SóProvas


ID
5549740
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Guarulhos - SP
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Leia o texto para responder à questão.


    Separadas por uma tela, as pessoas na sociedade virtual não alcançam o outro, motivo pelo qual não conseguem se colocar em seu lugar. Estamos vivendo o maior individualismo da história humana.

    A falta da empatia, do toque físico, do acolhimento, do contato ocular e da presença física faz com que a pessoa não veja o outro, não o perceba, não note a presença do outro e, consequentemente, não se coloque no lugar dele.

    A necessidade da felicidade como objetivo e não como consequência provoca a criação de um mundo irreal em que, para o outro, você é feliz, mas não para si mesmo. Esse mundo perfeito exposto na mídia social gera uma concorrência, uma competição que resulta em duelo, e isso cria um individualismo que, com o tempo, passa a ficar impregnado no indivíduo.

    O individualismo está ligado também à falta da verdade, ou seja, não quero que o outro saiba minha azeda verdade, já que o que projeto na mídia social não é real, não é de verdade.

    Ama-se tanto a si mesmo e promove-se tanto o amor próprio que esquecemos o outro e tornamos o egoísmo um hábito.

    Não admitimos que somos apenas humanos. Temos vidas fictícias fragmentadas em momentos e apenas nos alegra o impacto que isso causa no outro. 


(Fabiano de Abreu – A geração que não consegue se colocar no lugar do outro. www.deabreu.pt/artigo – acesso em 11.12.2019. Adaptado)

A alternativa que apresenta o emprego do pronome e a colocação pronominal corretos, de acordo com a norma-padrão da língua portuguesa, é:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: D

    a) Os individualistas criam um mundo irreal, em que não consegue-se viver plenamente. → Errado. Palavras negativas (não, nunca, jamais...) puxam o pronome para si e provocam a próclise. O correto é: "em que não se consegue viver..."

      

    b) Se conhece o individualista, hoje em dia, por meio das redes sociais. → Errado. Não começamos uma oração com pronome oblíquo átono (te amo x → amo-te ). O correto é: "Conhece-se o individualista..."

    ➥ Complementando: Muito cuidado, pessoal, para não confundirem esta regrinha com o se condicional, viu? Exemplo: "Se você está feliz, bata palmas...". Você poderia pensar: "Ah! Não se começa uma oração com pronome oblíquo átono". Verdade. Mas, nesta frase, o se não é um pronome. É uma conjunção condicional. Veja que você pode substitui-lo por outra conjunção, como, por exemplo, caso, para perceber a noção hipotética: "Caso você esteja feliz...", por isso essa regrinha não se aplica aqui.

      

    c) O individualista sofre, por isso precisamos lhe ajudar. → Errado. O verbo ajudar, tendo sentido de auxiliar, pessoal, é transitivo direto: Quem ajuda, ajuda alguém. Como é transitivo direto, não podemos empregar o lhe, que é empregado para, dentre outros, verbos transitivos INdiretos, como, por exemplo: "disseram ao pastor que queriam sua benção" (disseram A alguém) → "disseram-LHE".

    Qual o correto? Continue lendo, explicarei na próxima.

      

    d) Os individualistas querem a felicidade, só conseguindo encontrá-la nas redes sociais. → Correto. Aqui o verbo termina em R. (encontraR a felicidade) Quando os verbos são transitivos diretos (quem encontra, encontra alguém) e terminam em R, S ou Z, substituímos estes finais pelos pronomes oblíquos LO/LA. Como queremos nos referir à felicidade, utilizaremos LA.

    • Encontrar a felicidade → Encontrar -la → Encontrá-la.

    ➥ Na C isso também acontece. Quem ajuda, ajuda alguém. Como o verbo é transitivo direto e termina em R (ajudaR), colocamos um LO para concordar com o individualista (ajudar o individualista → ajudar -lo → ajudá-lo)

      

    e) O mundo virtual gera vidas fictícias, mas as pessoas têm usado-o constantemente. → Errado. Isso vai cair em sua prova (ou eu não me chamo Lucas rsrs), por isso tenha atenção: Depois de IDO/ADO, nada é colocado! Não colocamos pronomes oblíquos átonos após verbos no particípio (comprado, vendido, batido, usado etc).

     

    Espero ter ajudado.

