SóProvas


ID
5550220
Banca
FGV
Órgão
FUNSAÚDE - CE
Ano
2021
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Henry Wallon (1879-1962) é um autor importante para compreender como a criança estrutura a imagem de seu próprio corpo, assim como a do mundo exterior. Num estágio importante do desenvolvimento infantil, conhecido por estágio de espelho, não há divisão clara entre o Eu e o mundo / o outro. Por isso, a criança vivencia situações nas quais ela, por exemplo, bate em um colega, e, ao mesmo tempo, sente os efeitos do ato que realizou. Tal mecanismo chama-se

Alternativas
Comentários
  • Gabarito E.

    "O transitivismo, em linhas gerais, é definido por Lacan como a forma cativante de uma captação pela imagem do outro. Desse modo, “ela [a criança] pode participar, num transe completo, do tombo de seu colega, ou igualmente lhe imputar, sem que se trate de mentira, ter recebido dele o golpe que lhe aplicou” (Lacan, 1950/1966, p. 180). Para Lacan, o transitivismo representa uma categoria de comportamento em que é possível observar a equivalência entre a ação da criança e a ação do outro. Ele evidencia um “momento de indeterminação da relação entre agente e paciente” (Dunker, 2011, p. 9). No comportamento transitivista, não é preciso duvidar da sinceridade da criança, pois, nele, o eu e o outro se confundem (Jalley, 2011)."

    Fonte: https://www.scielo.br/j/pusp/a/Ydqt69qyrMxRCjYVV6Sxygf/?lang=pt

  • A questão solicita conhecimentos acerca da teoria do desenvolvimento de Wallon



    Wallon preconiza que o processo de evolução do indivíduo depende da maturação biológica e do ambiente. O corpo tem os recursos e o ambiente o meio de potencializá-los para que assim ocorra o desenvolvimento. Atribuiu, importância na afetividade do processo de desenvolvimento. Para ele, existem três formas de expressão da afetividade: a emoção, o sentimento e a paixão.  

    Na prova do espelho (e não estágio do espelho como a banca discorre - já que esse termo é da teoria lacaniana) é o momento pelo qual a criança percebe sua própria unidade corpórea através da identificação da imagem refletida no espelho e, ainda, de outra pessoa, ao ver a imagem dela também. A criança começa a ter maior percepção de si, quando passa do imaginário para a visão simbólica do seu corpo.  Esse processo de tomar forma da visão de si e do outro é chamado de transitivismo.

    Como eliminação das alternativas: 

    1. ERRADA
    Trata-se de conceito da teoria de Piaget.

    1. ERRADA
    Assim como a letra A, é um conceito da teoria do desenvolvimento de Piaget.

    1. ERRADA
     O conceito de simbiose no desenvolvimento, pode ser atribuído a psicanalistas como Bion, Winnicott e Bleger, e sabemos que seu significado está atrelado a dependência das relações de objeto e não a estágio de espelho.

    1. ERRADA
    A introjeção é um conceito freudiano que está relacionado aos conteúdos que são assimilados no nosso Eu e que perduram durante a vida do sujeito.

    1. CERTA
    Conforme conceituamos logo acima.

    Gabarito da professora: LETRA E.


  • "No processo de transitivismo, Wallon entende que o sujeito se faz substituir por outro ao ponto de se instituir no lugar deste, devido à indivisão relativa ao tipo primitivo de relação entre o sujeito e o outro."

    Fonte: https://doi.org/10.1590/S1516-14982004000200005