SóProvas


ID
5546725
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDUC-AL
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

exto CG1A1-I

   A teoria das causas cerebrais dos transtornos mentais passou gradualmente a ironizar tudo o que se relacionava com a forma de vida do sujeito, compreendida como unidade entre linguagem, desejo e trabalho. As narrativas de sofrimento da comunidade ou dos familiares com quem se vive, a própria versão do paciente, o seu “lugar de fala” diante do transtorno, tornaram-se epifenômenos, acidentes que não alteram a rota do que devemos fazer: correção educacional de pensamentos distorcidos e medicação exata.
   Quarenta anos depois, acordamos em meio a uma crise global de saúde mental, com elevação de índices de suicídio, medicalização massiva receitada por não psiquiatras e insuficiência de recursos para enfrentar o problema.
   Esse é o custo de desprezar a cultura como instância geradora de mediações de linguagem necessárias para que enfrentemos o sofrimento antes que ele evolua para a formação de sintomas. Esse é o desserviço dos que imaginam que teatro, literatura, cinema e dança são apenas entretenimento acessório — como se a ampliação e a diversidade de nossa experiência cultural não fossem essenciais para desenvolver capacidade de escuta e habilidades protetivas em saúde mental. Como se eles não nos ensinassem como sofrer e, reciprocamente, como tratar o sofrimento no contexto coletivo e individual do cuidado de si.

Christian Dunker. A Arte da quarentena para principiantes.
São Paulo: Boitempo, 2020, p. 32-33 (com adaptações). 

Julgue o próximo item, relativos aos sentidos e aos aspectos linguísticos do texto CG1A1-I.  

No segundo período do primeiro parágrafo, o termo “tornaram-se” concorda com “narrativas”. 

Alternativas
Comentários
  • A QUESTÃO COBROU DO CANDITADO CONHECIMENTO EM CONCORDÂNCIA VERBAL

    Regra geral: O verbo concorda com o núcleo do sujeito em número e pessoa.

    "As narrativas" substantivo feminino no plural, logo, o verbo vai para o plural para concordar com o sujeito ficando "tornaram".

    ATENÇÃO: A banca quis induzir o canditado a erro fazendo-o acreditar que o termo "epifenômenos" seria o sujeito verbo "tornar". Lembre-se que "TORNAR" É VERBO DE LIGAÇÃO, logo "epifenômenos" é ADJETIVO.

    Gabarito: Certo

  • As narrativas de sofrimento da comunidade ou dos familiares com quem se vive, a própria versão do paciente, o seu “lugar de fala” diante do transtorno, tornaram-se epifenômenos, acidentes que não alteram a rota do que devemos fazer: correção educacional de pensamentos distorcidos e medicação exata.

    • Quem tornou-se? As narrativas
    • As narrativas tornaram-se.

    APROVADO PCAL EM 21º LUGAR! RUMO AO 1º! DEUS É JUSTO!

  • As narrativas de sofrimento da comunidade ou dos familiares com quem se vive, a própria versão do paciente, o seu “lugar de fala” diante do transtorno, tornaram-se epifenômenos.

    Para mim o termo concorda com: "as narrativas", "a própria versão", "o seu lugar de fala".

  • Eu também pensei que a resposta pudesse estar ambígua... Digo, o verbo poderia tanto concordar com "narrativas", mas também com "a própria versão" e "o seu lugar de fala". Nisso, a concordância ainda estaria certa, mas o plural seria devido ao sujeito composto...

  • Começaram os gabaritos duvidosos. Essa tava tranquila demais pra ser verdade kkkkkk

  • As narrativas de sofrimento da comunidade ou dos familiares com quem se vive, a própria versão do paciente, o seu “lugar de fala” diante do transtorno, tornaram-se epifenômenos (...)

    O q se tornou epifenômeno ?

    As narrativas tornaram -se.

    OBS: No contexto apresentado tornaram-se é verbo de ligação.