    Bons estudos! :)

  • Assertiva D

    Os individualistas querem a felicidade, só conseguindo encontrá-la nas redes sociais

  • CUIDADO

    Os erros presentes nas assertivas incorretas vão além da simples correção do tipo de clítico utilizado na construção.

    Solicita-se indicação da construção com escorreita colocação pronominal:

    A) Os individualistas criam um mundo irreal, em que não consegue-se viver plenamente.

    Incorreta. Há antes da forma verbal "conseguir" o advérbio de negação "não", atrativo de próclise, devendo a forma pronominal vir obrigatoriamente anteposta.

    B) Se conhece o individualista, hoje em dia, por meio das redes sociais.

    Incorreta. Pronomes oblíquos não encabeçam período, assumindo obrigatoriamente posição enclítica, ou mesoclítica quando possível, à forma verbal que o faça.

    C) O individualista sofre, por isso precisamos lhe ajudar.

    Incorreta. Dois erros são encontrados na presente alternativa, não bastando a simples correção da forma pronominal.

    O complemento da locução verbal "precisamos ajudar" é direto, desprovido de preposição, devendo ser utilizada forma oblíqua que substitua termo não preposicionado.

    A colocação da forma pronominal na locução é incorreta. Em locuções formadas por auxiliar + infinitivo ou gerúndio sem termo atrativo, existem três possibilidades de colocação pronominal: próclise ao verbo auxiliar, ênclise ao verbo auxiliar e ênclise ao verbo principal. Havendo termo atrativo, elimina-se a possibilidade de colocação enclítica ao verbo auxiliar. A colocação proclítica ao verbo principal, conforme aplicado na construção, é incorreta.

    "por isso o precisamos ajudar" ou "por isso precisamos ajudá-lo"

    D) Os individualistas querem a felicidade, só conseguindo encontrá-la nas redes sociais.

    Correta. Presente construção não possui problema de colocação pronominal.

    E) O mundo virtual gera vidas fictícias, mas as pessoas têm usado-o constantemente. 

    Incorreta. Em locuções formadas por verbo auxiliar + particípio, não havendo termo atrativo, há duas possibilidades de colocação pronominal: próclise ao verbo auxiliar ou ênclise ao verbo auxiliar. Não se pospõem pronome oblíquo à forma verbal de particípio. Havendo termo atrativo, apenas a colocação proclítica ao verbo auxiliar é possível.

    "as pessoas o têm usado" ou "as pessoas têm-no usado"

    Gabarito na alternativa D

  • COLOCAÇÃO PRONOMINAL.

    FATORES DE ATRAÇÃO: APENAS NA PRÓCLISE

    Advérbio

    Palavra negativa

    Pronome relativo

    Conjunção subordinativa

    Pronome indefinido

    Pronome demonstrativo

    Pronome interrogativo

    em + gerúndio

    Frases interrogativas, exclamativas e optativas

    "um e outro se irão fechando" (l.18-19) / 

    um e outro irão-se fechando

    O pronome "se" não pode ficar após o verbo auxiliar da locução verbal, pois o pronome indefinido "outro" é uma palavra atrativa. Além disso, como o verbo "irão" está no futuro do presente, nesse caso deveria ser "ir-se-ão".

    A questão está certa, pois realmente ocorreria ERRO GRAMATICAL CASO HOUVESSE ÊNCLISE. Essa questão é bem interessante, pois temos um caso especial de próclise que alguns doutrinadores da gramática,como Bechara, e a banca CESPE adotam. veja:

    A regra é que quando temos SUJEITO EXPRESSO a colocação pronominal é facultativa (pode ser próclise ou ênclise)

    Ex: Ele se manteve apto para o concurso.../ Ele manteve-se apto para o concurso...

    Porém, quando temos conjunções subordinativas (quando, se, porque, que, conforme...) ANTES DO SUJEITO EXPRESSO, ela será um CASO ATRATIVO DE PRÓCLISE.

    ...acreditava    que                 (a doença)            se   transmitia..... (forma correta)

             conj.subordinativa       Suj.expresso               próclise obrigatória

    O cespe cobrou essa mesma regra, esse ano de 2016, na prova do TCE-PA, Observe:

    Após ADO e IDO nada será metido!

