SóProvas


ID
5550235
Banca
FGV
Órgão
FUNSAÚDE - CE
Ano
2021
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

No processo de integração da saúde mental à atenção primária, o matriciamento ou apoio matricial tem sido adotado como norteador de experiências em diversas regiões do país.
Assinale a opção que indica uma característica do matriciamento.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito C.

    O processo de matriciamento não é o encaminhamento ao especialista, nem a prática vertical do cuidado, o atendimento individual ou a transferência de responsabilidade para outro profissional, mas sim um cuidado integral, responsável, horizontal e conjunto entre os profissionais.

  • O matriciamento é o processo de trabalho em que especialistas prestam suporte para as equipes da atenção básica (AB) de modo a produzir melhor assistência aos usuários atendidos neste nível de atenção, por intermédio de ações terapêuticas conjuntas e atividades pedagógicas, assumindo assim um caráter técnico-pedagógico (Campos GW S, Domitti AC. Apoio matricial e equipe de referência: uma metodologia para gestão do trabalho interdisciplinar em saúde. Cad Saude Publica 2007; 23(2): 399-407).

    O matriciamento é uma prática interdisciplinar e a proposta é que profissionais da AB e especialistas de diferentes áreas atuem juntos, com vistas a qualificação do cuidado fornecido na AB e a diminuição de encaminhamentos desnecessários, sem de fato haver uma demanda claramente estabelecida que justifique a atenção especializada. A organização do trabalho deve ser dar de modo a fomentar parcerias, onde o ambiente favoreça que os profissionais possam trocar seus saberes, ampliando assim suas concepções sobre adoecimento e formas de tratamento aos sujeitos (Chiaverini DH, Gonçalves DA, Ballester D, Tófoli LF, Chazan LF, Almeida N, Fortes S. Guia prático de matriciamento em saúde mental [Internet]. Ministério da Saúde, Centro de Estudo e Pesquisa Coletiva [Internet]. 2011 [acessado 2017 out 23]. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/guia_pratico_matriciamento_saudemental.pdf).

  • Gab C

    Ações horizontais que integrem os componentes e seus saberes em diferentes níveis assistenciais. 

  • A questão solicita conhecimento acerca do matriciamento.


    As ações de matriciamento “promove uma organização da atenção à saúde no SUS, atuação multiprofissional, ligação entre os diversos serviços e consequente ampliação e potencialização do cuidado perante os casos clínicos em saúde mental (Silva & Dimenstein, 2014; Pinto et al., 2012). “ (p.357)


    Para o Ministério da Saúde trata-se de um novo modo de produzir saúde em que duas ou mais equipes, num processo de construção compartilhada, criam uma proposta de intervenção pedagógico-terapêutica.”(p.13)


    1. ERRADO

    A atenção primária não trabalha com especialista, mas com a construção de saberes em equipes profissionais interdisciplinares.


    1. ERRADO

    O trabalho em equipes não funciona em hierarquia e verticalidade, mas a partir da construção de saberes de forma igualitária.


    1. CERTO

    A construção compartilhada é baseada na troca de conhecimentos entre a equipe interdisciplinar de forma uniforme, ou em outras palavras, de forma horizontal - a partir de diferentes trocas de saberes diferentes.


    1. ERRADO

    O atendimento pode ser de forma individualizada ou em grupos pela equipe de profissionais da saúde (dentre médicos, enfermeiros, psicólogos, entre outros).


    1. ERRADO

    Não há transferência de responsabilidades, mas a busca de soluções a partir do trabalho interdisciplinar.



    Gabarito da professora: LETRA C


    Fontes: 


    Ministério da Saúde. Guia prático de matriciamento na saúde mental. (online).


    SILVIA JUNIOR & ARAÚJO (2018). Centro de Atenção Psicossocial (CAPS): ações desenvolvidas em município de Minas Gerais, Brasil. Rev. Latinoam. Psicopat. Fund., São Paulo, 21(2), 346-363, jun. 2018. (online)