  • Esperando Batman e Robin (Sr. Shelking e Ivan) solucionarem esse mistério

  • Seria menos ambíguo se o texto fosse escrito assim:

    As narrativas de sofrimento da comunidade ou dos familiares com quem se vive - a própria versão do paciente, o seu “lugar de fala” diante do transtorno - tornaram-se epifenômenos, acidentes que não alteram a rota do que devemos fazer: correção educacional de pensamentos distorcidos e medicação exata.

    Na escrita original, a concordância poderia se dar conforme um sujeito composto: "As narrativas (...)", "a própria versão do paciente" e "o seu lugar de fala". No entanto, acredito que essas duas últimas expressões sejam aposto explicativo, sendo assim o entendimento da banca para o gabarito.

  • E EU PENSANDO EM SUJEITO COMPOSTO.

  • Sujeito simples,pois o só há um núcleo - Narrativas

  • ERREI, E GOSTARIA DE EXPLICAÇÕES, CONSIDEREI SER SUJEITO COMPOSTO, E POR ISSO ESTAR NO PLURAL.

  • Achei que era sujeito composto e por isso o verbo estava no plural.

  • Dá para aceitar o gabarito como sendo correto, dá!

    MAS, é inegável que no trecho:

    "As narrativas de sofrimento da comunidade ou dos familiares com quem se vive, a própria versão do paciente, o seu “lugar de fala” diante do transtorno, tornaram-se epifenômenos"

    O verbo tornar-se poderia concordar com "as narrativas", "a própria versão", "o seu lugar de fala", pois representa o sentido do que se tornou.

    Para mim é sujeito composto!

  • Eu só perguntei "Que é que tornaram-se epifenômenos?"

  • As narrativas de sofrimento da comunidade ou dos familiares com quem se vive, a própria versão do paciente, o seu “lugar de fala” diante do transtorno, tornaram-se epifenômenos, acidentes que não alteram a rota do que devemos fazer: correção educacional de pensamentos distorcidos e medicação exata.

    Galera, imagino que não possa ser sujeito composto, pois, se assim o fosse, o texto teria um erro gramatical.

    Veja: entre o sujeito e o verbo não pode haver vírgula os separando! Se considerarmos que há sujeito composto, a vírgula que aparece após "transtorno" estará errada.

    Logo, esses termos que "parecem" ser sujeito na verdade são um desdobramentos do início do período.

  • O NÚCLEO DO SUJEITO (AS NARRATIVAS) ESTA NO PLURAL CONCORDANDO COM O VERBO (TORNARAM - SE)

    GABARITO ''C''.

  • Acredito que o segredo para evitar a ambiguidade quanto ao sujeito ser "As narrativas" "a própria versão do paciente" “lugar de fala” seja a vírgula após "transtorno", que separa o sujeito "narrativas" do verbo "tornaram-se".

  • quem errou, acertou

  • Concordo com que há um sujeito composto, cujos núcleos são: *narrativas*, *versão* e *"lugar de fala"*.

    Quanto à virgula depois da palavra transtorno, não está errada, segundo renomada gramática.

    Vejamos um exemplo retirado da gramática de Celso Cunha e Lindley Cintra, página 658:

    "A sua fronte, a sua boca, o seu riso, as suas lágrimas, enchem-lhe a voz de formas e de cores..."

    (Teixeira de Pascoaes, OC, VII, 83.)

    Espero que os professores do Qconcursos comentem essa prova e as demais realizadas recentemente. Isso nos ajuda deveras!

  • CORRETA

  • népussivi

  • Oxente??

  • CUIDADO

    A questão possui gabarito incorreto. Há grande volume de comentários que apenas concordam de modo genérico com o apontado pela banca.

    Solicita-se julgamento da assertiva sobre a concordância do termo destacado na passagem:

    "As narrativas de sofrimento da comunidade ou dos familiares com quem se vive, a própria versão do paciente, o seu “lugar de fala” diante do transtorno, tornaram-se epifenômenos, acidentes que não alteram a rota do que devemos fazer: correção educacional de pensamentos distorcidos e medicação exata."