    Fazendo alusão aos verbos no PARTICÍPIO que terminam com PASSADO, PARTIDO, TERMINADO Etc.

    Dessa forma, não pode a colocação pronominal depois do verbo em particípio.

    Ex: queria ter comido-lhe. o certo é: queria ter te comido.

    Questão de COLOCAÇÃO PRONOMINAL.

    INFINITIVO e GERÚNDIO pode ser utilizada PRÓCLISE ou ÊNCLISE, ainda que haja palavra atrativa.

    MEUS RESUMOS!

  • Gab d

    Os individualistas querem a felicidade, só conseguindo encontrá-la nas redes sociais.

    encontrar = verbo transitivo direto

    lá = objeto direto (aqui, o pronome oblíquo átono ''lá'' está substituindo o pronome ''ela''. (encontrar ela) , retomando o substantivo citado anteriormente ''felicidade''.

  • Eu, lendo os comentários das questões de Português e pensando, "por que Lucas não foi meu professor do ensino médio?". Uma benção, minha gente.

  • Obrigada, Lucas. Tu é fera!

  • Gabarito D A: Os individualistas criam um mundo irreal , em que NÃO consegue-se viver plenamente : errado : palavras negativas , ele puxam o pronome assim como : tende , Que , nunca , jamais , quando e etc ... B : Se conhece o individualista , hoje em dia , por meio das redes sociais . errado : Não começamos uma oração com pronome oblíquo átono. C: Se conhece o individualista : mesma coisa que a letra B , não se começa oração com SE E: pessoas têm usado-o constantemente Errado : Depois de IDO/ADO , nada é colocado obs : aprendi muito com comentários do Sr Lucas .
  • GABARITO: D

    a) Os individualistas criam um mundo irreal, em que não consegue-se viver plenamente. → Errado. Palavras negativas (não, nunca, jamais...) puxam o pronome para si e provocam a próclise. O correto é: "em que não se consegue viver..."

      

    b) Se conhece o individualista, hoje em dia, por meio das redes sociais. → Errado. Não começamos uma oração com pronome oblíquo átono (te amo x → amo-te ). O correto é: "Conhece-se o individualista..."

    ➥ Complementando: Muito cuidado, pessoal, para não confundirem esta regrinha com o se condicional, viu? Exemplo: "Se você está feliz, bata palmas...". Você poderia pensar: "Ah! Não se começa uma oração com pronome oblíquo átono". Verdade. Mas, nesta frase, o se não é um pronome. É uma conjunção condicional. Veja que você pode substitui-lo por outra conjunção, como, por exemplo, caso, para perceber a noção hipotética: "Caso você esteja feliz...", por isso essa regrinha não se aplica aqui.

      

    c) O individualista sofre, por isso precisamos lhe ajudar. → Errado. O verbo ajudar, tendo sentido de auxiliar, pessoal, é transitivo direto: Quem ajuda, ajuda alguém. Como é transitivo direto, não podemos empregar o lhe, que é empregado para, dentre outros, verbos transitivos INdiretos, como, por exemplo: "disseram ao pastor que queriam sua benção" (disseram A alguém) → "disseram-LHE".

    Qual o correto? Continue lendo, explicarei na próxima.

      

    d) Os individualistas querem a felicidade, só conseguindo encontrá-la nas redes sociais. → Correto. Aqui o verbo termina em R. (encontraR a felicidade) Quando os verbos são transitivos diretos (quem encontra, encontra alguém) e terminam em R, S ou Z, substituímos estes finais pelos pronomes oblíquos LO/LA. Como queremos nos referir à felicidade, utilizaremos LA.

    • Encontrar a felicidade → Encontrar -la → Encontrá-la.

    ➥ Na C isso também acontece. Quem ajuda, ajuda alguém. Como o verbo é transitivo direto e termina em R (ajudaR), colocamos um LO para concordar com o individualista (ajudar o individualista → ajudar -lo → ajudá-lo)

      

    e) O mundo virtual gera vidas fictícias, mas as pessoas têm usado-o constantemente. → Errado. Isso vai cair em sua prova (ou eu não me chamo Lucas rsrs), por isso tenha atenção: Depois de IDO/ADO, nada é colocado! Não colocamos pronomes oblíquos átonos após verbos no particípio (comprado, vendido, batido, usado etc).