SóProvas


ID
5553319
Banca
Avança SP
Órgão
Prefeitura de Laranjal Paulista - SP
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Durante muito tempo, a civilização chinesa foi mais avançada do que a europeia. A Europa adquiriu da China, direta ou indiretamente, uma forma rudimentar de imprensa, a fabricação do papel, a bússola, a pólvora e diques para canais. Mas foi na Europa que, pela primeira vez, houve um crescimento econômico contínuo seguido da Revolução Industrial. E foi na Europa que o governo representativo e os direitos individuais – essas outras marcas distintivas da modernidade – se desenvolveram primeiro. Por que a Europa?
Em 1480, o imperador chinês da dinastia Ming proibiu a exploração e o comércio ultramarino. Mercadores que continuaram com esse comércio foram declarados contrabandistas e tropas foram enviadas para destruir seus estabelecimentos e queimar seus barcos. Nenhum rei europeu jamais reivindicou ou empregou tais poderes; nenhum rei poderia dar um tiro no próprio pé. Na Europa, os reis operavam numa rede de estados rivais; o imperador chinês contava com a vantagem – ou a armadilha – de não ter rivais com poder que se equiparasse ao seu. A rivalidade entre estados na Europa ajudou a impulsionar a expansão ultramarina.
Após a queda do Império Romano na Europa Ocidental, nenhum poder absoluto voltou a controlar todo o território. Imagine se um único poder tivesse conquistado Roma como os manchus fizeram na China, os mongóis na Índia e os otomanos no Oriente Médio. Pela conquista, eles se tornaram os senhores dos novos reinos. Os conquistadores de Roma foram várias tribos germânicas que rivalizavam umas com as outras. Eram senhores de pouca coisa. Após conquistar o império, esses homens descobriram que ele estava se dissolvendo sob seus pés. Não tinham a experiência de governar um estado estabelecido e não foram capazes de manter a máquina de coleta de impostos. Desafiaram uma das regras universais de governança, administrando estados incapazes de taxar.
Grande parte da história europeia deriva desse momento de formação. O domínio dos governos sobre seus povos era muito fraco; eles tinham de lutar e trabalhar duro para contar com a lealdade da população. Precisavam oferecer um bom governo – a paz do rei – para obter uma extensão de seu poder. Não podiam simplesmente acionar um sistema de cobrança de tributos como faziam tantos impérios e reinos na Ásia ou no Oriente Médio.
(HIRST, John. A Mais Breve História da Europa. São Paulo: Sextante, 2018, p. 150).

Como se sabe, as preposições podem ser essenciais e acidentais. Assinale a alternativa que apresenta uma preposição essencial: 

Alternativas
Comentários
  • A questão é de morfologia e quer que identifiquemos a alternativa que apresenta uma preposição essencial. Vejamos:

     .

    Preposição: palavra invariável que une dois termos de uma oração, subordinando um ao outro, de tal modo que o sentido do primeiro (antecedente) é explicado ou completado pelo segundo (consequente). Ex.: Concordo com você.

    As preposições essenciais são: a, ante, após, até, com, contra, de, desde, em, entre, para, pe r, perante, por, sem, sob, sobre, trás. 

      .

    Preposições acidentais são aquelas que originalmente não possuem a função de preposição e pertencem normalmente a outras classes gramaticais, mas funcionam às vezes como preposições. As principais são: mas, afora, como, conforme, consoante, durante, exceto, feito, fora, mediante, menos, salvo, segundo, senão, tirante, visto...

     .

    A) perante. 

    Certo. "Perante" é uma preposição essencial.

     .

    B) afora. 

    Errado. "Afora" é uma preposição acidental.

     .

    C) como. 

    Errado. "Como" é uma preposição acidental.

     .

    D) salvo. 

    Errado. "Salvo" é uma preposição acidental.

     .

    E) mediante. 

    Errado. "Mediante" é uma preposição acidental.

     .

    Gabarito: Letra A

  • GABARITO - A

    Preposições essenciais e acidentais

    ESSENCIAIS -

    Preposições essenciais são palavras que funcionam apenas como preposição. Exemplos: a, em, de, até, com, após, ante, contra, desde, entre, para, por, perante, sem, sob, sobre, trás.

  • Letra D

    Preposições são palavras que conectam os termos de um enunciado, de modo que o segundo termo complementa o sentido do primeiro.

    São preposições essenciais: a, ante, após, até, com, contra, desde, de, em, entre, para, perante, por, sem, sobre, sob.

  • É só lembrar do ACDEPST

  • GAB-A

    a, em, de, até, com, após, ante, contra, desde, entre, para, por, perante, sem, sob, sobre, trás.

    OXE OXE.

  • Alternativa A

    Neste caso foi uma pergunta decoreba!

    Obrigado professora Maria Dolores Duran quarta serie 1979! rsrs

    Abraços!

    Sucesso na sua jornada!

  • Essa é uma questão sobre as preposições e seus tipos. No enunciado, a banca já pressupunha que o candidato soubesse a diferença entre preposições essenciais e acidentais. Dessa maneira, cabe esclarecer o que as faz divergentes.

    Preposição essencial é aquela que exerce unicamente a função de preposição. Ou seja, elas apenas servirão para unir termos dentro de uma oração. A palavra “de", por exemplo, exercerá apenas tarefa prepositiva (caldo de feijão, turma de adolescentes, tempo de mudar etc).

    Por outro lado, a preposição acidental se caracteriza por ser uma palavra de outra classe gramatical e que, no entanto, pode funcionar também como preposição. Isso ocorre, por exemplo, com a palavra “afora" (letra B), que é um advérbio que passa a noção de movimento por uma extensão de espaço (viajei Rio de Janeiro afora), mas também funciona como preposição indicando a ideia de exceção (afora o bolo de chocolate, o buffet estava incrível) ou ainda de algo além (afora ser uma excelente cantora, Carla conhecia diversas técnicas de atuação).

     Também é preposição acidental a palavra “como" (letra C), a qual também funciona como advérbio (como você chegou aqui tão rápido?). Porém, enquanto preposição, tal palavra tem o fito de indicar qualidade (gosto de você como meu irmão).

    Dando prosseguimento, a preposição acidental “salvo", embora exprima a ideia de exceção (salvo as aranhas, todos os outros animais me agradam), também será adjetivo que caracteriza o que está fora de perigo (por causa dos médicos, tive meu pai salvo do perigo).

    Na letra E, “mediante" é uma preposição acidental com sentido de “por meio de" (entrou nos EUA mediante apresentação dos documentos corretos) e também é um adjetivo que indica aquele que intermedeia algo (as pessoas e o sucesso possuem um importante mediante – a educação de base).

    Finalmente, na opção A temos a nossa resposta correta, já que a palavra “perante" funciona exclusivamente como preposição, indicando a presença diante de algo (perante sua família, chorou de alegria). Sendo assim, a letra A é a alternativa a ser marcada.

    Gabarito do professor: Letra A.

  • PREPOSIÇÕES ESSENCIAIS;

    A,ANTE,APÓS.ATÉ ,COM,CONTRA,DE,DESDE,EM,ENTRE,PARA,POR,PERANTE,SEM ,SOBRE,TRÁS E SOB.

    Levanta a cabeça moça (o) você é um porsche !