SóProvas


ID
5550229
Banca
FGV
Órgão
FUNSAÚDE - CE
Ano
2021
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Na teoria ecológico-sistêmica, o contexto deve ser considerado fator fundamental na explicação de determinados comportamentos. Cada organismo biológico se desenvolve dentro do contexto de sistemas ecológicos que sustentam ou sufocam seu crescimento, de modo que o desenvolvimento infantil está inserido em uma série de sistemas complexos e interativos.
Relacione os níveis do meio ambiente às suas respectivas características.
1. Microssistema
2. Mesossistema
3. Exossistema
4. Macrosistema
( ) sistemas sociais nos quais a criança ou pessoa em desenvolvimento não é participante ativa, mas onde podem ocorrer eventos que a afetem.
( ) pessoas e objetos que fazem parte do ambiente mais imediato de um indivíduo.
( ) o mais amplo contexto ambiental que envolve todos os outros ambientes, formando uma rede de interconexões que se diferenciam de uma cultura para outra.
( ) inter-relações entre dois ou mais ambientes, nos quais uma pessoa participa ativamente, podendo ser formado ou ampliado sempre que ela passe a fazer parte de novos ambientes.
Assinale a opção que indica a relação correta, segundo a ordem apresentada. 

Alternativas
Comentários
  • (EXOSSISTEMA - 3) sistemas sociais nos quais a criança ou pessoa em desenvolvimento não é participante ativa, mas onde podem ocorrer eventos que a afetem.

    (MICROSSISTEMA - 1) pessoas e objetos que fazem parte do ambiente mais imediato de um indivíduo.

    (MACROSSISTEMA - 4) o mais amplo contexto ambiental que envolve todos os outros ambientes, formando uma rede de interconexões que se diferenciam de uma cultura para outra.

    (MESOSSISTEMA - 2) inter-relações entre dois ou mais ambientes, nos quais uma pessoa participa ativamente, podendo ser formado ou ampliado sempre que ela passe a fazer parte de novos ambientes.

    Gabarito: B

    Fonte: https://amenteemaravilhosa.com.br/teoria-ecologica-de-bronfenbrenner/

  • A questão solicita conhecimentos acerca da teoria ecológica-sistêmica.

    De acordo com Brofenbrenner, o modelo ecológico sistêmico dá ênfase à interação da pessoa em desenvolvimento com outras pessoas, objetos e símbolos. Considera a bidirecionalidade em relação à pessoa e ao ambiente em que ela atua. 

    Essa abordagem privilegia os estudos de desenvolvimento de forma contextualizada e em ambientes naturais, em contraposição às experiências em laboratório, visando apreender a realidade de forma abrangente, tal como é vivida e percebida pelo ser humano no contexto em que habita.

    Dessa forma, existem estruturas (camadas) que se organizam e interferem mutuamente entre si no desenvolvimento do indivíduo. Essas estruturas são: micro-, meso-, exo- e macrossistema.

    Microssistema: “um padrão de atividades, papéis e relações interpessoais experienciados pela pessoa em desenvolvimento num dado ambiente com características físicas e materiais específicas." Exemplo: casa, creche e escola.

    Mesossistema: “inter-relações entre dois ou mais ambientes nos quais uma pessoa participa ativamente, podendo ser formado ou ampliado sempre que ela passe a fazer parte de novos ambientes." Exemplos: as relações constituídas na escola, clube, casa e vizinhança.

    Exossistema: é o oposto do mesossistema, a pessoa não é participante ativa, mas podem ocorrer eventos que a afetem, ou ainda vice e versa, podem ser afetados por acontecimentos do ambiente imediato que se encontra. Exemplo: o local de trabalho dos pais, a escola do irmão ou a rede de amigos dos pais.

    Macrossistema: “envolve todos os outros ambientes, formando uma rede de interconexões que se diferenciam de uma cultura para outra. Exemplo, a estrutura política e cultural de uma família norte-americana de classe média enquanto sistema, muito diferente de um grupo familiar de operários brasileiros."

    Sequência correta: 3,1,4,2

    Gabarito da Professora: Letra B.

    Fonte:  Martins, E; Szymansk, H. (2004). A abordagem ecológica de Urie Bronfenbrenner em estudos com famílias. Universidade Estadual do Rio de Janeiro, v.4, n.1: Estudos de Pesquisa em Psicologia.