SóProvas


ID
5552002
Banca
FAUEL
Órgão
Câmara de Mandirituba - PR
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Considere o texto a seguir, extraído de uma carta escrita pelo orador brasileiro Rui Barbosa em 1911, para responder a próxima questão.

“Civilismo quer dizer ordem civil, ordem jurídica, a saber: governo da lei, contraposto ao governo do arbítrio, ao governo da força, ao governo da espada. A espada enche hoje a política do Brasil. O furor dos partidos tem posto muitas vezes os seus adversários fora da lei. Mas, perante a humanidade, perante os direitos dos povos civilizados, perante as normas fundamentais do nosso regime, ninguém, por mais bárbaros que sejam os seus atos, decai do abrigo da legalidade. Todos se acham sob a proteção das leis, que, para os acusados, assenta na faculdade absoluta de combaterem a acusação, articularem a defesa, e exigirem a fidelidade à ordem processual. Esta incumbência, a tradição jurídica das mais antigas civilizações a reservou sempre ao ministério do advogado. A este, pois, releva honrá-lo, não só arrebatando à perseguição os inocentes, mas reivindicando, no julgamento dos criminosos, a lealdade às garantias legais, a eqüidade, a imparcialidade, a humanidade”.
(Carta a Evaristo de Morais, com adaptações).

Ao afirmar que “a espada enche hoje a política do Brasil”, Rui Barbosa emprega a palavra “espada” em sentido: 

Alternativas
Comentários
  • Literal = real = denotativo

    Literário = figurado = conotativo

  • A questão é sobre linguagens e quer saber qual o sentido da palavra "espada" em “a espada enche hoje a política do Brasil”. Vejamos:

     .

    A) literal.

    Errado.

    Linguagem literal ou denotação: sentido literal, básico, usual, real.

     .

    B) irônico.

    Errado.

    Ironia: é a figura pela qual dizemos o contrário do que pensamos, quase sempre com intenção sarcástica.

    Ex.: Fizeste um excelente serviço! [para dizer: um serviço péssimo]

     .

    C) figurado.

    Certo. "Espada" está sendo usada no sentido figurado, no sentido de "poder, de justiça" e não no sentido literal de "arma branca, ofensiva e defensiva, formada de uma lâmina comprida e geralmente pontiaguda, de ferro ou aço, cortante e perfurante".

    Linguagem figurada ou conotação: sentido simbólico das palavras, não literal.

    Denotativa = De verdade

    Conotativa = Conto de fadas

     .

    D) paradoxal.

    Errado.

    Paradoxo: consiste esta figura, também chamada oxímoro, em usar, intencionalmente, um contrassenso.

    Ex.: Valentia covarde assaltar e matar pessoas indefesas!

     .

    Gabarito: Letra C

  • A espada está no sentido figurado, o autor no texto está falando de justiça e o símbolo da estátua da justiça segura uma balança e uma espada.

  • Fiquei em dúvida quanto à exatião do gabarito por causa da contextualidade da época em que foi escrita a carta. No texto original o autor deixa claro que essa espada é "um instrumento de obediencia e ordem" referindo-se à presença de interesses militares na recém proclamada república.

  • http://intervox.nce.ufrj.br/~ballin/dever.pdf