-
Letra A: ERRADA, pois a ESF é composta por, no mínimo: (I) médico generalista, ou especialista em Saúde da Família, ou médico de Família e Comunidade; (II) enfermeiro generalista ou especialista em Saúde da Família; (III) auxiliar ou técnico de enfermagem; e (IV) agentes comunitários de saúde.
Letra B: ERRADA, pois poderão compor os NASF 1 e 2: médico acupunturista; assistente social; profissional/professor de educação física; farmacêutico; fisioterapeuta; fonoaudiólogo; médico ginecologista/obstetra; médico homeopata; nutricionista; médico pediatra; psicólogo; médico psiquiatra; terapeuta ocupacional; médico geriatra; médico internista (clínica médica); médico do trabalho; médico veterinário; profissional com formação em arte e educação (arte educador); e profissional de saúde sanitarista.
Letra C: ERRADA, pois a ESF pressupõe que equipe encarregada do serviço de atenção primária deve ter um caráter multiprofissional e interdisciplinar.
Letra D: CORRETA
-
Eu entendi porque a alternativa D é a correta. Mas ainda não entendi o erro na alternativa E
-
Gab D
Erro da letra E. A eSF proporcionará apoio matricial aos profissionais que compõem o NASF visando à sua capacitação. A ESF não necessariamente capacita os profissionais do NASF.
-
E: ERRADA. O conceito de matricialidade não tem a ver com capacitação dos profissionais, mas com o modo de se fazer a atenção a saúde, digamos o modo como se trabalha.
https://aps.bvs.br/aps/como-o-apoio-matricial-pode-ser-desenvolvido-na-atencao-basica-em-saudeatencao-primaria-em-saude/
-
O erro da alternativa "E", é que as palavras estão invertidas. É o Nasf que proporciona o apoio matricial a ESF, não o contrário. Outro ponto é que a atividade do Nasf junto a atenção primária é ampla, não visa somente capacitação.
Veja o que diz esse artigo:
"O apoio matricial do Nasf para ESF se materializa por meio do compartilhamento de problemas, da troca de saberes e práticas entre os profissionais, bem como da articulação pactuada de intervenções".