Gabarito: E.
Não conhecia o conceito de presenteísmo, mas encontrei esse trecho em um artigo que me ajudou a compreender a questão:
[...] Já o presenteísmo é muito mais pernicioso, pois acontece silenciosamente no ambiente de trabalho, e de diversas formas. Um funcionário está fisicamente na empresa, mas procrastina, adia tarefas e está mental e emocionalmente ausente, afeta o clima organizacional com sua falta de motivação, não traz resultados, além de contaminar o restante da equipe, já que seu trabalho acaba sendo realizado por outro colega que muitas das vezes sabe que o presenteísta não produz.
Como, então, podemos identificar o presenteísta? Os gestores de área devem observar os sintomas, como trabalho acumulado mesmo com equipe completa, motivação zero em um ou mais colaboradores, falta de atenção às tarefas pertinentes ao cargo, reuniões nada produtivas, desgastando ainda mais o clima, discussões rotineiras e sem causa relevante.
Os presenteístas são considerados como vítimas, pois não faltam ao trabalho mesmo doentes. Podem estar com fortes dores de cabeça, dores nas costas, irritação, dores musculares, cansaço, ansiedade, angústia, irritação, depressão, insônia, estresse, distúrbios gástricos, etc. – mas estão presentes.
Fonte: https://direcionalescolas.com.br/absenteismo-e-presenteismo/
É comum considerarmos os índices de absenteísmo como importante indicador no mundo das organizações. Ele representa a ausência física do trabalhador no ambiente de trabalho, seja por falta ou por atrasos, podendo ser causado por diversas questões, como doenças, condição de saúde, problemas pessoais, doenças na família, dificuldade de transporte, desmotivação, entre outros.
No entanto a ausência física não é o único tipo de ausência de um colaborador no ambiente de trabalho. Outro indicador a ser considerado é o presenteísmo, que, por sua vez, consiste na ausência mental do trabalhador, devido a um mal-estar físico e/ou emocional, problemas pessoais ou com o próprio trabalho, o que faz com que a produtividade, o rendimento, a motivação e a satisfação caiam exponencialmente.
O absenteísmo e presenteísmo são dois fenômenos que podem estar correlacionados a um clima organizacional desfavorável, más condições de saúde, relacionamentos inadequados, falta de respeito, assédio moral, riscos de acidente, falta de ergonomia, enfim, ambos são prejudiciais tanto para o trabalhador como para a empresa.
GABARITO: E