SóProvas


ID
5550037
Banca
FGV
Órgão
FUNSAÚDE - CE
Ano
2021
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

Durante a avaliação de um paciente é importante saber o quanto ele tolera um determinado esforço. Para isso, existem escalas que mensuram essa percepção subjetiva do esforço do paciente e isso permite que o fisioterapeuta trace suas condutas.
Assinale a opção que indica a escala mais conhecida para monitorizar a tolerância do indivíduo ao exercício.

Alternativas
Comentários
  • A Escala de Borg, também chamada de tabela de Borg, foi criada pelo fisiologista sueco Gunnar Borg, e consiste em classificar de forma subjetiva o esforço de um atleta/aluno.

    https://praticacademia.com.br/escala-de-borg-para-que-serve/

  • Siga @fisiomauriciooliva - conteúdo para concursos em fisioterapia no instagram

    Alternativa: D

    A) MIF - A Escala de Medida de Independência Funcional (MIF) é um instrumento multidimensional que avalia o desempenho da pessoa nos domínios motor e cognitivo/social.

    B) IMS - ICU mobility scale (IMS), essa escala tem por objetivo principal quantificar o nível funcional desse paciente durante o período na UTI. A escala varia de 0 a 10. Quando o paciente é classificado com IMS zero significa que ele não tem nenhuma movimentação no leito e IMS 10 é um paciente que consegue caminhar sozinho sem ajuda de terceiros ou suportes

    C) FSS - A FSS-ICU avalia tarefas de mobilidade que incluem rolar, transferir-se da posição supina para sentada, transferir-se da posição sentada para em pé, sentar-se à beira do leito e caminhar. O escore total da FSS-ICU varia de zero a 35, e escores mais elevados indicam uma funcionalidade física mais independente.

    E) BERG – é um instrumento validado, de avaliação funcional do equilíbrio composta de 14 tarefas com cinco itens cada e pontuação de 0-4 para cada tarefa: 0 - é incapaz de realizar a tarefa e 4 - realiza a tarefa independen- te. O escore total varia de 0- 56 pontos.