SóProvas


ID
5553670
Banca
Avança SP
Órgão
Prefeitura de Laranjal Paulista - SP
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

MARY I (1516 – 1558).
Mary Tudor foi a primeira rainha a governar a Inglaterra por seu próprio direito. Sua brutal perseguição aos protestantes valeu-lhe a alcunha de “Blood Mary” (Mary, a Sanguinária).
Filha de Henrique VIII e Catarina de Aragão, foi declarada ilegítima quando o casamento do pai foi dissolvido em 1533. Ela perdeu o título de princesa e teve que renunciar à fé católica, embora continuasse a praticá-la em segredo.
Após a morte de seu meio-irmão, o frágil Eduardo VI, uma insurreição protestante levou Jane Grey ao trono e Mary fugiu para Norfolk. Mas havia um sentimento generalizado de que era a herdeira legítima e Mary voltou a Londres para receber as boas-vindas de maneira triunfal. Lady Jane Grey – a chamada “Rainha por Nove Dias” – foi deposta e executada, juntamente com seu marido Dudley.
Logo após sua coroação, Mary começou a reanimar a Igreja Católica, que fora banida por Henrique VIII. Quando ficou claro que ela desposaria o católico Filipe II, rei da Espanha, houve uma sublevação protestante em Kent sob Sir Thomas Wyatt. Os rebeldes marcharam para Londres: Mary fez um discurso vibrante que mobilizou a população da capital: a rebelião foi derrotada e seus líderes, executados.
Mary casou-se com Felipe II, restaurou o credo católico e começou a perseguir os heréticos. Em pouco tempo, 300 protestantes encontraram a morte na fogueira. Seu casamento com o rei espanhol arrastou a Inglaterra a uma guerra impopular contra a França, que custou aos ingleses a posse de Calais, último reduto inglês na França.
Solitária, sem filhos e odiada, Mary morreu em 17 de novembro de 1558, sendo sucedida por sua meia-irmã Elizabeth I, uma protestante.
(CAWTHORNE, Nigel. 100 Tiranos: história viva. São Paulo, Ediouro, p. 116). 

No primeiro parágrafo do texto, o autor utiliza a palavra “alcunha”. Assinale a alternativa que NÃO apresenta um sinônimo para tal palavra: 

Alternativas
Comentários
  • Para responder a esta questão, exige-se conhecimento em sinonímia. O candidato deve indicar qual assertiva possui uma palavra que não tem o mesmo significado que "alcunha". Vejamos:

    Em palavras simples, "alcunha" é outro nome que se dá a uma pessoa. Sabe aquele amiguinho chamado de Gustavo que chamamos carinhosamente de GUGU ou aquela menina chamada Maria Eduarda que chamamos carinhosamente de DUDA, então, tudo isso é uma alcunha, apelido, titularidade, cognominação. Portanto, a única opção que não tem a ver com "alcunha" é "investidura" na assertiva "C".

    Investidura que significa tomar algo, tomar posse, ter um benefício.

    Gabarito do monitor: C

  • GAB-C

    , nick, , titulatura, , velacho, , prosônimo, alcunho, agnome, adnome, cognominação, cognomento, .

    denominação ou qualificativo, por vezes depreciativo, que se usa em lugar do nome próprio de alguém, ou em acréscimo deste, ou em lugar do nome designativo de um grupo de pessoas, um povo etc.

    CUIDADO COM SUAS AMIZADES, ALGUNS TEM O PODER DE TE LEVAR MAIS LONGE. OUTROS DE TE AFUNDAR E ATÉ PEGAR SUA AMIGA. VÁ ESTUDAR!!!

  • lembra do Sirkeira Junior chamando o cara do CPF cancelado