A) A IgM é o principal anticorpo encontrado no leite materno.
Dentre os anticorpos presentes no leite materno, a imunoglobulina A (IgA) aparece em maior concentração e é a principal imunoglobulina atuante nas mucosas.
B) Mulheres com desnutrição (de qualquer grau) ou obesidade tem seu leite afetado na quantidade e na qualidade.
Apesar de a alimentação variar enormemente entre as pessoas, o leite materno, surpreendentemente, apresenta composição semelhante para todas as mulheres que amamentam do mundo. Apenas as com desnutrição grave podem ter o seu leite afetado na sua qualidade e quantidade.
C) O colostro possui mais lipídeos e menos proteínas do que o leite maduro.
Nos primeiros dias, o leite materno é chamado colostro, que contém mais proteínas e menos gorduras do que o leite maduro, ou seja, o leite secretado a partir do sétimo ao décimo dia pós-parto
D) O leite de v4c4 é rico nas mesmas proteínas encontradas no leite humano.
As proteínas do leite humano são qualitativamente diferentes das do leite de v4c4. Do conteúdo proteico no leite humano, 80% é lactoalbumina, enquanto que no leite de v4c4 essa proporção é de caseína. A relação proteínas do soro/caseína no leite humano é aproximadamente 80/20, enquanto a no leite bovino é 20/80. A baixa concentração de caseína no leite humano resulta na formação de coalho gástrico mais leve, com flóculos de mais fácil digestão e com reduzido tempo de esvaziamento gástrico. O leite humano contém também, diferentemente do leite de v4c4, maiores concentrações de aminoácidos essenciais de alto valor biológico (cistina e taurina) que são fundamentais ao desenvolvimento do sistema nervoso central. Isso é particularmente importante para o prematuro, que não consegue sintetizá-los a partir de outros aminoácidos por deficiência enzimática.
E) A concentração de gordura no leite aumenta no decorrer da mamada.
Correta.
Gabarito: E.