Gabarito A. Não farei comentário sobre todos os itens.
1. Atitudes e manias questionadas - aqui temos um adjetivo concordando com ambos os substantivos. Cuidado! Segue o exemplo onde temos mais de uma opção de concordância entre o adjetivo posposto a dois ou mais substantivos:
"valores e manias questionados" - o adjetivo está no plural masculino
"valores e manias questionadas" - igualmente correta pois o adjetivo concorda com o termo mais próximo "manias".
3. "Vera ou Ana", aqui há ideia de exclusão, logo o verbo ficará no singular, isto é, na forma verbal "ficará".
5. A forma verbal "haver" está empregada no sentido de existir, logo é impessoal e invariável.
#vousernomeado
Gabarito na alternativa A
Solicita-se indicação dos termos que complementem corretamente as passagens, obedecida a devida concordância verbal ou nominal:
1. Atitudes e manias questionadas (questionados/questionadas).
A concordância nominal com expressão composta por dois núcleos pode ocorrer com o conjunto ou apenas com o ultimo termo, respeitadas algumas regras: quando realizada com o conjunto, havendo termo masculino, a concordância será masculina plural; quando realizada apenas com o ultimo termo, deve com ele concordar em género e número.
No caso em tela, havendo dois termos femininos e plurais, apenas a concordância feminina plural é correta.
2. Suspeita-se que nem um, nem outro disse (disse/disseram) a verdade.
A expressão "nem um nem outro", via de regra, indicativa de gradação entre sujeitos, torna de rigor o uso do singular, independente da natureza do termo, se nominal ou se verbal.
Assim assevera Bechara, em sua Moderna Gramática Portuguesa (p. 445), "...com nem um nem outro é de rigor o singular para substantivo e verbo".
Importante salientar que existem gramáticos, entretanto, que consideram o uso do plural da forma verbal possível quando ausente termo nominal determinante (nem um nem outro consideram). Adota-se na questão posição majoritária.
3. Vera ou Ana ficará contente com a notícia. (ficará/ficarão).
Quando presente sujeito composto ligado por conjuncional alternativo, indicativo de exclusão, apenas um dos sujeitos praticará a ação verbal, permanecendo esta no singular.
"Palmeiras ou Flamengo será campeão da libertadores."
4. Grupos e pessoas economicamente diferenciados/diferenciadas (diferenciados/diferenciadas).
Consoante comentário da alternativa I, a concordância pode ocorrer com o conjunto, em forma masculina plural (diferenciados), ou apenas com o segundo termo, feminino plural (diferenciadas).
5. Havia coisas que não se compreendiam. (havia/ haviam)
A forma verbal "haver", indicativa de existência, é impessoal e deve permanecer em forma de terceira pessoa do singular.