SóProvas


ID
5547181
Banca
FGV
Órgão
FUNSAÚDE - CE
Ano
2021
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Em torno de 4 horas após lanchar em uma confeitaria, um indivíduo apresentou vômitos e náuseas, sem presença de febre. Assinale a opção que indica o mais provável microrganismo causador dessa toxinose.

Alternativas
Comentários
  • A) Clostridium botulinum.

    Incubação: 12-72h

    B) Bacillus cereus (cepa diarreica).

    Incubação 8-22h

    C) Staphylococcus aureus.

    Correta. Incubação: 1-6h

    D) Clostridium perfringens.

    Incubação 8-22h

    E) Escherichia coli. 

    Incubação: 12-72h

    Gabarito: C.

  • Trata-se de questão que avalia do candidato conhecimentos acerca de toxinfecção alimentar. Vamos a análise das alternativas:

    A) ERRADO – o Clostridium botulinum é um bacilo anaeróbio que se esporula em condições adversas, o que confere maior resistência a essa bactéria. Para que ocorra a intoxicação alimentar, é necessário que o alimento contenha esporos do C. botulinum e que esses esporos germinem e produzam a toxina, cujo período de incubação é de 12 a 36 horas após o consumo do alimento contaminado. O início da ação da neurotoxina provoca fadiga e fraqueza muscular, visão turva, seguida de boca seca, dificuldade de deglutição e de controle da língua. A musculatura respiratória é progressivamente paralisada, podendo provocar a morte por parada respiratória. 

    B) ERRADO – o Bacillus cereus é um bacilo aeróbio produtor de esporos. A enterotoxina produzida por essa bactéria pode causar síndrome diarreica, com período de incubação que varia de 8 a 16 horas. Os sintomas incluem diarreia intensa, dores abdominais e raramente pode ocorrer náuseas e vômitos.

    C) CERTO – o Staphylococcus aureus é uma bactéria produtora de enterotoxina. A ingestão de alimentos contaminados com essa enterotoxina provoca náuseas, vômitos, diarreia e dores abdominais. Os sintomas aparecem de 2 a 4 horas após ingestão do alimento contaminado. 

    D) ERRADO – o Clostridium perfringens é um bacilo anaeróbio esporulado. Essa bactéria é responsável por 2 tipos de toxifencção alimentar: cepas de C. perfringens tipo A causam toxinfecção alimentar na forma clássica, que se caracteriza por dores abdominais agudas, diarreia, náuseas e febre; cepas de C. perfringens tipo C causam toxinfecção necrótica, que se caracteriza por dores abdominais agudas e intensas, diarreia sanguinolenta e inflamação necrótica do intestino delgado, que pode ser fatal. Importante destacar que a toxifencção necrótica é rara. O período de incubação da toxina é de 8 a 24 horas.

    E) ERRADO – a Escherichia coli é um bacilo não esporulado. A E. coli enteropatogênica clássica (EPEC) apresenta virulência associada à adesão a mucosa intestinal e destruição das microvilosidades das células epiteliais intestinais. A doença se manifesta com dores abdominais, diarreia, vômitos e febre. O período de incubação é de 17 a 72 horas.

    Gabarito do Professor: LETRA C.