    A forma verbal em destaque é verbo copulativo que liga um sujeito ao seu respectivo predicativo. Importante que o aluno tenha plena ciência do sentido de "epifenômenos", predicativo do sujeito inserto pela forma copulativa, cujo significado aponta para um fenômeno de pouca importância, que embora presente não produz efeito, inerte.

    Munido do sentido do adjetivo, cabe ao aluno questionar: quais acontecimentos se tornaram "epifenômenos"? A resposta pode ser facilmente retomada do texto, que transcorre sobre a crise na saúde mental e afirma que "as narrativas de sofrimento da comunidade ou dos familiares, a própria versão do paciente e seu lugar de fala diante do transtorno" acabaram por virar fenômenos descartáveis que em nada alteram a aplicação de correção educacional e medicação exata.

    Em palavras distintas, o autor afirma que as opiniões e considerações da comunidade e dos familiares, a própria "visão" do paciente frente ao seu transtorno e seu direito de expressão são desconsiderados e não alteram um tratamento engessado, padrão, composto por correção educacional e medicação.

    A concordância da passagem ocorre com o conjunto, não apenas as narrativas são desprezadas, tornam-se "epifenômenos", mas também a versão do paciente e seu direto de ser ouvido.

    Gabarito da banca: certo

    Gabarito correto: errado

  • concorda com o primeiro nucleo? sim, mas tambem concorda com outros tb, acertei por conhecer cespe, mas cabe anulação pela dupla interpretação

  • Manifeste-se QC!

  • Questão bem subjetiva essa.
  • Pessoal, na passagem :

    As narrativas de sofrimento da comunidade ou dos familiares com quem se vive, a própria versão do paciente, o seu “lugar de fala” diante do transtorno, tornaram-se epifenômenos...

    O núcleo do sujeito é "as narrativas", percebam que existe a aplicação de zeugma, pois a passagem poderia ser escrita assim:

    As narrativas de sofrimento da comunidade ou as narrativas dos familiares com quem se vive, a própria versão do paciente, o seu “lugar de fala” diante do transtorno, tornaram-se epifenômenos...

    Perguntando ao verbo temos: O quê tornaram-se epifenômenos?

    As narrativas de sofrimento da comunidade ou as narrativas dos familiares com quem se vive, que por sua vez são a própria versão do paciente ou seu lugar de fala diante do transtorno.

    Observem ainda que a passagem:

    ... a própria versão do paciente, o seu “lugar de fala” diante do transtorno;

    Representa a explicação do que são as narrativas de sofrimento e as narrativas dos familiares, e, portanto, não são sujeito.

    Questão capciosa em que alguns acertaram sem ver o detalhe e, possivelmente, quem errou estivesse mais bem preparado do que quem acertou. rsrrsrsrsr. Bons estudos!!!.

  • As narrativas de sofrimento da comunidade ou dos familiares com quem se vive, a própria versão do paciente, o seu “lugar de fala” diante do transtorno, tornaram-se epifenômenos

    OU

    As narrativas de sofrimento da comunidade ou dos familiares com quem se vive, a própria versão do paciente, o seu “lugar de fala” diante do transtorno, tornaram-se epifenômenos

     

    -> Pode concordar com o sujeito (composto) ou com o núcleo (narrativas);

    -> Nas duas formas o verbo ficaria no plural (tornaram-se);

    q pena só percebi isso dps q errei :')

  • pode até concordar com narrativas, mas não apenas com narrativas.
  • Errado seria se disséssemos que não concordaria, visto que AS NARRATIVAS é o núcleo da frase.

    Por isso, o gabarito está correto, pq de fato concorda!

  • Minha opinião:

    "As narrativas de sofrimento da comunidade ou dos familiares com quem se vive, a própria versão do paciente, o seu “lugar de fala” diante do transtorno, tornaram-se epifenômenos [...]"

    "Narrativas" seria o núcleo enquanto o fragmento "a própria versão do paciente, o seu 'lugar de fala' diante do transtorno" tem função de aposto, explicando o que seriam essas narrativas. Portanto, o verbo concorda com o núcleo e não com o aposto.

