A dominância é um tipo de interação de de um mesmo , na qual o de um de um alelo mascara o segundo alelo no mesmo locus. O alelo mascarado pelo alelo dominante é chamado de alelo recessivo. Para um alelo recessivo produzir um fenótipo recessivo, é preciso que o indivíduo tenha duas cópias desse alelo, uma proveniente de cada um dos pais. Normalmente, os alelos dominantes são representados por letras maiúsculas e os alelos recessivos por letras minúsculas.
Gregor Mendel, o pai da genetica , foi quem contribuiu para a definição do conceito de dominância. Ele observou que um indivíduo heterozigoto (com um alelo dominante e um recessivo para um gene) mostrava o mesmo fenótipo dominante apresentado pelo pai homozigoto e então concluiu que havia algumas características que dominavam sobre outros caracteres herdados.
Em genética existem três tipos de dominância: a dominância total ou completa, a dominância incompleta ou parcial e a codominância. O tipo mais comum é a dominância total ou completa, onde um alelo completamente dominante impede a expressão do segundo alelo, que será completamente recessivo. Nestes casos, não é possível diferenciar fenotipicamente um indivíduo homozigoto dominante de um heterozigoto.
fonte: https://www.infoescola.com/genetica/dominancia/