SóProvas


ID
5551291
Banca
OBJETIVA
Órgão
Prefeitura de Santa Maria - RS
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

De acordo com as regras gramaticais, um falante pode ter certeza do fato que comunica, pode apresentar dúvida/possibilidade sobre um fato ou pode ordenar que algo se cumpra. Nesse sentido, em relação à apresentação de dúvida/possibilidade, assinalar a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito na alternativa C

    A banca solicita indicação da construção que exteriorize valor hipotético:

    A construção de enunciados hipotéticos é realizada com o uso de formas verbais subjuntivas, indicativas de dúvida ou desejo, ou locuções com auxiliar modal indicativo de hipótese, possibilidade (deve ser, deverá haver,...), acompanhadas ou não de conjunções condicionais.

    A) Amanhã, Maria almoçará em minha residência.

    Incorreta. Não há na passagem estrutura que indique desejo ou hipótese. O verbo "almoçará" é forma indicativa que demonstra certeza.

    B) Pare de gritar, Pedrinho!

    Incorreta. Não há na passagem estrutura que indique desejo ou hipótese. O verbo "pare" é forma imperativa que demonstra ordem.

    C) Gostaria que Renata falasse conosco hoje ainda. 

    Correta. A construção utiliza combinação de futuro do pretérito "gostaria" e pretérito imperfeito do subjuntivo "falasse", indicando ação desejada mas incerta, hipotética.

    D) Não sabemos o paradeiro dos estudantes.

    Incorreta. Não há na passagem estrutura que indique desejo ou hipótese. O verbo "sabemos" é forma indicativa que demonstra certeza.

    E) Podemos distribuir as fichas de modo ágil.

    Incorreta. Não há na passagem estrutura que indique desejo ou hipótese. A locução "podemos distribuir" é munida de auxiliar modal que indica possibilidade concreta, afirmação.

  • Gabarito "C"

    a banca quer que você julgue as frases no modo subjuntivo de duvida ou possibilidade.

    *MODOS:

     

    Está relacionado à forma do verbo para indicar a atitude do indivíduo que fala em relação ao fato por ele anunciado.

    *Indicativo: ideia de certeza.

    Ex: Falei muito durante a aula.

     

    *Subjuntivo : ideia de incerteza, de possibilidade( ideia de duvida)

     Ex: Se estudares muito, conseguirá o que deseja.

     

    *Imperativo: ordem , conselho , convite.

    Ex: por favor, abra essa porta!

    espero ter ajudado tropa !!

  • Essa é uma questão os verbos e os valores que eles podem assumir nas sentenças, a depender do tempo e modo em que são empregados. Nesse sentido, a banca deu aos candidatos a missão de determinar em qual das opções há a ideia de dúvida/possibilidade.

    Assim, na letra A isso não ocorre, já que a forma “almoçará" no futuro do presente do indicativo não deixa margens para que se duvide do fato de que Maria almoçará em minha residência amanhã. Aqui, o fato está dado como certo de ocorrer.

    Já em B, a expressão “pare de gritar" indica claramente uma ordem através do verbo “parar" no modo imperativo (o qual serve justamente a esse propósito de indicar ordem, sugestão, pedido etc).

    Em C, por outro lado, a forma verbal “gostaria" no futuro do pretérito combinada ao verbo “falar" no pretérito imperfeito do subjuntivo (falasse) já não indica fato dado como certo e tampouco ordem. Aqui, expressa-se o desejo de que algo ocorra, sem que haja, no entanto, a impressão de certeza. Ou seja, eu gostaria que Renata falasse conosco ainda hoje, mas não é certo que ela fale. Esse tipo de construção é bem comum em nosso idioma:

    Gostaria que nossas casas ficassem mais próximas.

    Faria de tudo para que você viesse logo.

     Visto isso, a alternativa C é a opção correta a ser marcada.

    Por fim, as afirmações expressas nas letras D e E não denotam dúvida ou possibilidade, mas certeza.

    Gabarito do professor: Letra C.