    Exemplo:

    A sua ambiguidade, aquele mar de confusão, o indescritível, faz com que todos o rejeitem.

    Obs: Não sou professor e não estou garantindo que o gabarito seja X ou Y.

    Cansado de ficar tentando decorar prazos de lei, teclas de atalho ou classificações de doutrinadores usando mnemônicos malucos que apenas quem os inventou entende?

    Use Anki, um programa de flashcards totalmente gratuito e open-source (Código Aberto), disponível para Windows, Mac, Linux, iOS e Android.

    https://apps.ankiweb.net/

  • Na questão não fala que é apenas com o termo "narrativas", por isso está certo.

  • Um dica legal em concordância que sempre utilizo é observar o que vem depois do verbo.

    Exemplo: As narrativas de sofrimento da comunidade ou dos familiares com quem se vive, a própria versão do paciente, o seu “lugar de fala” diante do transtorno, tornaram-se epifenômenos, acidentes que não alteram a rota do que devemos fazer: correção educacional de pensamentos distorcidos e medicação exata.

    AS NARRATIVAS TORNARAM-SE  epifenômenos, acidentes que não alteram a rota do que devemos fazer: correção educacional de pensamentos distorcidos e medicação exata.

  • é não tá errado já que a questão não restringiu como só ou somente
  • Fonte: https://www.direcaoconcursos.com.br/artigos/propostas-de-recurso-seduc-al-portugues/

    Gabarito Preliminar: CERTO

    Proposta de Recurso:

    Leiamos o trecho do texto “As narrativas de sofrimento da comunidade ou dos familiares com quem se vive, a própria versão do paciente, o seu “lugar de fala” diante do transtorno, tornaram-se epifenômenos…”.

    Notemos que a forma verbal “tornaram” possui sujeito composto de núcleos “narrativas” e “versão”. Dessa forma, o verbo “tornaram-se” é empregado no plural para concordar com esses núcleos, e não com apenas um deles, como o item propõe.

    Em tempo, o termo “o seu lugar de fala diante do transtorno” atua como aposto explicativo de “versão do paciente”.

    Isso posto, solicito a alteração do gabarito de CERTO para ERRADO.

  • A meu ver a questão está incompleta, por isso o gabarito foi dado como certo.

     As narrativas de sofrimento da comunidade ou dos familiares com quem se vive, a própria versão do paciente, o seu “lugar de fala” diante do transtorno, tornaram-se epifenômenos.

    Assim, posso afirmar com absoluta certeza que o verbo tornaram-se concorda sim com o sujeito as narrativas, mas também concorda com o outro sujeito, a própria versão do paciente.

    Se a questão tivesse pedido assim: o verbo concorda somente com o sujeito as narrativas, aí estaria incorreto.

    Além de que a própria versão do paciente não poderia ser explicativa, visto que não explica o termo antecedente.

  • Como entender essa banca, alguém por favor me explica? Às vezes, incompleto é certo, às vezes, incompleto é errado. Desanimador... :(

  • Discordo, Manim, supondo que essa vírgula aí realmente não possa, pois separa o sujeito do verbo, então essas frases seria referente a que verbo no texto? pois não fazem sentido sozinhas. Mais um dos gabaritos ERRADOS que a banca mantém como certo.

  • As narrativas de sofrimento da comunidade ou dos familiares com quem se vive, a própria versão do paciente, o seu “lugar de fala” diante do transtorno, tornaram-se epifenômenos.

  • nao entendi o porquê esta entre vírgulas a forma verbal

  • é difícil entender a cabeça do Cespe. O incompleto é Certo ou Errado?

  • O verbo concorda com o sujeito composto já pontuado em comentários anteriores. E como complemento, sim - pode haver a separação dos termos do sujeito compostos por meio de vírgula INCLUSIVE COM A FINALIDADE DE SE SEPARAR O ÚLTIMO TERMO COM O VERBO. Isso ocorre com os casos de construção de sujeito composto enumerativo, como o caso em discussão.

