A questão solicita conhecimento acerca do matriciamento.
As ações de matriciamento “promove uma organização da atenção à saúde no SUS, atuação multiprofissional, ligação entre os diversos serviços e consequente ampliação e potencialização do cuidado perante os casos clínicos em saúde mental (Silva & Dimenstein, 2014; Pinto et al., 2012). “ (p.357)
Para o Ministério da Saúde trata-se de um novo modo de produzir saúde em que duas ou mais equipes, num processo de construção compartilhada, criam uma proposta de intervenção pedagógico-terapêutica.”(p.13)
- ERRADO
A atenção primária não trabalha com especialista, mas com a construção de saberes em equipes profissionais interdisciplinares.
- ERRADO
O trabalho em equipes não funciona em hierarquia e verticalidade, mas a partir da construção de saberes de forma igualitária.
- CERTO
A construção compartilhada é baseada na troca de conhecimentos entre a equipe interdisciplinar de forma uniforme, ou em outras palavras, de forma horizontal - a partir de diferentes trocas de saberes diferentes.
- ERRADO
O atendimento pode ser de forma individualizada ou em grupos pela equipe de profissionais da saúde (dentre médicos, enfermeiros, psicólogos, entre outros).
- ERRADO
Não há transferência de responsabilidades, mas a busca de soluções a partir do trabalho interdisciplinar.
Gabarito da professora: LETRA C
Fontes:
Ministério da Saúde. Guia prático de matriciamento na saúde mental. (online).
SILVIA JUNIOR & ARAÚJO (2018). Centro de Atenção Psicossocial (CAPS): ações desenvolvidas em município de Minas Gerais, Brasil. Rev. Latinoam. Psicopat. Fund., São Paulo, 21(2), 346-363, jun. 2018. (online)