SóProvas


ID
5549725
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Guarulhos - SP
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Leia o texto para responder à questão.


    Separadas por uma tela, as pessoas na sociedade virtual não alcançam o outro, motivo pelo qual não conseguem se colocar em seu lugar. Estamos vivendo o maior individualismo da história humana.

    A falta da empatia, do toque físico, do acolhimento, do contato ocular e da presença física faz com que a pessoa não veja o outro, não o perceba, não note a presença do outro e, consequentemente, não se coloque no lugar dele.

    A necessidade da felicidade como objetivo e não como consequência provoca a criação de um mundo irreal em que, para o outro, você é feliz, mas não para si mesmo. Esse mundo perfeito exposto na mídia social gera uma concorrência, uma competição que resulta em duelo, e isso cria um individualismo que, com o tempo, passa a ficar impregnado no indivíduo.

    O individualismo está ligado também à falta da verdade, ou seja, não quero que o outro saiba minha azeda verdade, já que o que projeto na mídia social não é real, não é de verdade.

    Ama-se tanto a si mesmo e promove-se tanto o amor próprio que esquecemos o outro e tornamos o egoísmo um hábito.

    Não admitimos que somos apenas humanos. Temos vidas fictícias fragmentadas em momentos e apenas nos alegra o impacto que isso causa no outro. 


(Fabiano de Abreu – A geração que não consegue se colocar no lugar do outro. www.deabreu.pt/artigo – acesso em 11.12.2019. Adaptado)

Assinale a alternativa em que as frases se equivalem quanto ao sentido.

Alternativas
Comentários
  • Assertiva B

    Estamos vivendo o maior individualismo da história humana. / A humanidade pratica hoje um egocentrismo considerável.

  • CUIDADO

    A questão não possui gabarito. O enunciado é cristalino ao solicitar construções semanticamente equivalentes. Há comentário que apenas justifica o gabarito apontado pela banca.

    A) Não quero que o outro saiba a minha verdade. / Prefiro compartilhar minha verdade com o outro.

    Incorreta. Os sentidos encontrados nas duas construções são antagônicos (não quero que o outro saiba/ prefiro compartilhar com o outro).

    B) Estamos vivendo o maior individualismo da história humana. / A humanidade pratica hoje um egocentrismo considerável.

    Incorreta. Embora exista relação entre as construções, limita-se a uma aproximação de ideias, não havendo equivalência de sentidos.

    O termo "maior" em "maior individualismo" é equivalente a "mais grande", não encontrado equivalência semântica no adjetivo "considerável".

    "Pedro possui o maior salário da empresa." - Não há salario superior ao de Pedro.

    "Pedro possui um salário considerável." - O salário de Pedro é digno de consideração, mas não necessariamente o maior.

    A falta de equivalência entre construções pode ser percebida também pela determinação da construção "o maior individualismo" e a indeterminação, em referência genérica, de "um egocentrismo considerável".

    Reitero, há presença de ideias compartilhadas entre as construções, mas inexiste equivalência.

    C) O mundo perfeito que se vê nas mídias sociais dificilmente gera competição. / As redes sociais promovem vidas impactantes a partir da competição.

    Incorreta. Os sentidos encontrados nas duas construções são antagônicos (dificilmente gera competição/promovem a partir da competição).

    D) A presença física entre as pessoas incentiva a busca da felicidade real. / A empatia e o acolhimento entre as pessoas são características da falta de verdade.

    Incorreta. Não há relação de sentido entre as construções, a primeira munida de verbo de ação, a segunda construção com predicado nominal (incentivar algo/ser algo).

    E) Somos apenas seres humanos. / Temos vidas fictícias fragmentadas.

    Incorreta. Não há relação de sentido entre as construções, a primeira munida de predicado nominal, a segunda construção com verbo de ação (ser algo/ter algo).

    Gabarito da banca na alternativa B

    Gabarito correto ausente

  • GABARITO B - Estamos vivendo o maior individualismo da história humana. / A humanidade pratica hoje um egocentrismo considerável.

  • A “B” é a menos pior!
  • Jura que o comentário do Lucas apenas concordou com o gabarito que a banca deu ? Não brinca ? Eu jamais imaginaria, chocada!

  • Não é semanticamente igual, uma vez que primeira frase da uma extrapolada em relação à frase seguinte, mas ok, marquei a B por ser a "menos errada"