    Ou seja, é tão lícito "João, Maria e Pedro irão ao jogo." quanto "João, Maria, Pedro, irão ao jogo."

    Fonte: Curso Língua Portuguesa Começando do Zero / Prof. Rodrigo Bezerra (CERS) apud. Luiz Antonio Sacconi

    Gabarito: ERRADO. O VERBO CONCORDA COM O SUJEITO COMPOSTO.

    Sinalizem se encontrarem erros! Obg!!!

  • Gente, que questão foi essa? Acredito que caiba recurso, não é possível... O verbo está concordando com: "As narrativas do próprio paciente, o seu lugar de fala" e por aí vai... Desculpa, colegas, mas terei que discordar com a maioria dos comentários e com a banca.

  • Incompleto não é errado, não é mesmo CESPE.

  • Marquei certo pq a questão disse que concorda com as narrativas e realmente concorda, se tivesse escrito concorda unicamente ou exclusivamente com as narrativas estaria errado. Aprendi que na Cespe questão incompleta não está errada.
  • Cebraspices...

    Incompleta mas correta, é correta.

  • Na dúvida, pergunte ao verbo.

    As narrativas de sofrimento da comunidade ou dos familiares com quem se vive, a própria versão do paciente, o seu “lugar de fala” diante do transtorno, tornaram-se epifenômenos, acidentes que não alteram a rota do que devemos fazer: correção educacional de pensamentos distorcidos e medicação exata.

    Quem tornou-se? As narrativas de sofrimento da comunidade ou dos familiares com quem se vive (...)

    Avante!

    Fortis Fortuna Adiuvat

  • Não foi afirmado que concorda unicamente com "narrativas". É que nem eu ir ao supermercado e comprar ovo, leite e pão. E depois eu chegar em casa e falar: "comprei pão". Está certo. Eu comprei pão.

  • CERTO!!

    As narrativas de sofrimento da comunidade ou dos familiares com quem se vive, a própria versão do paciente, o seu “lugar de fala” diante do transtorno, tornaram-se epifenômenos..

    Realmente o termo "tornaram-se" se remete às narrativas, PORÉM, também se remete à a própria versão... e ao seu lugar de fala ...

    Assertiva: No segundo período do primeiro parágrafo, o termo “tornaram-se” concorda com “narrativas”. 

    CERTO! A QUESTÃO NÃO RESTRINGIU "somente narrativas"

    AVANTE!!

  • Uma dessa se bobear por medo você desacredita da facilidade e vai contra o que você estudou fácil fácil

  • As narrativas de sofrimento da comunidade ou (as narrativas) dos familiares com quem se vive, a própria versão do paciente, o seu “lugar de fala” diante do transtorno, tornaram-se...

    Gabarito: Certo

  • GAB. CERTO

    O termo "TORNARAM-SE" concorda com "NARRATIVAS".

    O termo "TORNARAM-SE" refere-se a todos os três termos antecedentes: "as narrativas de sofrimento...", "a própria versão do paciente" e "o seu lugar de fala".

  • Minha humilde opinião:

    As narrativas de sofrimento da comunidade ou dos familiares com quem se vive, a própria versão do paciente, o seu “lugar de fala” diante do transtorno, tornaram-se epifenômenos, acidentes que não alteram a rota do que devemos fazer: correção educacional de pensamentos distorcidos e medicação exata.

    Estamos diante de um sujeito composto. Além disso, um dos núcleos desse sujeito está no plural (“NARRATIVAS”) e, por isso, o sujeito deve, também, estar no plural.

    Atenção, não foi dito que somente narrativas é o sujeito do verbo, apenas que o verbo concorda com narrativas. Isso ocorre de fato.

  • Pessoal, no Cespe, resposta incompleta também está correta. O verbo concorda com dois sujeitos mesmo, mas o item não diz que concorda apenas com um deles. Por isso, é perfeitamente lógico que esteja correta afirmar que "tornaram-se" concorda com "narrativas".