GABARITO: A
"Separadas por uma tela, as pessoas na sociedade virtual não alcançam o outro, motivo pelo qual não conseguem se colocar em seu lugar. Estamos vivendo o maior individualismo da história humana."
➥ Aqui o examinador quis que você identificasse qual era a preposição que dá a noção de instrumento à frase. Veja três frases a título de exemplo:
- Ele cortou a árvore com o machado;
- Paulo cortou-se com a faca.
- Ele me batia de chicote.
➥ Nestas frases, a preposição em destaque exerce função de instrumento. Veja:
- Cortou a árvore com o quê? Qual foi o instrumento que possibilitou que ele cortasse a árvore? O machado. Foi COM o machado que ele cortou a árvore.
- Cortou-se com o quê? Qual foi o instrumento que possibilitou que Paulo se cortasse ? A faca. Foi COM a faca que ele se cortou.
- Ele me batia DO quê? Qual foi o instrumento que possibilitou que ele me batesse? O chicote. Foi DE chicote que ele me bateu.
➥ Isso acontece também com a preposição "por" na frase que o examinador nos deu, pessoal. Vejam: "Separadas por uma tela, as pessoas na sociedade virtual não alcançam o outro".
- Estão separados PELO (por + o) quê? Qual foi o instrumento que separou as pessoas na sociedade virtual? A tela. Foi PELA tela, por este instrumento, que as pessoas foram separadas.
Quanto aos outros:
b) na. → Errado. Pessoal, aqui a preposição em (na = em + a) transmite uma ideia de lugar virtual, como, por exemplo: "ele brinca em meu coração" ← Veja que a preposição em transmite essa noção de lugar virtual.
➥ Isso também acontece com a frase da alternativa. Se alguém lhe dissesse: "as pessoas não alcançam o outro", você diria: "Beleza! Não alcançam o outro, mas isso acontece ONDE, meu camarada? EM QUE LUGAR? NA sociedade virtual.
c) pelo. → Errado. A preposição por (pelo = por + o) transmite a ideia de causa: "(...) as pessoas não alcançam o outro, motivo pelo qual não conseguem se colocar em seu lugar"
➥ Se alguém lhe disser: "as pessoas não conseguem se colocar em seu lugar", você diria: "não conseguem se colocar POR quê? POR qual motivo? A resposta seria: "o motivo delas não conseguirem se colocar em seu lugar é porque não alcançam o outro".
➥ Veja que, ainda, podemos substituir por "por que" para percebermos a noção de causa: as pessoas não alcançam o outro, motivo por que não conseguem se colocar em seu lugar". Segundo o Profº Pestana: "A forma por que pode ser uma locução adverbial interrogativa de causa quando equivale a 'por qual razão/motivo' ou '(o) motivo pelo qual'".
d) em. → Errado. Noção de lugar: Não conseguem se colocar onde? Em seu lugar.
e) da. → Errado. Aqui, pessoal, temos a noção de caracterização. Não é qualquer individualismo. É o individualismo DA história humana.
➥ Dê uma olhada neste link com outras noções que a preposição dá:
soportugues.com.br/secoes/morf/morf83.php
Espero ter ajudado.
Bons estudos! :)
Essa é uma questão de interpretação textual aplicada ao uso das preposições, na qual a banca propunha que os candidatos determinassem qual dos vocábulos destacados expressa sentido de instrumento.
Nesse sentido, em A, temos o excerto “Separadas por uma tela", em que a preposição “por" indica que o instrumento que separa as pessoas na sociedade virtual é “uma tela". Dessa forma, temos já na opção A a nossa alternativa correta a ser marcada.
Em B, a contração da preposição “em" mais artigo “a" expressa sentido de lugar (“pessoas na sociedade"). Em C, a contração da preposição “por" mais artigo “o" expressa a noção de causa (“motivo pelo qual não conseguem se colocar em seu lugar). Em D, a preposição “em" novamente indica valor locativo (“se colocar em seu lugar"). Por fim, em E, a contração da preposição “de" mais artigo “a" expressa sentido de posse (“individualismo da história humana").
Sendo assim, confirma-se a alternativa A como a opção correta a ser marcada.