V / D - E - V

    Já o número da distribuição de situações possíveis se daria por: 3X3x3 = 27 Possíveis

    V - V - V / E - E - E / D - D -D

    V - V - E / E - E - V / D - D - V

    V - E - V / E - V - E / D - V - D

    V - E - E / E - V - V / D - V - V

    V - V - D / E - E - D / D - D - E

    V - D - V / E - D - E / D - E - D

    V - D - D / E - D - D / D - E - E

    V - E - D / E - V - D / D - V - E

    V - D - E / E - D - V / D - E - V

    Logo, teríamos: 6/27 = 2/9

    Contudo, a questão apresenta gabarito de 2/3.

  • A resposta tem que ser 2/9 mesmo

    3! = V-D-E (permutação)

    3^3 = Total de possíveis resultados

    é 3!/(3^3)

    fica 6/27 = 2/9

    gabarito D) - sem medo de ser feliz

    https://fs.ibfc.org.br/arquivos/1919/3KsDFgh3_Gabarito_pos_recursos/pdf/GABARITO_IBFC_02_posrecurso.pdf

    Questão 22 - gabarito d) no definitivo

    O gabarito aqui no qconcursos está incorreto!!!!

  • Gabarito Definitivo é D gente.

  • Faço tudo certinho e todo um susto vermelho.

  • São 3 partidas , para 4 pontos. Vitória vale 3 pontos , empate 1 , derrota 0. Logo das 3 eles tem que ganhar uma e empatar 1 não importa a ordem . Com estamos falando de 3 partidas , isso corresponde a 2/3.
  • ou ele empata 4 vezes ou ele ganha 1 e empata 1 (a soma dos pontos tem que dar 4), sabe-se que são3 jogos, então a probabilidade será de 2/3.

    2- das duas formas de ganhar

    3- do total de jogos

  • GABARITO: 6/27= 2/9

    Probabilidade de fazer no máximo 4 pontos: 3!= 6.

    Não pode repetir nenhuma das possibilidades porque sairia da restrição de exatamente 4 pontos. Se ganhar duas (6 pontos); se ganhar uma e empata duas (3pontos). Só pode Ganhar, depois empatar, depois perder ou primeiro empatar, depois ganhar, depois perder ou primeiro perder, depois ganhar, depois empatar...(você entendeu).

    Na primeira partida, são três possibilidade (ganhar, perder, empatar). Na segunda são só duas. Na terceira, só uma.

    Probabilidade total: 3x3x3=27

    Aqui não há restrições. Na primeira partida, há três possibilidades (ganhar, empatar, perder). Na segunda e terceira acontece o mesmo.

    #marcha

  • SAO 3 JOGOS, PORTANTO TEM QUE EMPATAR UM, GANHAR UM E PERDER OUTRO, NAO IMPORTA A ORDEM, OU SEJA , PERMUTA DE 3! = 6

    CHANCE DE EMPATAR 1/3

    CHANCE DE GANHAR 1/3

    CHANCE DE PERDER 1/3

    PORTANTO 6X1/3X1/3X1/3

  • Não entendi patavinas

  • Vamos lá:

    1ª Partida tem 3 resultados de 3 = 3/3

    2ª partida tem 2 resultados de 3 = 2/3

    3ª partida tem 1 resultado de 3 = 1/3

    Então:

    3/3 x 2/3 x 1/3 = 6/27 simplificando 2/9.

  • Resolvi a questão pela seguinte lógica!

    1. O time para ganhar os 4 pontos precisaria ganhar (3 pontos) e empatar (1 ponto)
    2. Como são três partidas, fiz a seguinte multiplicação 3x3=9
    3. Resultado: 2/9
  • Um time de futebol terá um ciclo de 3 jogos pela frente. Ele pode vencer (ganha 3 pontos), perder (não ganha pontos) ou empatar (ganha 1 ponto). Assinale a alternativa que indica a probabilidade desse time terminar esse ciclo com exatamente 4 pontos, considerando apenas a quantidade de resultados (e não a força do time com respeito aos adversários). 

    2/9

    resolvi dessa forma: o time só pode fazer 4 pontos pontuando 2X. ele não pode pontuar mais que isso.

    têm 3 jogos para ganhar 1 = 1/3

    2º têm 2 jogos e não pode ganhar= 2/3

    3º tem um jogo e não pode pontuar= 1/1

    a ordem não importa, desde que o resultado seja diferente em cada jogo, mas seguindo essa ordem de maneira sucessiva:

    1/3 X 2/3 x 1/1 = 2/9

  • Eu fiz assim galera:

    Descobrir o total de possibilidade:

    • Primero jogo: 3 possibilidades
    • Segundo: 3 também
    • Terceiro 3 também
    • Multiplica tudo e dá 27, esse é o espaço amostral, nosso total

    Ai eu fiz na mão mesmo o número de possibilidades que ele faz 4 pontos:

    4+1+0

    4+0+1

    0+4+1

    0+1+4

    1+0+4

    1+4+0

    Ou seja: 6 possibilidades

    ai agora é só usar a formula da probabilidade, você pega o número de casos favoráveis e divide pelo espaço amostral, o total de possibilidades:

    6/27= 2/9 (simplifica o 6 e o 27 por 3)