-
Gab. C
A liderança transacional foca no papel de supervisão, organização e desempenho do grupo. É um estilo de liderança em que o líder promove o cumprimento do seus liderados através de recompensas e punições, a fim de garantir o cumprimento dos seus liderados. Esse tipo de líder não esta preocupado com a motivações de sua equipe ou se antecipar ao problemas futuros, ele apenas segue a demanda estabelecida por meio do esclarecimento dos papeis e das exigência das tarefas, enfatizando a recompensa proporcional a desempenho. Este tipo de liderança é eficaz em situações de crise ou de emergência, bem como para projetos que necessitam de ser realizados de uma maneira específica.
-
Características do Líder Transacional:
- Recompensa contingente: negocia a troca de recompensas por esforço, promete recompensas pelo bom desempenho, reconhece as conquistas.
- Administração por exceção (ativa): procura e observa desvios das regras e padrões, tomando as atitudes corretivas necessárias.
- Administração por exceção (passiva): intervém apenas quando os padrões não são alcançados.
- Laissez-faire: abdica das responsabilidades, evita a tomada de decisões.
Fonte: Comportamento organizacional, Robbins pag: 285.
Gabarito: Letra C
-
Letra C. O modelo que reconhece, nesse contexto, às necessidades individuais é o transformacional.
-
GAB C
LIDERANÇA TRANSACIONAL:
- Liderança baseada na troca;
- O líder transacional é o que conduz ou motiva os liderados na direção das metas pré-estabelecidas, esclarecendo papéis e exigências do trabalho.
- É o tipo de líder que consegue dos liderados o desempenho esperado.
- O liderado apresenta desempenho, atinge os resultados e, em troca, o líder dispõe de benefícios.
FONTE: MEUS RESUMOS (Whatsapp: 87996271319)
-
As empresas são organizações hierárquicas. Numa estrutura simplificada, o é quem ocupa o lugar mais alto da hierarquia: ninguém toma decisões sem o seu consentimento. Abaixo encontram-se os gerentes, os chefes de divisões e, finalmente, os empregados, os quais não têm ninguém a seu cargo, isto é, abaixo deles. Estas divisões hierárquicas supõem que aqueles que se encontram nas categorias inferiores devam obedecer aos seus superiores.
Disponivel: < >
-
LETRA C).
Com base nas Teorias Neocarismáticas, presentes nas Abordagens Emergentes da Liderança, o "reconhecimento de necessidades individuais" está fortemente atrelado à LIDERANÇA CARISMÁTICA.
Todas as demais alternativas da questão são de competência da LIDERANÇA TRANSACIONAL, que, devido à liderança baseada na troca (recompensas ou punições), é baseado no controle e monitoramento de padrões estabelecidos, prévia menção a regras (atribuindo uma direção clara de condutas), tudo relacionado com a troca oferecida para a realização do trabalho.
Para fins de complemento, na LIDERANÇA TRANSFORMACIONAL, há o estabelecimento de estímulos para com os subordinados, baseando-se nos valores, na ética e na moral. Possui caráter com base na missão moral, diferente da liderança transacional: caráter calculista.
-
-
A liderança transacional guia e motiva seus seguidores na direção de metas estabelecidas e esclarece o papel e as exigências da tarefa neste caminho. Considerando essa informação, assinale a alternativa que não apresenta característica(s) desse tipo de liderança.
A
controle e monitoramento
O líder transacional apela aos interesses, especialmente às necessidades primárias, dos seguidores. Ele promete recompensas ou ameaças para conseguir que os seguidores trabalhem para realizar as metas. Esse tipo de liderança é baseado na troca e por isso seu nome e transacional, que tem origens em transações ou trocas.
Maximiano (2004) cita:
“O líder transacional promete recompensas para conseguir que os seguidores trabalhem para realizar as metas, O líder transacional oferece meras e recompensas materiais ou psicológicas, conseguindo em troca um compromisso de tipo calculista”.
B
recompensa de forma contingente
A liderança transacional é caracterizada pela troca frequente (transação) entre líder e liderado no desempenho de suas funções. Um gestor de estilo liderança transacional, por, ex., oferece aos seus liderados uma recompensa caso consigam um desempenho específico. A relação recompensa X desempenho é uma transação, portanto, é uma relação mais utilitária entre o líder e seus liderados.
C
reconhecimento de necessidades individuais.
Este é uma característica da liderança transformacional. Nesse estilo de liderança, os liderados são inspirados a transcenderem seus próprios papéis, causado um efeito profundo e um grande impacto na organização. A liderança transformacional ressalta as metas dos subordinados e aumenta sua autoconfiança para se empenharem por metas mais elevadas.
D
manutenção de estabilidade
Os líderes transacionais influenciam as pessoas principalmente usando recompensas e penalidades, bem como negociando serviços dos funcionários. Neste estilo de liderança a adm. são por exceção sendo passivo ou ativa. A Passiva acontece quando intervém, apenas, ao mesmo tempo em que s padrões não são alcançados, buscando manter a estabilidade.
E
direções claras
na liderança transacional, o processo de liderança é compreendido como a ocorrência de transações mutuamente gratificante entre os líderes e seguidores, dentro de um determinado contexto situacional. O líder transacional guia seus seguidores na direção clara das metas e esclarece as exigências de papel e da tarefa.
Fonte Tecconcursos.
-
LIDERANÇA TRANSACIONAL
- Líder negociador
- Liderança baseada na promessa de recompensas
- Liderança manipulativa
- O sistema de objetivos ou missão é calculista: a obediência é conseguida por meio da expectativa ou oferecimento de recompensa.
LIDERANÇA TRANSFORMACIONAL
- Líder inspirador
- Liderança transformadora (líder é agente de mudanças)
- Liderança revolucionária (líder é renovador)
- O sistema de objetivos ou missão é moral: a obediência dos seguidores é fruto da crença ou fé na pessoa do líder ou no que ele representa.