SóProvas


ID
5547082
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Osasco - SP
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Leia o texto de Marcos Rey, para responder à questão.


O coração roubado


    Eu cursava o último ano do primário e como já estava com o diplominha garantido, meu pai me deu um presente muito cobiçado: “O coração”, famoso livro do escritor italiano Edmondo de Amicis, best-seller1 do gênero infantojuvenil. À página de abertura, lá estava a dedicatória do velho com sua inconfundível letra esparramada. Como todos os garotos da época, apaixonei-me por aquela obra-prima, tanto que a levava ao grupo escolar para reler trechos no recreio.
    Justamente no último dia de aula, o das despedidas, após a festinha de formatura, voltei para a classe a fim de reunir meus objetos escolares, antes do adeus. Mas onde estava “O coração”? Onde? Desaparecera. Tremendo choque. Algum colega na certa o furtara. Não teria coragem de aparecer em casa sem ele.
    Ia informar à diretora quando, passando pelas carteiras, vi o livro bem escondido sob uma pasta escolar. Mas era lá que se sentava o Plínio, não era? Plínio, o primeiro da classe em aplicação e comportamento, o exemplo para todos nós. Inclusive o mais bem limpinho, o mais bem penteadinho, o mais tudo. Confesso, hesitei2 . Desmascarar um ídolo? Então peguei o exemplar e o guardei na minha pasta. Caladão. Sem revelar a ninguém o acontecido.
    Passados muitos anos, reconheci o retrato de Plínio num jornal. Advogado, fazia rápida carreira na Justiça.
    E, quando o desembargador Plínio já estava aposentado, mudei-me para meu endereço atual. Durante a mudança, alguns livros despencaram de uma estante improvisada. Um deles era “O coração”. Saudades. Havia quantos anos não o abria? Lembrei-me da dedicatória do meu falecido pai. Procurei e não a encontrei. Teria a tinta se apagado? Na página seguinte havia uma dedicatória. Mas não reconheci a caligrafia paterna: “Ao meu querido filho Plínio, com todo o amor e carinho de seu pai”.

(Coleção Melhores Crônicas – Marcos Rey. Seleção Anna Maria Martins. Global, 2010. Adaptado)

1 best-seller: livro que é sucesso de vendas
2 hesitei: fiquei na dúvida

Considere a seguinte frase.

No último dia de aula, como sempre o autor levou seu material escolar e, depois da formatura, voltou à classe para reunir o material escolar e procurar os colegas para dar adeus aos colegas.

De acordo com o emprego dos pronomes estabelecido pela norma-padrão da língua portuguesa, os trechos destacados podem ser substituídos, correta e respectivamente, por:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: E

    Vamos relembrar:

     Dica: Observe a TRANSITIVIDADE VERBAL!!

    1- Para o verbos transitivos diretos:

    • O verbo terminou em R, S ou Z? → Tire o R, S, Z e coloque LO/LA → Vendea casa → Vendê-la
    • O verbo terminou em ÃO, ÕE ou M? → Adicione NO/NA → Venderam a casa → Venderam-na.

    2- Para o verbos transitivos indiretos:

    • Adicione o lhe → "Responderam ao pastor que queriam (...)" (responderam A alguém) → "Responderam-lhe (referência ao pastor) que queriam".

    Lembre-se de ver se não há atrativo antes, viu? rsrs

     

    Vamos à questão:

    "No último dia de aula, como sempre o autor levou seu material escolar e, depois da formatura, voltou à classe para reunir o material escolar"

    ➥ Quem reúne, reúne ALGUÉM (o material). O verbo é transitivo direto e, por isso, vamos à primeira regrinha. Viu que ele terminou em R (reuniR)? Então você retira este final e adiciona um LO para concordar com "o material".

    "Reunir o material" → "Reunir -lo" → "Reuni-lo."

     

    "e procurar os colegas para dar adeus aos colegas."

    ➥ Quem dá, dá algo (adeus) A alguém (aos colegas). Como o examinador quer se referir aos colegas para não haver repetição (veja que ele já falou sobre os colegas antes) e eles são o objeto INdireto do verbo dar, vamos à segunda regrinha e substituímos por "lhes" para concordar com "os colegas", beleza?

     

    Fazendo isso você chega ao gabarito:

    (E) reuni-lo … dar-lhes adeus

     

    ➥ Para aprofundar seus estudos:

    1- Pessoal, será que a gente poderia acentuar o verbo (reunÍ-lo)? Não, pessoal. Vejam que este é um verbo oxítono (reunIII-lo), isto é, a sílaba mais forte é a última. Como a regrinha diz que a gente só pode acentuar as oxítonas que terminam em -a(s), -e(s), -o(s) e -em(-ens), não podemos acentuar o reuni-lo, pois ele termina em i.

    Não se esqueçam: Quando se vai acentuar um verbo oxítono (reunIII-lo), ignoram-se os pronomes oblíquos átonos (lo, la, no, na etc.) ligados a ele. Ex.: comprá-las, revê-lo, mantém-no... (oxítonas terminas, respectivamente, em -a, -e e -em).

     

    2- Outro ponto: Lembrando que, nestes verbos da questão ("reunir o material" e "dar adeus aos colegas"), poderíamos optar

    1. pela ênclise (reuni-lo/dar-lhes adeus) ou
    2. pela próclise (o reunir/lhes dar adeus).

    ➥ Por quê? Porque a regrinha diz que, quando temos verbo no infinitivo não flexionado (reunir/dar), podemos optar pela próclise ou pela ênclise, mesmo que haja palavra atrativa, por exemplo:

    Meu desejo era não o incomodar / Meu desejo era não incomodá-lo

    Calei-me para não o contrariar / Calei-me para não contrariá-lo

    Erro agora em lhe permitir sair? / Erro agora em permitir-lhe sair?

     

    ➥ Isso cai na VUNESP? Não muito, mas é bom saber. Vai que ela lhe pergunta: "Assinale a alternativa em que o pronome pode ser colocado antes ou depois do verbo" e dá este casinho...

    Observação: Estes pontos que falamos não eram necessários para você acertar a questão, beleza? Bastava saber o macete que deixei no começo do comentário.

     

    Espero ter ajudado.

    Bons estudos! :)

  • Gente amei esse texto, no início fiquei zangada com Plínio, depois fiquei com dó. E senti-me mal por julgá-lo kkkkkk

    Somos assim na vida real julgamos sem nem ouvir a outra versão da história.

    Nem tudo que parece é.

    A cada dia produtivo, um degrau subido. HCCB ®

    CONSTÂNCIA!!

  • reuni-lo (VTD)

    … dar-lhes adeus (VTI - PERSONIFICADO = LHE)

  • Dar-lhes adeus

    Dar a ele adeus

  • É um belo texto.